domingo, 27 de março de 2011

ÁGUAS DE JOINVILLE COMEMORA OS 160 ANOS DA CIDADE COM A ENTREGA DO R10

ÁGUAS DE JOINVILLE E PREFEITURA ENTREGAM MEGARRESERVATÓRIO DA ZONA OESTE


Companhia Águas de Joinville e Prefeitura resgatam uma dívida antiga com a comunidade da zona oeste com a entrega do megarreservatório da Rua Tupy (R10), nesta segunda-feira (28/03). Localizado na Rua Tupy, bairro Nova Brasília, o reservatório tem capacidade para 6 milhões de litros de água tratada e será fundamental para equilibrar o abastecimento nos bairros Nova Brasília, São Marcos, Floresta e Santa Catarina, beneficiando cerca de 40 mil pessoas, além de liberar os reservatórios da Zona Sul para atender exclusivamente os bairros daquela região.

O reservatório foi construído com a avançada tecnologia que utiliza chapas de aço vitrificado em substituição ao concreto. Esse método permite maior racionalização de materiais durante a construção, além de aumentar a velocidade de execução do serviço. De acordo com o engenheiro civil da diretoria de expansão e novos negócios da Companhia, Gilberto Tortato, o mesmo processo foi usado na construção do R5, Vila Nova. “O custo para manutenção é menor e a vida útil desse tipo de material é superior àquela utilizada na construção das antigas caixas de concreto”, ressalta o engenheiro.
R10: Etapas de construção

Junto com o reservatório R5, inaugurado em 2009, a obra marca a retomada nos investimentos em reservação de água tratada, o que não acontecia desde 1993, ano da construção do reservatório R11, localizado no bairro Profipo.

Ao custo de R$ 8 milhões, a obra inclui a construção do reservatório; a urbanização total do acesso, além da implantação da subadutora de alimentação (que levará água da estação de tratamento do Piraí até o reservatório R10) e da rede de macrodistribuição e faz parte do pacote de R$ 220 milhões em investimentos na melhoria do sistema de água e ampliação da rede de esgoto em Joinville.

Nenhum comentário: