quarta-feira, 16 de março de 2011

PROJETO “ÁGUA E ÓLEO NÃO SE MISTURAM” INICIA NA SEMANA DA ÁGUA

Ao incentivar a reciclagem, Águas de Joinville pretende diminuir transtornos causados por óleo solidificado na rede coletora de esgoto


Óleo de cozinha é reciclável

A simples ação de jogar óleo de cozinha no ralo da pia causa danos à natureza comparados aos maiores desastres naturais provocados pelo ser humano. Quando o óleo não tem destinação correta pode provocar a destruição do solo, degradação de rios e poluição do meio ambiente e, quando essa substância passa pela rede de coleta de esgoto, a gordura se solidifica e provoca entupimentos, vazamentos e mau cheiro.

O óleo é um dos principais vilões para o perfeito funcionamento do sistema de coleta de esgoto. O excesso dessa substância nos encanamentos exige que sejam feitas manutenções constantes. Em média, 40% das reclamações de mau funcionamento da rede estão ligadas ao alto nível de gordura solidificada nas tubulações. E para a execução desses consertos, ruas têm que ser obstruídas, causando lentidão no trânsito, além do alto custo operacional.

Água e óleo não se misturam, fato que ocorre pelas suas diferentes características. Quando ambas percorrem as tubulações, a gordura, reagindo com outras substâncias, se solidifica e não se dissolve na água, provocando entupimentos. Pensando nisso, o Núcleo de Planejamento e Gestão Ambiental da Companhia Águas de Joinville lançou o projeto “Água e Óleo não se Misturam”, para conscientizar a população dos malefícios que a gordura causa nas tubulações e no meio ambiente.

O trabalho já vinha sendo feito dentro do programa “Bom uso da Rede de Esgoto”, que conscientiza sobre os danos causados por diversos materiais jogados no sistema coletor de esgoto, como restos de comida, fraldas, absorventes, preservativos, cigarros, cotonetes e papeis higiênicos. Mas, percebeu-se a necessidade de um foco especial para questões que envolvessem o óleo de cozinha. “Em um estudo feito junto à Gerência de Operação e Manutenção, percebemos que danos provocados por gordura são mais freqüentes”, explica a engenheira ambiental da Águas de Joinville Daniela Finder Vilela de Farias.

Além do trabalho de conscientização, a Companhia Águas de Joinville espalhará pela cidade 100 pontos de coleta que terão bombonas específicos para recolher recipientes com óleo. Para facilitar a coleta domiciliar, serão distribuídos 50 mil funis para a população e, a partir do dia 21 de março, o serviço de coleta seletiva realizado pela empresa Engepasa Ambiental também recolherá o óleo de cozinha. Para isso, basta que a gordura seja colocada em uma garrafa pet, bem fechada, e deixada ao lado dos outros sacos de lixo. O óleo recolhido será destinado para uma empresa recicladora que o transformará em sabão e biodiesel.



Uma mistura que não dá certo

Água e óleo não se dissolvem, mas formam uma mistura heterogênea. Isso significa que quando estão juntos compartilham um mesmo sistema, logo formam uma mistura cujos componentes podem ser percebidos.


SERVIÇO:
O quê: Estande da Companhia Águas de Joinville onde todos poderão conhecer nossos projetos ambientais.
Onde: Praça de eventos do Shopping Müeller
Quando: de 21 a 25 de março das 10 às 22 horas.


Nenhum comentário: