sábado, 22 de janeiro de 2011

Equipe de técnicos consegue chegar ao local de ruptura e inicia reparos

Com os acessos danificados, equipe chegou ao local e conta com o tempo firme para conseguir restabelecer a adutora

Os bairros da região oeste de Joinville (Vila Nova,  Glória, São Marcos, Atiradores, Nova Brasília,  Anita Garibaldi e parte do Floresta) terão o fornecimento de água restabelecido ao longo de domingo, caso não volte a chover na região do Rio Piraí.

Os acessos a ETA Piraí e às adutoras estão comprometidos, inclusive com queda de pontes. Por isso, as três retroescavadeiras (duas de rodas e uma com esteira), dois caminhões além de encanadores, eletricistas e engenheiros da Companhia conseguiram chegar ao local da ruptura da adutora principal somente ao meio-dia deste sábado (22). A estimativa é que o trabalho de montagem e soldagem das tubulações dure cerca de sete horas.

Durante a madrugada, foi identificada uma fissura na adutora secundária (350DN) da ETA Piraí, na altura da Ponte Baixa. O conserto já foi realizado. Esta manhã (22), também foram resgatados os funcionários da estação de tratamento que estavam a mais de 24 horas ilhados no local. Com a chuva, os acessos estavam comprometidos.

A ETA Cubatão está produzindo no limite de suas operações e está fornecendo água normalmente. Porém, os níveis dos reservatórios atendidos pela estação ainda estão baixos.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável, principalmente neste momento de emergência, e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água). 

O que ocorreu na adutora principal do Piraí?
As fortes chuvas que atingiram Joinville nos últimos dias provocaram turbulência suficiente para soltar pedras do leito do Rio Piraí. Algumas dessas pedras, chocaram-se contra a tubulação da adutora principal na altura da travessia sobre o Rio Tateto, um braço do Rio Piraí num ponto de difícil acesso. 

Saiba o que é turbidez:
Trata-se de uma característica física, medida em unidades (Unidades Nefelométricas de Turbidez - UNT), que indica a quantidade de substâncias em suspensão na água (areia, folhas e sedimentos em geral).

A turbidez no rio prejudica a qualidade da água que eu bebo?
A turbidez elevada no rio não prejudica a qualidade da água fornecida pela Companhia que segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde e regulamentados pela Anvisa. Por isso, quando a turbidez no rio está elevada, a produção de água é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue dentro dos padrões de potabilidade exigidos.

Nenhum comentário: