quinta-feira, 21 de março de 2013

Dentro da Mata Atlântica, um caminho para a educação ambiental

“Trilha das Águas”, construída dentro da ETA (Estação de Tratamento de Água) Cubatão, será inaugurada dia 22/3


Um pedaço da Mata Atlântica a ser observado, admirado e estudado. Uma oportunidade para, além de proporcionar a proximidade com a natureza, estimular a consciência ambiental. Esses são os objetivos da “Trilha das Águas”, um caminho para apreciação da flora e fauna locais construído nas imediações da Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão (ETA Cubatão), em Pirabeiraba. A inauguração será realizada dia 22 de março e coincide, não por acaso, com o Dia Mundial da Água. “O conhecimento e a preservação da fauna e da flora estão intimamente ligados à preservação da água”, afirma Alessandra Mendes, coordenadora de Educação Socioambiental da Águas de Joinville.

Com 200 metros de extensão, a trilha ecológica se encontra em meio a uma área de 7.160 m² de Mata Atlântica. Ao longo do percurso, há pontos batizados com nomes de espécies locais: são cinco pontes (Ponte Riacho da Tartaruga, Ponte Tucano-de-Bico-Verde, Ponte Sangueiro, Ponte Macureiro e Ponte Beija-Flor-Rajado) e um deck (Descanso Laranjeira-do-Mato). Entre os exemplares mais significativos, além dos que emprestam os nomes às pontes e ao deck, podem ser encontrados veados-do-mato, iguanas, tangarás, saíras-sete-cores, sabiás e esquilos. Da flora, há licuranas, estopeiras, figueiras-mata-pau, palmitos e bromélias.

O trajeto foi planejado para orientar e ensinar crianças e adultos sobre as relações entre o ser humano e a natureza, o tratamento de água e sua conexão com um ambiente preservado.  As visitas serão guiadas por agentes socioambientais e estagiários da Coordenação de Educação Socioambiental da Águas de Joinville, que passaram por treinamento com a bióloga Dalzemira Souza, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). Ao todo, serão sete monitores para conduzir as visitas à trilha. “As explicações dos guias sempre remeterão à importância das matas na preservação dos rios e mananciais”, declara Alessandra.


Atualmente, grupos de crianças (a partir de 10 anos) e adultos podem agendar uma visita para conhecer o processo de tratamento de água realizado na ETA Cubatão (veja box). As visitas à Trilha das Águas poderão ser agendadas a partir de abril. Assim como nas visitas à estação, serão permitidos, no máximo, dois grupos de 20 pessoas. Cada grupo será acompanhado por um guia. Durante a Semana da Água (18 a 22 de março), alunos de dez escolas vão conhecer a trilha ecológica – experiência que servirá de treinamento para visitas futuras. “Em princípio, a proposta da visita à trilha está voltada à educação ambiental de alunos que estejam no ensino fundamental, a partir do 6° ano”, explica Alessandra.

A ideia da “Trilha das Águas” surgiu cinco anos atrás. A trilha ecológica começou a ser construída, de fato, em abril de 2012. Seu traçado foi definido por técnicos da Águas de Joinville, junto a professores do projeto “Trilhas” da Univille e apoio de biólogos da Fundema. O investimento foi de cerca de R$ 150 mil. “O principal objetivo é a melhoria do processo de educação ambiental, que já é realizado pelas visitas agendadas na ETA”, diz o engenheiro Felipe Vieira de Luca, gerente de Projetos de Engenharia e Gestão Ambiental da Águas de Joinville.


Visitas à ETA Cubatão
Hoje, mesmo sem a inauguração da “Trilha das Águas”, grupos que tenham interesse em conhecer o processo de tratamento da água podem agendar uma visita à ETA Cubatão pelos telefones 2105-1733/ 2105-1743, do setor de educação ambiental da Águas de Joinville. É permitido no máximo 40 pessoas por visita (adultos e crianças a partir de 10 anos), divididas em dois grupos de 20 pessoas, com um monitor acompanhando cada grupo. A partir de abril, serão permitidas visitas à trilha ecológica. O agendamento também será realizado pelo setor de educação ambiental.

Inauguração da “Trilha das Águas”
Quando: 22/3 (sexta-feira)
Onde: Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão – ETA Cubatão, situada na Rodovia Dona Francisca, km 3,5, Pirabeiraba – Joinville/SC.
Horário: 10h




Nenhum comentário: