segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Muita emoção na apresentação dos vencedores do 6º Concurso Teatral Água para Sempre

Dez escolas mostraram seu talento mais uma vez na Tarde de Gala, que aconteceu no sábado (01/09), e coroou o maior concurso teatral do país que envolve escolas municipais

Um público estimado em 700 pessoas lotou o teatro Juarez Machado (foto: Bruno Isidoro Pereira)

O espaço do teatro Juarez Machado ficou pequeno para comportar o público estimado em 700 pessoas que foi assistir à Tarde de Gala no último sábado (01/09): o auditório ficou lotado, e muitos tiveram que ficar em pé nas primeiras apresentações. Dez escolas e CEIs encheram o palco de emoção, com peças teatrais inspiradas no tema “Esgotamento sanitário: transformando a cidade”. O envolvimento dos estudantes foi total: os professores orientaram, mas as crianças definiram praticamente tudo, os textos, os figurinos, os papéis e os cenários.

Milhares de crianças se envolveram no concurso e, das 44 escolas que aceitaram o desafio de aliar a arte teatral com o tema do esgotamento sanitário, 10 saíram vencedoras. As escolas premiadas receberam datashows, notebooks e câmeras digitais; os coordenadores ganharam uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categorias B e C). Três alunos das categorias B e C ganharam uma bolsa integral do curso de formação em teatro da Casa Teatral: Rhenan Almeida Camilo (E. M. Orestes Guimarães), Maria Júlia Leme Ferreira (E. M. Anita Garibaldi) e Eduarda Navroscky (E. M. João Costa). Além destas premiações, todas as instituições participantes do concurso receberam um kit de brinquedos pedagógicos oferecido pela Companhia.

A cerimônia, que abriu com a apresentação de dança popular Maracatu (obra da coreógrafa Elisiane Wiggers), da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, contou com a presença do vice-prefeito de Joinville, Ingo Butzke, do diretor presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza; da secretária municipal da educação, Vanessa da Rosa; do presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira e do gerente regional – Superintendência Norte de Santa Catarina da Caixa Econômica Federal Celso José Strobell, que parabenizou a iniciativa de promover o concurso e incentivar as crianças a se familiarizar com o assunto.

O Joinville Esporte Clube entrava em campo para uma partida contra o ABC, em Joinville, pelo Campeonato Brasileiro, no mesmo horário da Tarde de Gala. Por isso, Silvestre Ferreira comentou, com humor, que “a presença de muitos pais aqui é bastante especial, pois deixaram de ir ao jogo do JEC hoje para prestigiar a apresentação de seus filhos”. O presidente da Companhia Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza contou o quanto é gratificante incentivar a consciência ambiental entre as crianças por meio da arte. “Estamos na 6ª edição, com um número grande de escolas participantes, o que traz esperança de um mundo ecologicamente mais consciente no futuro”.

Desde 2006, o Concurso Teatral Água para Sempre, maior concurso de artes cênicas do país aberto a escolas municipais, instiga a reflexão sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental. Esse ano houve a participação de 44 escolas e CEIs, um recorde de inscritos. O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com apoio da Fundação Cultural, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundema, Casa Teatral e patrocínio da Tigre e da Caixa Econômica e Governo Federal.


"Acorda Porcalhão!"  A peça Que Transtorno!, da Escola Municipal Orestes Guimarães, apresenta o rabugento Manfred, personagem cujo grande descontentamento são as obras de esgoto que, para ele, nunca foram necessárias quando ele puxa a descarga, os dejetos somem de sua vista, não importando para onde eles vão.  (foto: Bruno Isidoro Pereira)

CAMPEÕES

Categoria A (0 a 5 anos)

Colocação              CEI                                                      Peça
1° Lugar                Jardim Sofia                        "Mundo Paralelo: processo de tratamento de esgoto em uma estação"
2° Lugar                Jorge Luiz Vanderwegen       "Que saudades da água limpa do sítio do seu Lobato
3° Lugar                Branca de Neve                    "A beleza da natureza"


Categoria B (1º ao 5º ano)
Colocação              ESCOLA                                             Peça
1° Lugar                Anita Garibaldi                 “A Água virou esgoto, e agora???”        
1° Lugar                João Costa                      “Para transformar todos devem participar – Faça a sua parte”
2° Lugar                Eugênio Klug                   “Procurando o paraíso”
3° Lugar                Francisco Rieper              “As aflições de um rio”


Categoria C (6º ao 9º ano)
Colocação              ESCOLA                                             Peça
1° Lugar                Saul Sant’anna                        “Conscientiza AÇÃO!”
2° Lugar                Orestes Guimarães                  “Que Transtorno!”
3° Lugar                Ada Sant’anna                         “Um Romance Universal”

Nenhum comentário: