quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mutirão de fiscalização identifica ligações irregulares de esgoto

Cerca de 35% das casas fiscalizadas
possuem ligações irregulares
Divididos em sete equipes, 28 fiscais da Companhia Águas de Joinville realizaram um mutirão em parte do bairro Espinheiros nesta semana, com objetivo de verificar a quantidade de ligações de esgoto irregulares. Dos cerca de 600 imóveis inspecionados, 215 (aproximadamente 35%) possuíam calhas e tubulações de escoamento pluvial ligadas diretamente à rede de esgoto.

Conectar a tubulação da água da chuva à rede de esgoto causa problemas como extravasamentos, refluxo nas residências (volta da água do esgoto às casas) e, além disso, pode sobrecarregar a estação de tratamento de esgoto do bairro, a ETE Espinheiros, com transbordamentos em dias de chuva forte. Nas casas, a água da chuva deve sempre seguir para a tubulação de drenagem.

“Através da telemetria, observamos no local uma grande quantidade de água de chuva na rede coletora”, diz o gerente de obras Michel Bitencourt. “O que a gente verificou são suspeitas. A Fundema agora vai fiscalizar se as suspeitas são mesmo procedentes”, explica. O órgão ambiental pode notificar e multar proprietários de imóveis que apresentam ligações de esgoto irregulares.

Por isso, em dias de chuva intensa, ocorrem transbordamentos na ETE Espinheiros, o que compromete o tratamento adequado do esgoto. Apesar deste problema, a estação tem atendido os parâmetros técnicos definidos, fazendo o tratamento correto do efluente, sem emissão de cheiro.

Os vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Buracos fizeram uma visita à estação nesta quinta (25). Os parlamentares Rodrigo Fachini, Maurício Peixer e Manoel Bento estiveram presentes, puderam conhecer as instalações da estação e comprovaram a ausência de odor no local.

Nenhum comentário: