quarta-feira, 8 de maio de 2013

Companhia faz obra para amenizar falta de água na zona Sul

A Companhia Águas de Joinville dá mais um importante passo para melhorar o abastecimento da região Sul da cidade. Nesta quinta-feira (9/5), a Companhia vai realizar uma interligação na rede de água na rua Copacabana, no bairro Floresta. A intervenção acontece das 7h30 às 17 horas.

A obra de melhoria vai interromper temporariamente o abastecimento nos bairros Floresta, Santa Catarina, Petrópolis e Itaum. A previsão é de que o sistema seja restabelecido no período da noite. Também será necessário interditar parcialmente o trânsito na rua Copacabana, bairro Floresta, durante a execução da obra.

A obra faz parte do novo sistema de distribuição de água para a zona Sul da cidade, que estará completo quando a adutora do Piraí estiver concluída. A expectativa é que tudo esteja pronto até novembro. O investimento no trecho da rua Copacabana é de R$ 19 mil. O valor total da obra (implantação da linha tronco e motobomba) é de aproximadamente R$ 2 milhões.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos e pede o uso racional da água, evitando gastos desnecessários. A Companhia também reforça a importância da caixa d’água em cada residência. Numa casa com cinco pessoas, por exemplo, o ideal é que o reservatório tenha capacidade para 1000 litros (200 litros por morador).

Adutora do Piraí
A Companhia Águas de Joinville está executando uma série de obras para melhoria na área de abastecimento de água. Entre elas está a implantação de sistemas de adutoras e subadutoras, como a do Piraí, no bairro Vila Nova.

A adutora do Piraí beneficiará diretamente os bairros da zona Sul que, hoje, são abastecidos quase totalmente pela ETA Cubatão. A água captada na ETA Cubatão atravessa toda a cidade: vem de Pirabeiraba, na região Norte, e é distribuída para 70% de Joinville.

Por isso, quando há excesso no consumo de água em bairros centrais, pode ocorrer desabastecimento nos locais chamados “finais de rede”, em determinados horários. Com a instalação da adutora do Piraí, essa dependência deve acabar. Os bairros Floresta, Santa Catarina, Itinga, Paranaguamirim e Parque Guarani serão beneficiados, pois aumentará o volume disponível de água tratada para essas regiões.

Nenhum comentário: