segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jovens repórteres colaboram com o meio ambiente em Joinville

Projeto patrocinado pela Águas de Joinville une consciência ambiental,  jornalismo e alunos de escolas públicas

Com uma estratégia diferenciada de educação ambiental, 25 jovens, entre 15 e 16 anos, de escolas públicas de Joinville estão aguçando o olhar crítico e aprendendo a desempenhar o papel de repórteres do meio ambiente. Os estudantes participam do projeto Repórter Ambiental, promovido pelo Instituto Conservação Marinha do Brasil (Comar), com o patrocínio da Companhia Águas de Joinville. O objetivo é disseminar a consciência e a educação ambiental entre os alunos através da elaboração de um jornal impresso temático.
   

Os alunos da escolas estadual de ensino básico Olavo Bilac, localizada no distrito de Pirabeiraba, e da escola estadual Professor João Rocha, no bairro Aventureiro, participam de capacitações teóricas promovidas. Palestras organizadas por biólogos do próprio Comar, engenheiros ambientais do Comitê Cubatão Cachoeira Joinville (CCJ) e pelo setor de educação ambiental da Águas de Joinville sobre os recursos hídricos da região e práticas educativas de aula ajudam a desenvolver o conhecimento sobre o meio ambiente. Todos os estudantes do projeto são voluntários e realizam as atividades no período oposto ao horário de aula.

Grupo de alunos voluntários participam do projeto Repórter Ambiental
Além da capacitação ambiental, há a participação de um jornalista responsável que auxilia na elaboração das matérias, corrigindo e ajudando no desenvolvimento dos textos, incentivando a leitura sobre o meio ambiente e compartilhando materiais e jornais que abordam o assunto. No entanto, são os alunos que decidem as pautas, entrevistam e fotografam para o jornal.

Os alunos já visitaram o Aterro Sanitário de Joinville, onde conheceram o processo de destinação de resíduos, e a Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville (Assecrejo). Segundo o biólogo Douglas Macali Souza, as saídas de campo são essenciais para colocar em prática os assuntos abordados em sala de aula. E não para por aí. “No mês de junho, estão agendadas visitas às dependências do jornal A Notícia, Univille e ao Espaço Ambiental Babitonga, em São Francisco do Sul”. A previsão para o lançamento do jornal é no mês de agosto e deve conter de 12 a 16 páginas, com tiragem de cinco mil exemplares, distribuídos gratuitamente em escolas e na comunidade.

 “Apesar do pouco tempo, já conseguimos notar mudanças nas ações e opiniões dos alunos, principalmente após a visita no aterro sanitário”, argumenta Douglas. Aos poucos, os alunos adotaram uma postura de defensores do meio ambiente, como disseminadores de boas atitudes entre os colegas e em casa. E o espírito de repórter parece agradar a alguns. “Existem dois alunos do projeto realizado na Baía da Babitonga que querem continuar escrevendo, talvez seguir a profissão”, comentou o biólogo.


Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://www.institutocomar.org.br/
Ou curta a página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/#!/InstitutoCOMAR


Os repórteres participam do projeto com orientação de um jornalista e biólogos

Entre teoria e prática: alunos se dedicam ao jornal no contraturno das aulas


Nenhum comentário: