sexta-feira, 28 de setembro de 2012
INTERDIÇÃO DE VIAS PARA OBRAS
COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE – Obras (TOTAL).
Período: 29/09/2012, das 7h às 22h.
Local: Rua Dona Francisca com Rua Padre Antonio Vieira.
Desvio: Rua Dona Francisca sentido rotatória (desvio à direita) pela Rua Henrique Max Baggenstoss;
Rua Iririú com Rua Dona Francisca (rotatória), trânsito bloqueado para Beira-rio, desvio à esquerda pela Rua Dona Francisca.
COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE – Obras (TOTAL).
Período: 29/09/2012, das 13h às 22h.
Local: Rua Piratuba, entre as ruas Antônio Haritsch e Inconfidentes.
Pontos de bloqueio total: Rua Piratuba com Rua Antônio Haritsch (desvio à direita para Rua Antônio Haritsch, virando à esquerda na Rua Barriga Verde);
Rua Piratuba com Rua Inconfidentes (desvio à esquerda para acessar Rua Barriga Verde ou à direita para acessar a Rua Brasil);
COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE – Obras (TOTAL).
Período: 29 e 30/09/2012, das 7h às 22h.
Local: Rua Benjamin Constant, em frente à Rua Ernesto Friedrichsen.
Pontos de bloqueio total: Rua Benjamin Constant com Rua Pres. Campo Salles (desvio à esquerda para Rua Pres. Campo Salles);
Rua Benjamin Constant com Rua Marechal Hermes (desvio à direita para Rua Marechal Hermes;
COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE – Obras (TOTAL).
Período: 29 e 30/09/2012, das 7h às 22h.
Local: Rua Sen. Petrônio Portela, entre as ruas Dona Francisca e Rui Barbosa.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Falta de energia elétrica na ETA Cubatão afeta abastecimento em parte da cidade
A Companhia Águas de Joinville informa que, devido à falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão das 12h45 às 15h, o abastecimento ficará comprometido hoje (26/09) nas regiões Norte, Centro, Sul e Leste. A previsão é de que o fornecimento de água seja normalizado ao longo do dia.
A Companhia agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e da existência de reservação própria (caixa d’água). A orientação é de que a caixa d’água tenha capacidade para 200 litros por morador – por exemplo, se a casa tem 5 moradores, a caixa tem que ser de 1000 litros. Mais informações entre em contato com o 0800 723 0300.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Serviços de água e esgoto são bem avaliados em pesquisa da Fecomércio
Pesquisa Fecomércio - percepção dos serviços públicos Joinville |
A pesquisa em relação aos serviços públicos publicada esta semana pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) revela que água e esgoto é o segundo item mais bem conceituado dentre os 10 considerados na avaliação. O objetivo da pesquisa foi medir o grau de satisfação dos moradores quanto aos principais serviços públicos de Joinville.
Foram feitas 418 entrevistas, com homens e mulheres de diversas classes sociais, faixas etárias e graus de escolaridade. Os entrevistados deram notas de 0 a 5 para os seguintes serviços: saúde, educação, preservação ambiental, segurança, transporte, água e esgoto, limpeza, cultura e lazer, habitação e estrutura urbana (qualidade dos espaços públicos). Água e esgoto em Joinville alcançou a média de 3,54, maior que as notas dadas pelos cidadãos de Florianópolis (2,17), Blumenau (3,18) e Jaraguá do Sul (3,42), nessa área, para suas respectivas cidades.
“É uma avaliação muito positiva da população joinvilense, que reconhece a qualidade da água da cidade, e que também está entendendo a importância da implantação da rede de esgotamento sanitário, essencial para a saúde e para o meio ambiente”, afirma Luiz Alberto de Souza, diretor presidente da Companhia Águas de Joinville. Mais de 99% da cidade tem cobertura de água e, quanto ao esgoto, cerca de 25% das casas, hoje, possuem rede coletora.
O estudo da Fecomércio confirma mais uma vez a aprovação dos joinvilenses já verificada na pesquisa publicada pela Painel Instituto de Pesquisas, em março deste ano. Segundo esta avaliação, a imagem da Águas de Joinville é aprovada por 90% da população; 93% afirmam que confiam na empresa pública e quase 80% sustentam que a companhia atua de forma responsável no aspecto social e ambiental.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Equipes da Companhia trabalham em conserto de tubulação na região central
O rompimento da subadutora que distribui água do reservatório R-Zero (localizado no bairro América) para a região central mobilizou técnicos da Águas de Joinville desde a madrugada de domingo (23/09). O rompimento aconteceu na rua Blumenau próximo à Rua Lages.
A previsão de conclusão do trabalho é até o meio dia de hoje (24). Se assim ocorrer, até o início da noite o sistema voltará ao normal. Durante a manutenção, o abastecimento nos bairros Glória, América, Centro e parte do Saguaçu estará comprometido. No bairro Atiradores, houve diminuição na pressão da água.
A Companhia Águas de Joinville recomenda uso racional da água. E também chama a atenção para a importância da reservação própria (caixa d’água). A orientação é de que a caixa d’água tenha capacidade para 200 litros por morador – por exemplo, se a casa tem 5 moradores, a caixa tem que ser de 1000 litros. Mais informações entre em contato com o 0800 723 0300.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
INTERDIÇÃO DE VIAS PARA OBRAS DE SANEAMENTO
Rua Benjamin Constant
Entre Campos Salles e Marechal Hermes
Travessia na Rua Benjamin Constant, em frente à Rua Ernesto Friedrichsen. Os desvios estão sinalizados conforme mapa abaixo.
Interdição Total
Período: 22/09 – das 13h às 22h
23/09 – das 07h às 22h
Rotatória Binário do Iririú
Trecho Dona Francisca sentido terminal norte
Travessia na rotatória da Rua Iririú com a Dona Francisca.
Período: 22/09/12 – das 13 às 22h.
23/09/12 – das 7 às 22h
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Obra pode comprometer abastecimento no Vila Nova
Em razão da ocorrência de chuva, as obras no Vila Nova, programadas para hoje (21/09), foram adiadas. A previsão é de que sejam realizadas semana que vem, com tempo bom.
_____________________________________________________________________________________
Devido à instalação de um entroncamento (ligação de uma rede em outra) na Rua XV de Novembro, para preparar o local para a construção do binário, amanhã (21/09) o bairro Vila Nova ficará com abastecimento de água comprometido das 10h às 12h.
Na região da R. Bento Torquato da Rocha e laterais o abastecimento ficará comprometido até às 16h.
A Companhia Águas de Joinville recomenda uso racional da água. E também chama a atenção para a importância da reservação própria (caixa d’água). A orientação é de que a caixa d’água tenha capacidade para 200 litros por morador – por exemplo, se a casa tem 5 moradores, a caixa tem que ser de 1000 litros. Mais informações entre em contato com o 0800 723 0300.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Repavimentação da Anita Garibaldi concluída no fim de semana
Av. Anita Garibaldi |
Rua 25 de Agosto |
A repavimentação da Avenida Anita Garibaldi, uma das principais vias do bairro de mesmo nome, foi finalizada pela Águas de Joinville no último fim de semana. A via, que recebeu recentemente a implantação da rede de esgotamento sanitário, teve uma das faixas pavimentadas. As ruas 25 de Agosto e Caxias do Sul, utilizadas como desvios para os motoristas que trafegavam pelo local, receberam repavimentação total.
A repavimentação foi completa nas Ruas 25 de Agosto e Caxias do Sul pois ficaram bastante comprometidas devido ao tráfego intenso, concentrado nessas duas vias. “O procedimento de pavimentação total se deve ao fato de que, durante a obra, as ruas sofreram danos não somente na área da vala, mas também em toda a largura da rua”, afirma o engenheiro Michel Bitencourt, coordenador de fiscalização de obras da Companhia Águas de Joinville.
“A empreiteira responsável pela obra de esgotamento sanitário na região tem obrigação de fechar apenas as valas abertas para a instalação da tubulação, como ocorreu na Avenida Anita Garibaldi. No entanto, as ruas que serviram de desvio ficaram muito danificadas. Então, fez-se um estudo e optou-se pela pavimentação total dessas vias”, explica Michel.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Manutenção em reservatórios garante qualidade estrutural para os próximos 20 anos
A Companhia Águas de Joinville tem programada a revitalização de dois reservatórios da cidade, um no bairro América e outro no Santo Antônio, visando assegurar a qualidade de seus componentes estruturais durante os próximos 20 anos.
Para não suspender totalmente o fornecimento de água durante a manutenção, o trabalho será feito em duas fases, cada uma com previsão de duração de um mês. Cada reservatório é dividido em duas câmaras, que serão desativadas de forma intercalada para execução do reforço estrutural. Durante a obra, poderá haver diminuição na oferta de água. “Isso não quer dizer que vá faltar água, mas o abastecimento poderá ficar reduzido”, afirma o engenheiro Bruno Borges Gentil, coordenador de abastecimento de água da Companhia Águas de Joinville.
A reforma do R-0 (foto) – reservatório localizado no América com capacidade para 3 milhões de litros – já começou, e se estenderá por aproximadamente mais um mês. O R-0 abastece os bairros Glória, América, Centro, Atiradores e parte do Saguaçu.
O início da reforma estrutural no R-2, situado no bairro Santo Antônio e com 2,5 milhões de litros de capacidade, será semana que vem. O reservatório atende os bairros Costa e Silva, Bom Retiro, Santo Antônio, parte do Glória, Saguaçu e América.
A Companhia Águas de Joinville recomenda uso racional da água. E também chama a atenção para a importância da reservação própria (caixa d’água). A orientação é de que a caixa d’água tenha capacidade para 200 litros por morador – por exemplo, se a casa tem 5 moradores, a caixa tem que ser de 1000 litros. Mais informações entre em contato com o 0800 723 0300.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
A nova ETE Jarivatuba começa a sair do papel
A estação de tratamento terá tecnologia de ponta, que vai eliminar o mau odor característico do modelo atual
A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, que já tem o projeto pronto, está a poucos passos de começar a ser construída. “Faltam apenas a licença ambiental de instalação e a autorização para supressão de vegetação, ambos expedidos pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA)”, afirma a engenheira Daniela Finder de Farias, da gerência de projetos e gestão ambiental da Águas de Joinville. O próximo passo será o alvará de terraplenagem, concedido pela Seinfra, que depende do licenciamento ambiental.
A obra será construída ao lado das atuais lagoas de estabilização, que serão desativadas após entrada em funcionamento da nova estação. Esta terá tecnologia de ponta, e vai eliminar o mau cheiro da atual ETE, que há décadas causa incômodo na comunidade que vive no entorno. “O método construtivo, com tanques de aço vitrificado, aliado a um moderno sistema de tratamento de esgoto, tornará a ETE a Estação de Tratamento de Esgoto mais inovadora da América Latina”, afirma Alberto Jorge Francisco, diretor de expansão e novos negócios da Companhia Águas de Joinville.
As fases da ETE Jarivatuba:
1) Terraplenagem e infraestrutura (pavimentação e drenagem), com previsão de execução de 6 meses.
2) Edificações e montagem do sistema de tratamento, com previsão de conclusão em 2 anos.
A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, que já tem o projeto pronto, está a poucos passos de começar a ser construída. “Faltam apenas a licença ambiental de instalação e a autorização para supressão de vegetação, ambos expedidos pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA)”, afirma a engenheira Daniela Finder de Farias, da gerência de projetos e gestão ambiental da Águas de Joinville. O próximo passo será o alvará de terraplenagem, concedido pela Seinfra, que depende do licenciamento ambiental.
A obra será construída ao lado das atuais lagoas de estabilização, que serão desativadas após entrada em funcionamento da nova estação. Esta terá tecnologia de ponta, e vai eliminar o mau cheiro da atual ETE, que há décadas causa incômodo na comunidade que vive no entorno. “O método construtivo, com tanques de aço vitrificado, aliado a um moderno sistema de tratamento de esgoto, tornará a ETE a Estação de Tratamento de Esgoto mais inovadora da América Latina”, afirma Alberto Jorge Francisco, diretor de expansão e novos negócios da Companhia Águas de Joinville.
As fases da ETE Jarivatuba:
1) Terraplenagem e infraestrutura (pavimentação e drenagem), com previsão de execução de 6 meses.
2) Edificações e montagem do sistema de tratamento, com previsão de conclusão em 2 anos.
Águas de Joinville tem dia de atendimento especial hoje
Quem passou hoje pelo Posto Central da Águas de Joinville teve à disposição uma mesa com café, além de receber um brinde ao final do atendimento |
Um dia de expediente diferente foi programado para hoje (14/09), no Posto de Atendimento do Centro, em comemoração ao Dia do Cliente, que é dia 15/09. Os cidadãos que passaram pelo local foram recepcionados com uma mesa com chá, café com leite e bolachas variadas. Ao final de cada atendimento foi entregue uma lembrança.
Todos os funcionários do posto se envolveram na ação. “Comemorar a data é uma forma de homenagear o usuário de água e esgoto que, antes de ser um consumidor, é um cidadão e merece ser valorizado”, diz Alessandro Holthausen, gerente de Relacionamento com o Cliente da Companhia Águas de Joinville.
Ação em comemoração ao Dia do Cliente
14/09 - sexta
Posto de Atendimento do Centro
Rua XV de Novembro, 780
8h30 às 16h30
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Nota de falecimento
Comunicamos que morreu na noite desta quarta-feira (12/09), aos 65 anos de idade, Roberto Busch. Ele era professor efetivo do Departamento de Engenharia Civil da Udesc e foi conselheiro da Águas de Joinville de abril de 2008 a dezembro de 2010.
Seu corpo está sendo velado na capela dois da Borba Gato, no bairro Atiradores.
O enterro será às 16h30 desta quinta-feira (13), no Cemitério Municipal de Joinville.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Reunião da Águas de Joinville tem grande público no Costa e Silva
Evento reúne 90 pessoas, que ouviram atentamente sobre as obras de esgotamento sanitário que terão início no bairro |
A implantação da rede de esgoto nos bairros chama cada vez mais atenção da comunidade: noventa moradores do Costa e Silva compareceram ontem (11/09) à reunião convocada pela Águas de Joinville no Centro Comunitário do bairro. Na ocasião, uma equipe da Companhia deu explicações sobre as obras de implantação da rede de esgoto que, em breve, terão início no local.
Primeiro, os presentes assistiram a uma das peças vencedoras no último concurso Teatral Água para Sempre, organizado pela Companhia Águas de Joinville. Um elenco formado por 20 alunos da Escola Municipal Orestes Guimarães, do bairro Boehmerwald, prendeu a atenção do público com a peça “Que Transtorno!”, cujo personagem principal é o rabugento Manfred – um senhor sem consciência e bastante descontente com as obras de esgoto que, para ele, nunca foram necessárias. Quando ele puxa a descarga, os dejetos somem de sua vista, não importando para onde eles vão.
Peça "Que Transtorno!", encenada por alunos da Escola Municipal Orestes Guimarães, mostra o personagem Manfred, que não gosta das obras da rede de esgoto |
Alessandra Mendes, coordenadora de educação ambiental da Companhia, falou sobre o feedback que as pessoas deram depois da reunião. “Algumas pessoas vieram comentar comigo que as informações foram bem explicadas, que evidenciaram a importância das obras”, relata. Além desta reunião, agentes socioambientais da Águas de Joinville estão fazendo a abordagem casa a casa no bairro, explicando aos moradores sobre as obras que vão acontecer nas ruas onde residem, e também entregando folders explicativos. “É importante a participação da comunidade, que ela acompanhe as obras, e tenha consciência de sua importância para a cidade”, diz Alessandra.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Muita emoção na apresentação dos vencedores do 6º Concurso Teatral Água para Sempre
Dez escolas mostraram seu talento mais uma vez na Tarde de Gala, que aconteceu no sábado (01/09), e coroou o maior concurso teatral do país que envolve escolas municipais
O espaço do teatro Juarez Machado ficou pequeno para comportar o público estimado em 700 pessoas que foi assistir à Tarde de Gala no último sábado (01/09): o auditório ficou lotado, e muitos tiveram que ficar em pé nas primeiras apresentações. Dez escolas e CEIs encheram o palco de emoção, com peças teatrais inspiradas no tema “Esgotamento sanitário: transformando a cidade”. O envolvimento dos estudantes foi total: os professores orientaram, mas as crianças definiram praticamente tudo, os textos, os figurinos, os papéis e os cenários.
Milhares de crianças se envolveram no concurso e, das 44 escolas que aceitaram o desafio de aliar a arte teatral com o tema do esgotamento sanitário, 10 saíram vencedoras. As escolas premiadas receberam datashows, notebooks e câmeras digitais; os coordenadores ganharam uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categorias B e C). Três alunos das categorias B e C ganharam uma bolsa integral do curso de formação em teatro da Casa Teatral: Rhenan Almeida Camilo (E. M. Orestes Guimarães), Maria Júlia Leme Ferreira (E. M. Anita Garibaldi) e Eduarda Navroscky (E. M. João Costa). Além destas premiações, todas as instituições participantes do concurso receberam um kit de brinquedos pedagógicos oferecido pela Companhia.
A cerimônia, que abriu com a apresentação de dança popular Maracatu (obra da coreógrafa Elisiane Wiggers), da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, contou com a presença do vice-prefeito de Joinville, Ingo Butzke, do diretor presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza; da secretária municipal da educação, Vanessa da Rosa; do presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira e do gerente regional – Superintendência Norte de Santa Catarina da Caixa Econômica Federal Celso José Strobell, que parabenizou a iniciativa de promover o concurso e incentivar as crianças a se familiarizar com o assunto.
O Joinville Esporte Clube entrava em campo para uma partida contra o ABC, em Joinville, pelo Campeonato Brasileiro, no mesmo horário da Tarde de Gala. Por isso, Silvestre Ferreira comentou, com humor, que “a presença de muitos pais aqui é bastante especial, pois deixaram de ir ao jogo do JEC hoje para prestigiar a apresentação de seus filhos”. O presidente da Companhia Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza contou o quanto é gratificante incentivar a consciência ambiental entre as crianças por meio da arte. “Estamos na 6ª edição, com um número grande de escolas participantes, o que traz esperança de um mundo ecologicamente mais consciente no futuro”.
Desde 2006, o Concurso Teatral Água para Sempre, maior concurso de artes cênicas do país aberto a escolas municipais, instiga a reflexão sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental. Esse ano houve a participação de 44 escolas e CEIs, um recorde de inscritos. O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com apoio da Fundação Cultural, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundema, Casa Teatral e patrocínio da Tigre e da Caixa Econômica e Governo Federal.
CAMPEÕES
Categoria A (0 a 5 anos)
Colocação CEI Peça
1° Lugar Jardim Sofia "Mundo Paralelo: processo de tratamento de esgoto em uma estação"
2° Lugar Jorge Luiz Vanderwegen "Que saudades da água limpa do sítio do seu Lobato
3° Lugar Branca de Neve "A beleza da natureza"
Categoria B (1º ao 5º ano)
Colocação ESCOLA Peça
1° Lugar Anita Garibaldi “A Água virou esgoto, e agora???”
1° Lugar João Costa “Para transformar todos devem participar – Faça a sua parte”
2° Lugar Eugênio Klug “Procurando o paraíso”
3° Lugar Francisco Rieper “As aflições de um rio”
Categoria C (6º ao 9º ano)
Colocação ESCOLA Peça
1° Lugar Saul Sant’anna “Conscientiza AÇÃO!”
2° Lugar Orestes Guimarães “Que Transtorno!”
3° Lugar Ada Sant’anna “Um Romance Universal”
domingo, 2 de setembro de 2012
Formatura em educação ambiental
Vinte e cinco jovens, entre 14 e 17 anos, estudantes das escolas da rede estadual Prof. João Rocha e Olavo Bilac, receberam o primeiro diploma de suas vidas na última sexta-feira (24). O certificado foi entregue a cada um deles pela participação no projeto Repórter Ambiental, criado pelo Instituto Conservação Marinha do Brasil (Comar) e que foi contemplado pelo edital de patrocínio da Águas de Joinville no 1º semestre/2012.
Com a supervisão de um jornalista responsável, os alunos decidiram as pautas, entrevistaram, escreveram e fizeram as fotos para o Repórter Ambiental, jornal impresso voltado à temática do meio ambiente. Douglas Macali Souza, biólogo e coordenador do projeto, afirma que o objetivo é “tentar transformar a consciência dos adolescentes, para que eles repassem isso para outras pessoas”. Eles repassaram conhecimento para as pessoas próximas, pais, amigos e vizinhos, e também para os leitores dos 5 mil exemplares do jornal Repórter Ambiental distribuídos para todo o norte de Santa Catarina.
Além da mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, o projeto pode ter determinado a carreira de alguns futuros acadêmicos de comunicação. “Depois deste trabalho o Felipe descobriu que quer ser jornalista”, conta Janara Souza, mãe de Felipe Alberton de Oliveira, de 15 anos, da EEB Prof. João Rocha. O próprio estudante revela que o projeto terá repercussão em sua vida que vai ultrapassar o dia desta formatura. “Aprendi muitas coisas novas, que posso passar para meus filhos no futuro”, disse o jovem Felipe.
Estudantes elaboraram matérias e tiraram fotos para o jornal Repórter Ambiental – para isso, fizeram cursos e capacitações em meio ambiente e jornalismo |
Vinte e cinco jovens, entre 14 e 17 anos, estudantes das escolas da rede estadual Prof. João Rocha e Olavo Bilac, receberam o primeiro diploma de suas vidas na última sexta-feira (24). O certificado foi entregue a cada um deles pela participação no projeto Repórter Ambiental, criado pelo Instituto Conservação Marinha do Brasil (Comar) e que foi contemplado pelo edital de patrocínio da Águas de Joinville no 1º semestre/2012.
Com a supervisão de um jornalista responsável, os alunos decidiram as pautas, entrevistaram, escreveram e fizeram as fotos para o Repórter Ambiental, jornal impresso voltado à temática do meio ambiente. Douglas Macali Souza, biólogo e coordenador do projeto, afirma que o objetivo é “tentar transformar a consciência dos adolescentes, para que eles repassem isso para outras pessoas”. Eles repassaram conhecimento para as pessoas próximas, pais, amigos e vizinhos, e também para os leitores dos 5 mil exemplares do jornal Repórter Ambiental distribuídos para todo o norte de Santa Catarina.
Além da mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, o projeto pode ter determinado a carreira de alguns futuros acadêmicos de comunicação. “Depois deste trabalho o Felipe descobriu que quer ser jornalista”, conta Janara Souza, mãe de Felipe Alberton de Oliveira, de 15 anos, da EEB Prof. João Rocha. O próprio estudante revela que o projeto terá repercussão em sua vida que vai ultrapassar o dia desta formatura. “Aprendi muitas coisas novas, que posso passar para meus filhos no futuro”, disse o jovem Felipe.
Estudantes da EEB Olavo Bilac |
Estudantes da EEB Prof. João Rocha |
Os alunos participaram de 9 oficinas sobre meio ambiente (saneamento básico, rios de Joinville, Mata Atlântica, manguezais, entre outros) e 3 capacitações sobre jornalismo, para que se tornassem aptos a escrever matérias para o jornal. Eles também fizeram visitas a campo: aterro sanitário, nascente do Rio Cachoeira, Assecrejo (Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville) dos bairros Glória e Aventureiro, jornal A Notícia e Parque Municipal Caieira.
“Parabéns às escolas, aos estudantes. Agradeço pais e professores multiplicadores da consciência ambiental, inclusive no uso racional da água”, afirmou o presidente da Companhia Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza. Thiago Zschornack, responsável pela montagem do edital e presidente da comissão de análise da concessão de patrocínio, se diz satisfeito com o resultado que ajudou a concretizar. “Estou realizado, vi que todo o trabalho de bastidores valeu a pena. Foi mais um passo para cumprir a nossa missão, que inclui o compromisso socioambiental”, conta.
Instituto Comar
Alunos que participaram do projeto com Douglas Macali Souza (em pé, ao centro),
coordenador do Repórter Ambiental
|
Instituto Comar
O Instituto Comar – Conservação Marinha do Brasil é uma OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Público) criada em 2008 por biólogos preocupados em desenvolver projetos voltados à conscientização ambiental. Além do Repórter Ambiental, o Instituto Comar encabeça o projeto SOS Manguezais, o projeto Under the Sea, campanhas de limpeza nas praias, entre outros.
Os autores das 4 melhores reportagens receberam mochilas exclusivas do projeto. Foram eles:
Reportagem “Os problemas enfrentados pelos recicladores”, alunas Lara e Maíra, da EEB Prof João Rocha.
Reportagem “Puma é atropelado na Serra Dona Francisca”, aluna Camila, da EEB Olavo Bilac
Reportagem “Raio-X do aterro sanitário de Joinville”, alunas Karine e Letícia, da EEB Prof João Rocha.
Reportagem “Os riscos do efeito estufa”, aluna Amanda, da EEB Olavo Bilac.
Assinar:
Postagens (Atom)