segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primeiro dia de apresentações é marcado por emoção, alegria e teatro cheio

O teatro Juarez Machado ficou lotado

Eles não conseguem ficar parados, olham a tudo e a todos, sorriem, pedem para ir ao banheiro, arrumam suas fantasias, ganham olhares severos dos professores e pais. Mas não adianta: para as crianças, não é uma competição e sim uma brincadeira. E dessa maneira, como brincadeira, o 7º Concurso Teatral Água para Sempre teve início nesta segunda (23), às 14 horas, no Teatro Juarez Machado. O primeiro dia de apresentações, que lotou o teatro com 425 pessoas, foi marcado por emoção e muita criatividade. As primeiras apresentações foram dos Centros de Educação Infantis (CEIs) Beija-flor, Alegria de Viver, Amandos Finder, Zé Carioca e Cachinhos de Ouro.

A professora Beatriz Queiroz, do CEI Amandos Finder,
conta que, para os alunos, o concurso é uma brincadeira
“As crianças é que fazem o espetáculo acontecer, nós [professores] somos apenas intermediários”, disse Beatriz dos Santos Reis Queiroz, professora do primeiro período (quatro a cinco anos) do CEI Amandos Finder. Foram dois meses de ensaio para a peça apresentada por 29 alunos. “Para eles é uma brincadeira, é lúdico”, relata, com brilho no olhar, sendo às vezes interrompida por um dos pequenos que a rodeiam – todos estão inquietos nas poltronas do teatro.


Clécia foi ao teatro prestigiar a atuação da filha Giovanna
(à direita) com a pequena Gabriela, de três meses
Clécia dos Santos Della Justino estava na plateia com a pequena Gabriela, de três meses, no colo – mãe e irmã esperando para assistir Giovanna Coelho Brandt, de quatro anos, aluna do CEI Amandos Finder. “Depois que ela começou a ensaiar para o concurso, ela não deixa a gente ficar com a torneira aberta enquanto está ensaboando a louça, e sempre lembra que a gente não deve jogar gordura na pia”, conta Clécia, rindo.






Isabele e Maria Eduarda, ambas do CEI Beija-Flor,
aprenderam a economizar água
“Tchau, sujeira, adeus, cheirinho de suor...”. Isabele Camargo da Silva, de seis anos, vestida de bailarina, afirmou que tomar banho cantarolando esta música foi a parte que mais gostou da peça. Maria Eduarda Saidel Asquel, de cinco anos, sua amiga, tinha até a música gravada no seu radinho. Ambas são alunas do CEI Beija-Flor e contam que aprenderam muito sobre preservação da água. “A gente aprendeu a não desperdiçar água, não se ensaboar com o chuveiro ligado”, descrevem com propriedade.



O evento também teve a presença do presidente da Companhia Águas de Joinville, Nelson Possamai, e do secretário de educação Roque Mattei. “O concurso envolve cerca de 22 mil crianças em nossas escolas municipais, e abrange também seus pais, num efeito multiplicador importante”, contabiliza Mattei. “Por acreditar que a educação não se restringe apenas aos bancos escolares, devendo, sim, haver unidade entre a escola e a vida, apostamos tanto no Teatro Água para Sempre”, afirmou Possamai. Além dos alunos dos CEIs que se apresentaram nesta tarde, estavam presentes estudantes de três escolas municipais convidadas: João Costa, Francisco Rieper e Luiz Gomes.

Período de eliminatórias
A cerimônia de abertura marcou o início das eliminatórias: de 23 a 26/9, as 31 peças teatrais que estão na disputa serão apresentadas no palco do Teatro Juarez Machado. Os trabalhos, sob o tema “Água no País da Copa”, foram desenvolvidos por alunos de CEIs e escolas municipais, com orientação de seus coordenadores. O resultado será divulgado até dia 3 de outubro no site do concurso (www.concursoteatral.com.br).

Os grupos participantes terão de passar pelo crivo da comissão julgadora formada por três integrantes: Helena Dausacker da Cunha, representante da Águas de Joinville; Marcela Cruz Soares da Silva, representante da Fundema, e Elizabeth Fischer Telles de Proença, da Secretaria Municipal de Educação.

Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados com um computador, uma TV 40” LED e um aparelho de ar condicionado. O Concurso Teatral Água para Sempre, o maior em sua categoria, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Nenhum comentário: