sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Obras de esgotamento sanitário da Bacia 3 avançam

Estação elevatória na Rua Vênus e início de atividades na Rua Dona Francisca são passos importantes para a despoluição da bacia do Rio Cachoeira


Estação elevatória em fase de conclusão


A calçada foi restaurada e o tráfego de veículos foi liberado parcialmente

A obra da estação elevatória da Rua Vênus (fotos) está entrando em sua fase final. A calçada, removida durante as escavações, foi reconstruída e parte da rua foi liberada para tráfego local. Com o término da obra, os problemas com enchentes serão reduzidos, pois nos pontos de alagamento a água que transborda de rios e bocas de lobo não vai mais se misturar aos dejetos da região, como ocorria antes.

A obra na Rua Vênus faz parte do plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário da Bacia 3, que também já tem frentes de trabalho em outras ruas dos bairros Costa e Silva, Santo Antônio, Bom Retiro e parte do Glória. Na Rua Dona Francisca, próxima à Rua Vênus, foi iniciada a obra de implantação da rede de esgoto. Por ser um percurso extenso, será realizada trecho a trecho para que a rua não seja interditada totalmente, evitando possíveis transtornos para motoristas, pedestres e comerciantes locais.

De acordo com o técnico em saneamento Thiago Alberto Amorim, a interdição total se faz necessária por se tratar de uma rua que recebe tráfego pesado. “A passagem de caminhões, ônibus e o intenso fluxo de veículos ao lado da vala pode fazer com que o terreno ceda. É insegurança para motoristas e operários”, explica.

A obra é fruto de uma parceria com a MRV Engenharia, empresa que arcará com os custos de mão-de-obra, enquanto a Companhia Águas de Joinville fornecerá os materiais e fará a fiscalização do trabalho. A execução e a compra de materiais já constavam no orçamento de execução de obras da Companhia, com início previsto para janeiro de 2012. Sem a parceria, os custos deste trecho seriam exclusivamente da Águas de Joinville.

Essa modalidade de parceria não é inédita. Em 2010, a Companhia ampliou a cobertura de esgoto no bairro Floresta em parceria com os empreendimentos habitacionais da Vanguard Home, MRV Engenharia e Viplan Engenharia. Outras parcerias para implementação da rede de coleta de esgoto já estão em negociação com as universidades estadual e federal de Santa Catarina, respectivamente, Udesc e UFSC.


O que é uma estação elevatória:
Também chamada de estação de recalque, a estação elevatória é um obra necessária em alguns pontos da rede para fazer o bombeamento do esgoto e permitir que ele continue seguindo seu curso.

Nenhum comentário: