quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estação meteorológica na ETA Cubatão ajuda no estudo sobre as chuvas em Joinville

As medições, que são repassadas periodicamente à Epagri/Ciram e à Defesa Civil, auxiliam na análise de precipitações que ocorrem de tempos em tempos



Localização da estação meteorológica na ETA Cubatão (clique na foto para ampliar)

Gerar dados para o estudo dos fenômenos pluviométricos da cidade: essa é a função da estação meteorológica localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, em Pirabeiraba. As medições, feitas por operadores da ETA duas vezes ao dia, são enviadas regularmente para o banco de dados da Epagri/Ciram e Defesa Civil. Essas informações fazem parte de um estudo de disponibilidade hídrica, que tem por objetivo determinar a quantidade de água que pode ser retirada do manancial.

As informações também são utilizadas para análise da periodicidade de grandes precipitações. “Quanto maior essa série de dados, maior a precisão em determinar tais recorrências”, afirma Helena Dausacker da Cunha, engenheira sanitarista e ambiental da Águas de Joinville. Pode-se também verificar a qualidade da água bruta, que modifica se a quantidade de chuvas for muito grande, além de unir os registros pluviométricos aos dados dos picos de maré, para uma rápida tomada de decisão em caso de enchentes.

A Companhia Águas de Joinville faz parte do recém-criado Núcleo de Hidrometria da Defesa Civil, cuja rede de monitoramento registra dados de 10 estações meteorológicas ao todo. Os parâmetros analisados são os de velocidade e direção dos ventos, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e precipitação – dados importantes para o trabalho de preparação para catástrofes climáticas, como fortes tempestades e estiagens. De acordo com Milton Farikoski, gerente da Unidade de Proteção Civil de Joinville, “em breve essas informações estarão disponíveis, para toda a comunidade, no site da Prefeitura de Joinville e também da Secretaria de Proteção Civil do Município”, revela.


Nenhum comentário: