quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"LE GRAND FINALE": ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS ESBANJAM TALENTO E SENSO AMBIENTAL

Tarde de gala reúne as melhores apresentações e projetos vencedores do 6º Concurso Teatral promovido pela Águas de Joinville

Crianças e professores de 10 escolas municipais de Joinville se preparam para subir mais uma vez ao palco e encerrar as atividades do Concurso Teatral Água para Sempre deste ano. As apresentações ocorrem no Teatro Juarez Machado, dia primeiro de setembro (01/09), a partir das 16 horas.
  
2º lugar da categoria A: CEI Jorge Luiz Vanderwegen
Pensado para ser mais uma ferramenta educativa que visa trabalhar entre crianças e educadores temas relacionados com o esgotamento sanitário e, assim, sensibilizar a população para a importância das obras do esgoto para melhoria da qualidade de vida, o concurso tem uma metodologia na qual se acompanha o desenvolvimento do projeto elaborado em cada escola por um portfólio virtual. Esse acompanhamento é realizado pelo Blog do concurso. As postagens são referentes às atividades desenvolvidas no decorrer do projeto e que compõem os referenciais teórico e vivenciado que alunos e professores utilizaram para compor as peças teatrais.

2º lugar da categoria B: Escola Municipal Eugênio Klug
Mas ao final, durante a etapa eliminatória e na grande tarde de gala, o que se vê é muito mais do que crianças brincando de encenar. As oficinas de teatro oferecidas pela Companhia para as escolas inscritas e o empenho da comunidade estudantil (pais, professores e alunos) foram fatores que contribuíram para o resultado de cada apresentação: a plateia boquiaberta. A quantidade de escolas inscritas, 44,  vem aumentando ano a ano e o Água para Sempre já se firma como maior concurso de teatro amador envolvendo escolas municipais do país. A qualidade das apresentações deste ano pegou de surpresa organização, jurados e profissionais do ramo teatral como o professor de teatro Robson Benta, da Fundação Cultural. “A qualidade das peças do concurso tem melhorado muito. E é uma ideia maravilhosa, que pode ser aprimorada, ter uma repercussão permanente”, afirma.

Para a Companhia, a proposta do concurso é estratégica, assim como o tema que muda a cada ano. Em 2012, “Esgotamento Sanitário transformando a cidade!” foi o tema abordado e seu objetivo é informar e formar cidadãos críticos e transformadores da sua realidade. Alberto Jorge Francisco, diretor de expansão e novos negócios da Águas de Joinville, acompanha o crescimento do concurso desde 2009. “Vejo como há mais envolvimento de estudantes, professores e comunidade. Há muito mais alunos querendo participar. Além disso, os temas abordados condizem com nosso dia-a-dia, falam sobre os desafios da implantação da rede de esgoto, e todo o benefício que ela traz”, finaliza. No total, foram mais de 800 crianças diretamente envolvidas no concurso. “Como cada  projeto é trabalhado em sala de aula e tem exposição nas escolas inscritas, o público sensibilizado pelo tema é muito maior”, conclui Wanessa Magalhães Brondani, pedagoga da Companhia Águas de Joinville.

1º lugar da categoria C: Escola Municipal Saul Santana
Nesta 6ª edição, além dos tradicionais prêmios oferecidos aos vencedores do concurso, dois eventos se destacam: a doação de três bolsas integrais do curso de formação em teatro para os atores mirins  que se destacaram durante as eliminatórias e o empate, inédito, de duas escolas em primeiro lugar na categoria B (do 1º ao 5º ano). Rhenan Almeida Camilo, da Escola Orestes Guimarães; Maria Júlia Leme Ferreira, da Escola Anita Garibaldi e Eduarda Navroscky, da Escola João Costa, foram os alunos-destaque que encantaram Daniele Pamplona, representante da Casa Teatral. As escolas que dividem o primeiro lugar na categoria B são a Escola Municipal Anita Garibaldi, do bairro Anita Garibaldi, e a Escola Municipal João Costa, localizada no bairro Jarivatuba. Todas as escolas vencedoras voltarão a se apresentar na tarde de gala.

O 6º Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com apoio da Fundação Cultural, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundema, Casa Teatral e patrocínio da Acácia Engenharia, Ambiental Saneamento e Concessões, da Tigre e da Caixa Econômica Federal.

O quê: Tarde de Gala do 6º Concurso Teatral Água Para Sempre
Onde: Teatro Juarez Machado – Avenida José Vieira, 315
Quando: 01/09 às 16 horas
Quanto: 1 kg de alimento não perecível (pode ser trocado nas escolas ou no dia do evento)


CAMPEÕES

Categoria A (0 a 5 anos)

Colocação           CEI                                                   Peça
1° Lugar      Jardim Sofia                            “Mundo Paralelo: processo de tratamento de esgoto em uma estação”
2° Lugar      Jorge Luiz Vanderwegen        “Que saudades da água limpa do sítio do seu Lobato"
3° Lugar      Branca de Neve                      “A beleza da natureza”


Categoria B (1º ao 5º ano)
Colocação           ESCOLA                                          Peça
1° Lugar            Anita Garibaldi            “A Água virou esgoto, e agora???”        
1° Lugar            João Costa                    “Para transformar todos devem participar – Faça a sua parte”
2° Lugar            Eugênio Klug                “Procurando o paraíso”
3° Lugar            Francisco Rieper         “As aflições de um rio”


Categoria C (6º ao 9º ano)
Colocação           ESCOLA                                           Peça
1° Lugar            Saul Sant’anna                           “Conscientiza AÇÃO!”
2° Lugar            Orestes Guimarães                   “Que Transtorno!”
3° Lugar            Ada Sant’anna                           “Um Romance Universal”

Premiação:
Para as escolas: datashow, notebook e câmera digital. Os coordenadores receberão uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categorias B e C).

Nenhum comentário: