segunda-feira, 28 de março de 2011

No mês do aniversário de 160 anos: Joinville ganha um megapresente

Águas de Joinville e Prefeitura entregaram à comunidade o megarreservatório da Rua Tupy
 
Prefeito Carlito e Atanásio inauguram o Reservatório da Rua Tupy (R10)
 Joinville, 28/Mar/2011 - Foto: Mauro Artur Schlieck / SECOM
R10: Mais 6 milhões de litros de água tratada 
Joinville, 28/Mar/2011 - Foto: Mauro Artur Schlieck / SECOM
 A cidade amanheceu com mais 6 milhões de litros em reservação de água. Nesta segunda-feira (28), às 10 horas, Companhia Águas de Joinville e Prefeitura de Joinville entregaram o megarreservatório R10. Localizado na Rua Tupy, o reservatório resolverá problemas de abastecimento na Zona Oeste, além de liberar os reservatórios da Zona Sul para atender apenas aquela região. Autoridades, funcionários da Águas de Joinville e da Prefeitura e moradores da região estiveram presentes na solenidade.

O morador Acácio Freudenborg foi um dos primeiros a chegar ao local. Assim como outros 40 mil moradores da região do Nova Brasília, São Marcos, Floresta, Santa Catarina e regiões próximas, o joinvilense estava ansioso com a conclusão da obra. Seu Acácio é morador de uma região alta do Nova Brasília e conviveu por anos com  escassez da água durante o dia e que só chegava durante a madrugada. Os 6 milhões de litros de água do R10 serão fundamentais para o equilíbrio do sistema da Zona Oeste e Sul. Graças a ele, muitas regiões altas poderão ser abastecidas durante todo o dia.

Durante o evento, o Presidente da Companhia, Atanásio Pereira Filho falou, em tom de despedida, do seu orgulho em participar de uma construção tão grandiosa e importante como o R10. Atanásio relembrou o discurso do ex-presidente Henrique Chiste Neto que, ao entregar o comando da Companhia ao seu sucessor, comparou o momento e o sentimento como o de um pai que entrega sua filha ao noivo no altar. Após, casar e conquistar a casa própria (aquisição do imóvel próprio localizado na Rua XV de Novembro inaugurado em fevereiro de 2010), era hora da família crescer: o megarreservatório da Rua Tupy é apenas a primeira grande obra que a Companhia traz a Joinville, ressalta Atanásio que ainda cita as diversas frentes de trabalho de implantação de esgoto em execução na cidade e os projetos em andamento como o da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), o da substituição da adutora do Piraí e a duplicação da capacidade de produção de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. "Essa prole será grande", conclui.

O Prefeito Carlito Merss
o prefeito destacou a escolha da atual administração pela execução de obras de grande importância da cidade, mas sem a ostentação de marcos ou ícones. "Estamos fazendo o que tem de ser feito e não só obras de aparência", disse Carlito. Ele lembrou que em breve será inaugurado mais um grande reservatório, com capacidade de oito milhões de litros de água, no Parque Morro do Finder, bairro Bom Retiro.

No final, Carlito Merss, Atanásio e o Presidente do Conselho Administrativo da Companhia, Eduardo Dalbosco, descerraram a placa de inauguração do reservatório.


Para construção do R10, foram investidos cerca de R$ 8 milhões. A obra inclui a construção do reservatório; a urbanização total do acesso, além da implantação da subadutora de alimentação (que levará água da estação de tratamento do Piraí até o reservatório R10) e da rede de macrodistribuição e faz parte do pacote de R$ 220 milhões em investimentos na melhoria do sistema de água e ampliação da rede de esgoto em Joinville, o maior na história da cidade.


Principais obras e ações da
Prefeitura e Águas de Joinville
  • Entrega do Megarreservatório da rua Tupy com capacidade para 6 milhões de litros.
  • Em construção o Megarreservatório do Parque do Morro do Finder com capacidade para 8 milhões de litros
  •  Implantação da Rede de Esgoto no bairro Vila Nova (94 km de rede)
  •  Implantação da Rede de Esgoto no bairro Saguaçu (28 km de rede)
  • Implantação da Rede de Esgoto e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Espinheiros (28 Km de rede)
  • Implantação da Rede de Esgoto e Estação de Tratamento Modularizada na localidade do Morro do Amaral (3 km de rede)
  • Nova adutora do Piraí - para substituir a antiga que foi construída na década de 50 

Nenhum comentário: