quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia dedicado ao saneamento em escola municipal tem apoio da Águas de Joinville

Agentes socioambientais da Companhia acompanharam um grupo de professores em visita à ETA Cubatão

Um dia inteiro voltado ao estudo do saneamento e do meio ambiente em Joinville: essa foi a proposta feita aos professores da escola municipal Dom Jaime de Barros Câmara, localizada no bairro Comasa. Eles passaram o dia de ontem (13/6) aprendendo, por meio de palestras e visitas monitoradas, um pouco mais sobre a importância da preservação da natureza. As atividades tiveram apoio da Companhia Águas de Joinville, Programa Viva Cidade, e da empresa Ambiental.

Pela manhã, os professores conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão onde, acompanhados pelas agentes socioambientais da Águas de Joinville Samanta Schaefer e Aline de Oliveira, puderam conhecer as diversas fases do tratamento de água, desde a captação do rio, passando pelas fases de filtragem, monitoramento, até o final, quando a água já está pronta para abastecer as casas dos joinvilenses. À tarde, o grupo fez uma visita ao Aterro Sanitário Industrial, em Pirabeiraba.

“Os professores passam a ser propagadores do conhecimento adquirido, e o repassam aos alunos com mais propriedade, pois foram a campo para adquirir a experiência”, diz a agente socioambiental Samanta Schaefer. Para a diretora da escola Dom Jaime de Barros Câmara, Irene R. Torres, a atividade atendeu as expectativas do grupo. “O que chamou mais atenção foi conhecer todo o processo de tratamento da água. A didática utilizada foi adequada e o local é maravilhoso, muitas professoras ainda não conheciam a ETA Cubatão", afirma.


Agendamento de visitas à ETA Cubatão
Para grupos que têm interesse em conhecer o processo de tratamento da água, é possível agendar uma visita à ETA Cubatão pelo telefone 2105-1733/ 2105-1743, do setor de educação ambiental da Águas de Joinville.

As visitas são feitas sempre às quartas ou sextas- feiras. É permitido no máximo 40 pessoas por visita (adultos e crianças a partir de 10 anos), divididas em 2 grupos de 20 pessoas, com 1 monitor acompanhando cada grupo.

Nenhum comentário: