sexta-feira, 11 de março de 2011

A Estação de Tratamento de Água do Piraí que abastece 30% da cidade está parada desde as 22 horas de ontem (10)

A Companhia Águas de Joinville foi obrigada a paralisar a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, devido a falta de energia durante a noite e madrugada e o entupimento da área de captação de água. Com isso, cerca de 30% da cidade, que compreende os bairros Vila Nova, Glória, São Marcos, Atiradores, Nova Brasília, Anita Garibaldi e parte do Floresta, já está com o abastecimento comprometido.

A estação de tratamento de água (ETA) do Piraí ficou parada por falta de energia desde as 22 horas do dia 10. Além disso, o nível do rio aumentou e a força da água trouxe sedimentos da parte de cima do leito que entupiram a área de captação de água.

Os acessos a toda localidade estão comprometidos e os funcionários que trabalham desde as 17 horas de ontem na estação ficaram ilhados, a comunicação com os mesmos só foi restabelecida no meio da manhã de sexta (11/03) no momento em que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido. Além disso, pelo menos um dos pilares que sustentam a adutora em uma das travessias sobre o Rio Piraí foi levado pela correnteza.

Os técnicos estão empenhados para restabelecer o sistema Piraí e empreendendo manobras para abastecer a região afetada com água do sistema Cubatão até que a situação seja normalizada.
A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água).


4 comentários:

Laurides Dozol disse...

Com a entrada em funcionamento do novo grande reservatório imaginei que juntamente com o mesmo tivessem sido criadas "rotas" alternativas para fazer chegar água a áreas que tivessem seu abastecimento primário comprometido. Mas ao que parece ficaremos sem água até que a ETA do Piraí volte a funcionar...
Fica a dica para a tomada de ações que deixem o sistema mais versátil.

Laurides de Oliveira
laurides@gmail.com

Unknown disse...

Até quando vamos ter que lidar com este problema?? a cada chuva forte ou aumento do nível do rio a conversa se repete. Será que a população vai ter voltar a era antiga e cavar seu próprio poço de água para que a mesma não falte?? É lastimável e digna de vergonha a falta de estrutura e competência da maior cidade do estado.

Karla Bae disse...

Acredito que a infraestrutura de captação de água no Piraí não atende a necessidade do local. Não há um só mês que ficamos sem água em nossas residências por conta da chuva. Ora, a Empresa fornecedora, deve entender que chuvas sempre ocorrem, principalmente no verão com as famosas pancadas de chuva.
Não é aceitável que sempre em algum ponto ocorre entupimento, quebra de tubulações! Com tanto consumidor pagando por este serviço, será que não pode ser melhorado a prevenção e manutenção desta adutora?
Ou será que posso contratar a concorrente da Águas de Joinville?

Unknown disse...

Moro no Bairro Vila Nova a mais de 11 anos, nunca ficamos tanto tempo com falta de água em nossas torneiras !!!