sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nova adutora do Piraí: remoção de rocha concluída


A Companhia Águas de Joinville concluiu a retirada da rocha encontrada durante a instalação da nova adutora do Piraí, na Rua XV de Novembro (bairro Vila Nova). A remoção da laje de pedra de 80 metros de comprimento, que teve início em maio (foto), foi feita sem uso de explosivos.

“Agora resta assentar a tubulação na vala que foi aberta”, afirma Helena Dausacker, engenheira sanitarista da Águas de Joinville responsável pela obra. O próximo passo é a travessia sobre os rios Águas Vermelhas e Motucas. A Companhia aguardava a construção de duas pontes para poder atravessar os rios com a adutora. No entanto, para agilizar a conclusão da obra, a Águas de Joinville vai construir a interligação de forma independente das pontes. A obra foi licitada e a empresa vencedora já foi contratada. “A previsão é de que a obra tenha início semana que vem”, conta.

Para a finalização da implantação da adutora, há duas interligações na Rua XV de Novembro a uma rede já existente, além da travessia da Rodovia do Arroz. A previsão é que a nova adutora esteja concluída até setembro de 2013. “Esperamos que os joinvilenses tenham uma melhor distribuição de água já no próximo verão”, completa Helena.

Nova adutora do Piraí
Orçada em mais de R$ 17 milhões, a nova adutora vai substituir a antiga tubulação, construída em 1952, mas ainda em uso na travessia do bairro Vila Nova. Com maior capacidade de vazão, a nova adutora deve melhorar a eficiência na distribuição de água na região Oeste, com reflexos positivos também na região Sul da cidade.

O trajeto do duto segue pela Estrada dos Morros, Estrada Comprida e pelo futuro binário do Vila Nova até chegar à BR-101. O trecho da adutora entre a ETA Piraí e o Reservatório do Vila Nova está concluído desde setembro de 2011; além disso, 98% da tubulação da nova adutora, no trecho do binário, já foi assentada.

Nenhum comentário: