quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Reunião da Águas de Joinville tem grande público no Costa e Silva

Evento reúne 90 pessoas, que ouviram atentamente sobre as obras
de esgotamento sanitário que terão início no bairro

A implantação da rede de esgoto nos bairros chama cada vez mais atenção da comunidade: noventa moradores do Costa e Silva compareceram ontem (11/09) à reunião convocada pela Águas de Joinville no Centro Comunitário do bairro. Na ocasião, uma equipe da Companhia deu explicações sobre as obras de implantação da rede de esgoto que, em breve, terão início no local.

Primeiro, os presentes assistiram a uma das peças vencedoras no último concurso Teatral Água para Sempre, organizado pela Companhia Águas de Joinville. Um elenco formado por 20 alunos da Escola Municipal Orestes Guimarães, do bairro Boehmerwald, prendeu a atenção do público com a peça “Que Transtorno!”, cujo personagem principal é o rabugento Manfred – um senhor sem consciência e bastante descontente com as obras de esgoto que, para ele, nunca foram necessárias. Quando ele puxa a descarga, os dejetos somem de sua vista, não importando para onde eles vão.

Peça "Que Transtorno!", encenada por alunos da Escola Municipal Orestes
Guimarães, mostra o personagem Manfred, que não gosta
das obras da rede de esgoto
O engenheiro Michel Bitencourt, coordenador de fiscalização de obras da Águas de Joinville, falou sobre as obras de esgoto que vão iniciar no bairro e fez uma analogia com a peça. “Manfred reclama das calçadas, dos buracos. Muitas pessoas são como ele e não gostam das obras mas, apesar de alguns inconvenientes inevitáveis, elas são importantes e necessárias”. Depois de falar sobre o plano de expansão da rede de esgoto, Michel mostrou fotos de obras, que são imagens semelhantes às que a comunidade está prestes a ver em frente às suas casas. Andrei Soares, secretário regional do Costa e Silva, também esteve presente e ressaltou a importância desse trabalho, principalmente por se tratar de um bairro em que está localizada a nascente do rio Cachoeira. Depois, a sessão foi aberta para perguntas dos moradores.

Alessandra Mendes, coordenadora de educação ambiental da Companhia, falou sobre o feedback que as pessoas deram depois da reunião. “Algumas pessoas vieram comentar comigo que as informações foram bem explicadas, que evidenciaram a importância das obras”, relata. Além desta reunião, agentes socioambientais da Águas de Joinville estão fazendo a abordagem casa a casa no bairro, explicando aos moradores sobre as obras que vão acontecer nas ruas onde residem, e também entregando folders explicativos. “É importante a participação da comunidade, que ela acompanhe as obras, e tenha consciência de sua importância para a cidade”, diz Alessandra.

Nenhum comentário: