sexta-feira, 17 de maio de 2013

Águas de Joinville apresenta três projetos em evento nacional

Um dos projetos que a Companhia vai apresentar na Assembleia da Assemae é a experiência
com o filtro de ligação predial, dispositivo que retém resíduos como embalagens plásticas, fraldas e tecido

A Companhia Águas de Joinville participa, na próxima segunda-feira (20), da 43º Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento). No evento, que acontece na cidade de Vitória (ES), serão apresentados três projetos da Companhia.

Um deles é do filtro criado pela Companhia, em parceria com uma empresa especializada em materiais de PVC, que identifica problemas de obstrução na rede de esgoto. Colocado entre a rede do cliente e da Companhia, o equipamento retém grandes e médios objetos e permite o escoamento da água. Os filtros são instalados com base na quantidade de ordens de serviço referentes a obstruções na rede coletora. A partir da identificação da origem do problema, a Companhia, por meio do setor de educação socioambiental, orienta os moradores com relação ao uso adequado da rede. “A rede de esgoto da cidade está em ampliação e nós precisamos conscientizar as pessoas, caso contrário nossos problemas serão muito grandes”, afirma Simone Malutta, engenheira sanitarista que apresentará o trabalho no evento.

Pensando no crescimento da cidade e nas estruturas de abastecimento de água, a Companhia desenvolveu um trabalho de levantamento dos grandes empreendimentos que, desde 2005, foram construídos em Joinville. A partir dos documentos de viabilidade técnica que chegam até a Companhia, o setor de abastecimento de água, por meio do processo de georeferenciamento, organizou em um mapa as localidades em que esses empreendimentos estão ou serão instalados. O objetivo é verificar se há necessidade da instalação de redes de reforço nessas regiões. O trabalho, que passou a integrar o Plano Diretor de Águas da Companhia, também será apresentado na Assembleia. “O projeto ajuda a pensar a cidade para o futuro, visando abastecer de forma adequada toda a população. Os dados levantados servem de subsídio para calcularmos as redes de reforço que serão executadas nas redes de melhoria”, explica Bruno Borges Gentil, coordenador do setor de abastecimento de água.

Outro projeto que será apresentado é um estudo de caso sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Profipo. Desde que assumiu o serviço de saneamento básico da cidade, a Companhia vem fazendo uma série de melhorias no local, como o aumento da eficiência, monitoramento e análise dos processos e reformas nas estruturas físicas. “Avançamos muito na questão da qualidade do efluente tratado e estabilidade do processo”, afirma Cláudia Rocha, bióloga do setor de projetos. “O envolvimento e capacitação da equipe, planejamento e controle dos processos através de indicadores foram fundamentais para as mudanças acontecerem”, conclui.

Assemae
A Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que surgiu em 1984 e hoje tem sede em Brasília. A entidade reúne, entre seus associados, prefeituras e serviços autônomos de água e esgoto.

Um dos objetivos da associação é incentivar a interação e a difusão de novos conhecimentos entre serviços públicos de saneamento municipais. Para isso promove a Assembleia Nacional da Assemae, que nesta 43ª edição será realizada de 19 a 24 de maio, em Vitória (ES).

Reconhecida como um dos grandes eventos de saneamento básico, a Assembleia é um espaço em que são apresentadas iniciativas e experiências que contribuem para melhorar os índices de saneamento do país. Reúne gestores públicos, técnicos, profissionais, prestadores de serviços, estudantes e pesquisadores em painéis, mesas-redondas e palestras.

Nenhum comentário: