domingo, 2 de setembro de 2012

Formatura em educação ambiental

  
Estudantes elaboraram matérias e tiraram fotos para o
jornal Repórter Ambiental para isso, fizeram cursos e capacitações em meio ambiente e jornalismo

Vinte e cinco jovens, entre 14 e 17 anos, estudantes das escolas da rede estadual Prof. João Rocha e Olavo Bilac, receberam o primeiro diploma de suas vidas na última sexta-feira (24). O certificado foi entregue a cada um deles pela participação no projeto Repórter Ambiental, criado pelo Instituto Conservação Marinha do Brasil (Comar) e que foi contemplado pelo edital de patrocínio da Águas de Joinville no 1º semestre/2012.

Com a supervisão de um jornalista responsável, os alunos decidiram as pautas, entrevistaram, escreveram e fizeram as fotos para o Repórter Ambiental, jornal impresso voltado à temática do meio ambiente. Douglas Macali Souza, biólogo e coordenador do projeto, afirma que o objetivo é “tentar transformar a consciência dos adolescentes, para que eles repassem isso para outras pessoas”.  Eles repassaram conhecimento para as pessoas próximas, pais, amigos e vizinhos, e também para os leitores dos 5 mil exemplares do jornal Repórter Ambiental distribuídos para todo o norte de Santa Catarina.

Além da mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, o projeto pode ter determinado a carreira de alguns futuros acadêmicos de comunicação. “Depois deste trabalho o Felipe descobriu que quer ser jornalista”, conta Janara Souza, mãe de Felipe Alberton de Oliveira, de 15 anos, da EEB Prof. João Rocha. O próprio estudante revela que o projeto terá repercussão em sua vida que vai ultrapassar o dia desta formatura. “Aprendi muitas coisas novas, que posso passar para meus filhos no futuro”, disse o jovem Felipe.


Estudantes da EEB Olavo Bilac

Estudantes da EEB Prof. João Rocha



Os alunos participaram de 9 oficinas sobre meio ambiente (saneamento básico, rios de Joinville, Mata Atlântica, manguezais, entre outros) e 3 capacitações sobre jornalismo, para que se tornassem aptos a escrever matérias para o jornal. Eles também fizeram visitas a campo: aterro sanitário, nascente do Rio Cachoeira, Assecrejo (Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville) dos bairros Glória e Aventureiro, jornal A Notícia e Parque Municipal Caieira.

“Parabéns às escolas, aos estudantes. Agradeço pais e professores multiplicadores da consciência ambiental, inclusive no uso racional da água”, afirmou o presidente da Companhia Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza. Thiago Zschornack, responsável pela montagem do edital e presidente da comissão de análise da concessão de patrocínio, se diz satisfeito com o resultado que ajudou a concretizar. “Estou realizado, vi que todo o trabalho de bastidores valeu a pena. Foi mais um passo para cumprir a nossa missão, que inclui o compromisso socioambiental”, conta.




Alunos que participaram do projeto com Douglas Macali Souza (em pé, ao centro),
coordenador do Repórter Ambiental
 
Instituto Comar
O Instituto Comar – Conservação Marinha do Brasil é uma OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Público) criada em 2008 por biólogos preocupados em desenvolver projetos voltados à conscientização ambiental. Além do Repórter Ambiental, o Instituto Comar encabeça o projeto SOS Manguezais, o projeto Under the Sea, campanhas de limpeza nas praias, entre outros.


Os autores das 4 melhores reportagens receberam mochilas exclusivas do projeto. Foram eles:

Reportagem “Os problemas enfrentados pelos recicladores”, alunas Lara e Maíra, da EEB Prof João Rocha.
Reportagem “Puma é atropelado na Serra Dona Francisca”, aluna Camila, da EEB Olavo Bilac
Reportagem “Raio-X do aterro sanitário de Joinville”, alunas Karine e Letícia, da EEB Prof João Rocha.
Reportagem “Os riscos do efeito estufa”, aluna Amanda, da EEB Olavo Bilac.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://www.institutocomar.org.br/

Nenhum comentário: