Cerca de 35% das casas fiscalizadas possuem ligações irregulares |
Conectar a tubulação da água da chuva à rede de esgoto causa problemas como extravasamentos, refluxo nas residências (volta da água do esgoto às casas) e, além disso, pode sobrecarregar a estação de tratamento de esgoto do bairro, a ETE Espinheiros, com transbordamentos em dias de chuva forte. Nas casas, a água da chuva deve sempre seguir para a tubulação de drenagem.
“Através da telemetria, observamos no local uma grande quantidade de água de chuva na rede coletora”, diz o gerente de obras Michel Bitencourt. “O que a gente verificou são suspeitas. A Fundema agora vai fiscalizar se as suspeitas são mesmo procedentes”, explica. O órgão ambiental pode notificar e multar proprietários de imóveis que apresentam ligações de esgoto irregulares.
Por isso, em dias de chuva intensa, ocorrem transbordamentos na ETE Espinheiros, o que compromete o tratamento adequado do esgoto. Apesar deste problema, a estação tem atendido os parâmetros técnicos definidos, fazendo o tratamento correto do efluente, sem emissão de cheiro.
Os vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Buracos fizeram uma visita à estação nesta quinta (25). Os parlamentares Rodrigo Fachini, Maurício Peixer e Manoel Bento estiveram presentes, puderam conhecer as instalações da estação e comprovaram a ausência de odor no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário