terça-feira, 16 de julho de 2013

Representantes do bairro Espinheiros visitam estação

Técnicos da Companhia convidaram a população para conhecer melhor o sistema

O diretor operacional da Companhia Márcio Ravadelli (à esquerda) explica ao
vereador Dorval Pretti (à direita) o funcionamento da ETE Espinheiros

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Espinheiros já opera de maneira eficiente. Na tarde desta segunda-feira (15/7), representantes do bairro visitaram a unidade. A reunião serviu para mostrar todo o processo de tratamento de esgoto sem emissão de cheiro.

Nesta quarta-feira (17), a Companhia Águas de Joinville retoma a cobrança pelo serviço, que foi suspensa nos últimos 90 dias. Neste tempo, a ETE passou por ajustes. “Realizamos uma série de melhorias e o esgoto está sendo tratado de forma eficiente”, disse o gerente de obras da Companhia, Michel Bitencourt.
Em Joinville, a tarifa de coleta e tratamento do esgoto custa 80% do valor da fatura de água.

Bitencourt lembrou que a Companhia conta com a conscientização da população para que ligações sejam feitas de maneira correta. “A ligação de água da chuva na rede de esgoto ainda provoca problemas no tratamento do esgoto, o que pode causar extravasamentos e mau cheiro em alguns momentos”, explicou.
O vereador Dorval Pretti também participou do encontro. “Ouvi explicações técnicas e, agora, vamos levá-las à comunidade. Os moradores devem fazer sua parte, conectando-se corretamente à rede de esgoto”, falou.

Com investimento total de aproximadamente R$ 10 milhões e capacidade para atender mais de 10 mil pessoas, a Estação de Tratamento de Esgoto do Espinheiros foi inaugurada dia 20 de novembro de 2012. Ela foi planejada para não emitir mau cheiro durante o funcionamento. Agora, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) vai fiscalizar as residências para garantir que todos estejam corretamente conectados ao sistema.

Nenhum comentário: