segunda-feira, 1 de julho de 2013

Projeto “Célula de Excelência” visa combater desperdício de água

Com o objetivo de reduzir as perdas de água e combater o desperdício, a Companhia Águas de Joinville desenvolveu um projeto-piloto chamado “Célula de excelência” – um espaço delimitado na cidade onde será utilizada toda a infraestrutura e capacidade técnica que a Companhia dispõe atualmente para combater as perdas.

O bairro Espinheiros foi escolhido para essa experiência por ser uma região isolada: há uma válvula na entrada do bairro que permite a medição da água que entra, com que pressão e com qual vazão. Uma espécie de força-tarefa, composta por técnicos da Companhia, vai detectar vazamentos ocultos do bairro, fazer vistorias detalhadas em busca de ligações irregulares, e fará a instalação de hidrômetros adequados para cada tipo de imóvel.

Em consequência desse trabalho, a expectativa é de que, com a redução das ligações irregulares, a pressão da água aumente. Consequentemente, os vazamentos ocultos serão encontrados com mais facilidade. Outro resultado esperado é que as pessoas que regularizam as ligações de água reduzam o consumo e o desperdício, o que na maioria das vezes acontece.

“Seria impossível implantar a ‘Célula de excelência’ na cidade inteira, em razão da grande quantidade de recursos para investir, falta de profissionais e impedimentos técnicos”, explica Cesar Rehnolt Meyer, gerente de operação e manutenção da Companhia. “O objetivo dessa ação no Espinheiros é ter um parâmetro para sabermos até onde podemos chegar, estabelecer uma referência para outras regiões de Joinville”, explica.

Uma das experiências bem sucedidas nesse sentido é o caso do Morro do Amaral. Durante o mês de abril, a Companhia esteve no local para um trabalho de regularização das ligações de água. Terminada a operação, as reclamações dos moradores com relação à falta de água diminuíram significativamente. “As perdas de água no Morro do Amaral reduziram 65%”, afirma Cesar.

Nenhum comentário: