terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Onda de calor e consumo provocam desabastecimento


As duas estações de tratamento de água (ETAs) que abastecem Joinville, localizadas junto aos rios Piraí e Cubatão, estão trabalhando no limite máximo de produção. No entanto, os quase 1,9 mil litros de água produzidos por segundo nas duas estações não estão sendo suficientes para suprir a demanda nestes dias de calor escaldante e consumo desmedido de água. Em Joinville, todas as regiões têm água todos os dias. Porém, com o alto consumo a região sul, alto de morros e regiões denominadas final de rede não conseguem ser abastecidas durante o dia inteiro.

Ao longo da última semana, uma onda de calor atingiu Joinville e todo o Estado com máximas que superam as leituras de todo o ano. No domingo (dia 5), apesar dos termômetros marcarem 34ºC, a sensação térmica superou a marca dos 40°C por causa da umidade relativa do ar. Foi o recorde do ano.  A previsão é que as temperaturas só caiam a partir de sexta-feira, com a possibilidade de chuva.

O problema é que as temperaturas altas aumentam exponencialmente a falta de água. Na maior parte da cidade, em áreas onde a população recebe água com regularidade ao longo de todo o dia, maus hábitos de consumo acabam por comprometer o abastecimento das comunidades mais afastadas. Mesmo sem se dar conta, pequenos hábitos podem influenciar negativamente o sistema de distribuição.

Como isso acontece?

Como as ETAs chegaram ao seu máximo de produção, toda a água possível já está à disposição para a população. Com o consumo fora dos padrões, a água que seria igualmente distribuída pela cidade acaba sendo consumida mais rapidamente nos pontos mais próximos de cada estação de água. Assim, o volume de água na tubulação diminui causando perda de pressão.

  
O que a Águas de Joinville tem feito para resolver este problema?

Desde sua criação, a Companhia tem realizado estudos e buscado captar recursos para ampliar a capacidade de produção e de reservação de água na cidade. Neste momento, a empresa está investindo na ampliação do sistema para garantir o consumo para os próximos 20 anos. O primeiro passo foi a ampliação do R5, no Vila Nova. Em 2009, o antigo reservatório de concreto, que tinha capacidade para 500 mil litros de água, foi substituído por um novo, mais moderno, com capacidade quatro vezes maior (2 milhões de litros).

Em 2011, com a inauguração do R10, capaz de armazenar 6 milhões de litros de água, no bairro São Marcos, melhorou o abastecimento na região. Porém, somente com a conclusão da nova adutora do Piraí o reservatório funcionará em toda sua plenitude. A primeira fase da adutora do Piraí está concluída e deve entrar em funcionamento nos próximos dias. A segunda fase, a travessia da área urbana do bairro Vila Nova, dependia do início da construção do binário, que deverá começar ainda neste primeiro semestre.

Agora em março, está prevista a conclusão do reservatório do Morro do Finder, o R8, que terá capacidade para 8 milhões de litros de água. Neste ano, a Companhia também iniciou as obras de duplicação da capacidade de produção da ETA Cubatão que passará de cerca de mil litros para mais de 2 mil litros por segundo.

Com essas obras, a Águas de Joinville pretende melhorar a capacidade de oferta de água para acompanhar o crescimento da cidade para as próximas décadas.


Qual o papel do cidadão?

Enquanto as obras estão em andamento, a população pode ajudar mudando simples hábitos de consumo de água: fechar a torneira ao ensaboar o corpo e a louça, escovar os dentes e tomar banhos menos longos. Entender que água tratada deve ser utilizada para fins nobres (consumo humano), principalmente em períodos de muito calor para não provocar escassez. Assim, evite molhar ruas, calçadas, britas e telhados com água potável.


Evite lavar calçadas durante o período de calor


Outro  fator importante, é a existência de caixa d’água (dimensionada conforme o consumo) em cada residência ou comércio, como estabelece a Lei municipal Nº 2.260, de 1988. Com caixa d’água, mesmo que a residência receba água somente durante a noite, a família não sofre com o desabastecimento.

Vale ressaltar que algumas cidades de Santa Catarina abandonaram as campanhas de conscientização e passaram a adotar o sistema de multas para quem desperdiça água potável para fins menos nobres durante esta época. Nestas, quem consome durante o verão mais que sua média mensal, paga muito mais pela água. Da mesma forma, quem for flagrado desperdiçando água também paga multa. A Companhia Águas de Joinville acredita que a conscientização ainda é a melhor solução para cidade e agradece a compreensão de todos.

Nenhum comentário: