Projeto patrocinado pela Águas de Joinville une consciência ambiental, jornalismo e alunos de escolas públicas
Com uma estratégia diferenciada de educação ambiental, 25 jovens, entre 15 e 16 anos, de escolas públicas de Joinville estão aguçando o olhar crítico e aprendendo a desempenhar o papel de repórteres do meio ambiente. Os estudantes participam do projeto Repórter Ambiental, promovido pelo Instituto Conservação Marinha do Brasil (Comar), com o patrocínio da Companhia Águas de Joinville. O objetivo é disseminar a consciência e a educação ambiental entre os alunos através da elaboração de um jornal impresso temático.
Os alunos da escolas estadual de ensino básico Olavo Bilac, localizada no distrito de Pirabeiraba, e da escola estadual Professor João Rocha, no bairro Aventureiro, participam de capacitações teóricas promovidas. Palestras organizadas por biólogos do próprio Comar, engenheiros ambientais do Comitê Cubatão Cachoeira Joinville (CCJ) e pelo setor de educação ambiental da Águas de Joinville sobre os recursos hídricos da região e práticas educativas de aula ajudam a desenvolver o conhecimento sobre o meio ambiente. Todos os estudantes do projeto são voluntários e realizam as atividades no período oposto ao horário de aula.
Grupo de alunos voluntários participam do projeto Repórter Ambiental |
Os alunos já visitaram o Aterro Sanitário de Joinville, onde conheceram o processo de destinação de resíduos, e a Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville (Assecrejo). Segundo o biólogo Douglas Macali Souza, as saídas de campo são essenciais para colocar em prática os assuntos abordados em sala de aula. E não para por aí. “No mês de junho, estão agendadas visitas às dependências do jornal A Notícia, Univille e ao Espaço Ambiental Babitonga, em São Francisco do Sul”. A previsão para o lançamento do jornal é no mês de agosto e deve conter de 12 a 16 páginas, com tiragem de cinco mil exemplares, distribuídos gratuitamente em escolas e na comunidade.
“Apesar do pouco tempo, já conseguimos notar mudanças nas ações e opiniões dos alunos, principalmente após a visita no aterro sanitário”, argumenta Douglas. Aos poucos, os alunos adotaram uma postura de defensores do meio ambiente, como disseminadores de boas atitudes entre os colegas e em casa. E o espírito de repórter parece agradar a alguns. “Existem dois alunos do projeto realizado na Baía da Babitonga que querem continuar escrevendo, talvez seguir a profissão”, comentou o biólogo.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://www.institutocomar.org.br/
Ou curta a página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/#!/InstitutoCOMAR
Os repórteres participam do projeto com orientação de um jornalista e biólogos |
Entre teoria e prática: alunos se dedicam ao jornal no contraturno das aulas
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