quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


O presidente da Companhia Águas de Joinville, Nelson Possamai, recebeu na tarde de hoje (31) o superintendente do Deinfra Ademir Machado e o empresário Luiz Antonio Cerqueira, da Infrasul. O encontro também reuniu técnicos do órgão estadual e da empresa responsável pela construção do binário do Vila Nova. O presidente da Águas de Joinville relatou o que viu em sua visita ao canteiro de obras, reafirmou que a obra da adutora em nada impede o avanço do binário e conclamou a todos a trabalhar em sintonia.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Possamai visita obras da adutora do Piraí


Nelson Possamai, presidente da Águas de Joinville, verificou que as obras da
Companhia não interferem no bom andamento das obras do binário

O presidente da Companhia da Águas de Joinville Nelson Possamai, acompanhado da equipe de engenheiros responsáveis pelo plano de expansão de água e esgoto, visitou na manhã de hoje (30) as obras da segunda etapa da adutora do Piraí, trecho que corta a área urbanizada do bairro Vila Nova.


O engenheiro Roni Alves Bezera (E), um dos responsáveis pelas
pelo plano de expansão de água e esgoto da Companhia,
acompanha a visita do presidente Nelson Possamai
Preocupado com a qualidade e o cronograma dos trabalhos, Possamai pôde confirmar no local que as obras da Companhia não estão interferindo no bom andamento das obras do binário. 98% dos dutos de 700 mm da nova adutora, no trecho do binário, já foram assentados, o que não impediria a continuação das obras de terraplenagem, compactação e asfaltamento da nova via. A Companhia, aliás, está no aguardo da conclusão da construção das duas pontes sob responsabilidade do Deinfra para poder fazer a travessia com a adutora sobre os rios Águas Vermelhas e Mutucas.  


 
O trecho da adutora entre a ETA Piraí e o Reservatório do Vila Nova está concluído desde setembro de 2011. O pequeno trecho restante para assentamento dos dutos desta segunda etapa compreende, além da travessia dos rios, a passagem sobre uma laje de pedra com aproximadamente 80 metros de extensão, área localizada entre o rio Águas Vermelhas e o viaduto da BR-101.


Nova adutora do Piraí
Esta obra vai substituir a antiga adutora do Piraí, construída em 1952, mas ainda em uso na travessia do bairro Vila Nova. A nova adutora, com maior capacidade de vazão, deve melhorar a eficiência na distribuição de água na região Oeste, com reflexos positivos também na região Sul da cidade.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pesquisa indica que 92,5% dos joinvilenses avaliam a imagem da Companhia positivamente

Mais uma vez, mais de 90% dos entrevistados têm imagem positiva com relação à Águas de Joinville. Além disso, 97,2% têm confiança na companhia



A mais recente pesquisa de satisfação com usuários de água e esgoto em Joinville aponta uma média que se mantém alta: 92,5% dos joinvilenses avaliam positivamente a imagem que têm da Companhia, sendo que a maioria (71%) deu nota acima de 8,0.

Desde 2007, quando iniciaram as pesquisas, os resultados vêm melhorando. Em comparação ao ano de 2009, a aprovação cresceu 11%. Dentre vários aspectos analisados, a maioria (71,3%) deu nota acima de 8,0 para os serviços prestados, 82,1% dos entrevistados considera a empresa responsável e 97,2% têm confiança na companhia de saneamento.

No quesito qualidade da água, 93,5% deu nota acima de 6 , atingindo uma média geral de 8,2. Quanto à rede coletora, 83,8% dos entrevistados avaliaram o serviço como bom ou ótimo. Para os que entraram em contato com a Águas de Joinville, pessoalmente, por telefone ou pela internet, 75,6% consideraram o atendimento bom ou excelente.

A Painel Instituto de Pesquisas, responsável pelo trabalho pelo quarto ano consecutivo, concluiu que, independentemente de não ter problemas de concorrência, “a Companhia Águas de Joinville é uma empresa que trabalha com o interesse em atender bem o cliente, mostrando que existe uma preocupação com  a qualidade e com a boa imagem da empresa”.

A pesquisa avaliou também a opinião dos entrevistados sobre os consertos de vazamento na cidade. Nessa questão, o maior descontentamento observado está em relação à demora no atendimento às solicitações de serviço. “Os problemas apontados pela pesquisa são oportunidades de melhoria, para oferecer à cidade um serviço ainda mais qualificado”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Joinville Nelson Possamai.

Pesquisa de Satisfação com Usuários de Água e Esgoto
Todos os anos, a Companhia Águas de Joinville encomenda uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços de saneamento. O trabalho científico foi realizado pela Painel Instituto de Pesquisas, empresa que possui entre seus clientes a Univille, Ippuj e ArcelorMittal.

Este ano foram feitas 638 entrevistas entre novembro e dezembro de 2012. A pesquisa ouviu responsáveis por residências e estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e públicos, nos 43 bairros de Joinville, com amostragens distribuídas nas 14 regionais administrativas.

O questionário, estruturado pela equipe técnica da Companhia Águas de Joinville, possui 65 perguntas fechadas e abertas sobre abastecimento, regularidade no fornecimento de água, tratamento de esgoto, serviços, imagem da companhia, satisfação do cliente e da sociedade, necessidades e expectativas do cliente e da sociedade e perfil do entrevistado.


















segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Telefonia do Centro administrativo inoperante nesta terça (29)

Informamos que amanhã, 29/01, entre 12h e 14 horas, será realizada a portabilidade da telefonia do Centro Administrativo da Companhia Águas de Joinville.

Durante esse período o sistema de telefonia do Centro Administrativo estará inoperante.

A operação afetará apenas o escritório administrativo da empresa. O Atendimento ao cidadão continua pelo 0800 723 0300, que funcionará normalmente.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Segunda fase na Prudente de Moraes começa segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (28/01), a segunda fase da instalação da rede coletora de esgoto na Rua Prudente de Moraes.

A previsão é de que as obras ocorram das 7h às 17h30, até o dia 3 de fevereiro. Em caso de chuvas, o prazo poderá ser prorrogado. Durante o período de obras, será autorizado apenas o trânsito local. Motoristas devem redobrar sua atenção e procurar rotas alternativas.

Em 2011, alguns trechos foram iniciados em parceria com a MRV Engenharia, que arcou com os custos de mão de obra para atender a empreendimentos na área. Agora, as obras da Águas de Joinville são de continuação: serão instaladas as tubulações do outro lado da via, atendendo aos moradores e estabelecimentos comerciais daquela margem da rua.


O quê: 2ª fase de implantação da rede coletora de esgoto na Rua Prudente de Moraes
Período: 28/01 a 03/02 - das 7h às 17h30min . Em caso de chuva, o prazo será ampliado.
Trecho: entre as ruas Blumenau e Visconde de Mauá.

 

INTERDIÇÃO DE VIAS PARA OBRAS 26 e 27/01

Durante o final de semana, as vias abaixo terão o trânsito interditado para realização de obras de expansão da rede de distribuição de água e de esgotamento sanitário. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.

Interdição TOTAL e temporária
 Das ruas Prudente de Moraes e Otto Boehm


Período:
26 e 27/01 (sábado e domingo) - 13h às 21h.
Local: Rua Otto Boehm, entre as Ruas Fernando de Noronha e Aquidaban
Interdição TOTAL e temporária.
Somente trânsito local.
************************
  
Período:
26/01 (sábado) - 13h às 21h
27 /01 (domingo), das 7h às 21h.
Local: Rua Prudente de Moraes, entre as Ruas Blumenau e Visconde de Mauá.
Interdição TOTAL e temporária. 

Somente trânsito local.

****************************

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nelson Possamai assume presidência da Águas de Joinville

Foto: Bruno Isidoro

O prefeito Udo Döhler deu posse ao novo diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, o engenheiro Nelson Possamai, na manhã dessa quarta (23). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo da companhia, um dia após a nomeação, ocorrida na Assembleia dos Acionistas da empresa. Além do prefeito Udo Döhler, o evento contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Companhia Miguel Abuhab e do presidente da Câmara dos Vereadores João Carlos Gonçalves, dentre outras autoridades, além de funcionários da companhia e imprensa.

O arquiteto Luiz Alberto de Souza deixou a presidência que ocupou por 22 meses, passando para a nova gestão um trabalho bastante representativo e o desafio de continuar ampliando os serviços de saneamento. “A Águas de Joinville foi eleita a melhor empresa municipal de saneamento do Brasil em 2012, tem uma equipe técnica competente. Com certeza Nelson vai saber conduzir a companhia da melhor maneira, juntamente com sua equipe. Agradeço a todos os funcionários, saio daqui tendo conquistado 300 novos amigos”, afirmou Luiz Alberto.

Nelson Possamai é o novo presidente
da Águas de Joinville
Possamai destacou que, nos últimos dias, pôde observar as metas para a nova empreitada que tem à frente, sempre tendo como base a valorização do servidor, austeridade e respeito com o dinheiro público. “Água é saúde, e esse é nosso desafio e prioridade. O objetivo é garantir água potável e rede de esgoto com qualidade, e também buscar suprimentos futuros. Joinville se encontra numa das regiões de maior crescimento do país, temos que pensar no futuro, quando a cidade atingir 800 mil habitantes”, disse.

“A Águas de Joinville teve gestões exemplares nesses sete anos de existência. Que a nova gestão seja bem-vinda. Temos vontade de colaborar, para melhor atender a população”, afirmou o recém-empossado presidente do Conselho de Administração Miguel Abuhab, nome indicado pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

Para o prefeito Udo Döhler, a municipalização da Companhia foi um excepcional avanço. “A Águas de Joinville é a chamada ‘joia da coroa’, mas temos que buscar mais soluções. O objetivo é o reconhecimento da sociedade e ser um modelo para o país”, considerou.

O contador Roberto Luiz Carneiro é o novo diretor administrativo e financeiro da Companhia, enquanto Márcio Ravadelli permanece como diretor operacional. Além da presidência, Possamai vai acumular os cargos de diretor de expansão e diretor comercial.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Assembleia dos Acionistas elege Nelson Possamai Diretor Presidente da Águas de Joinville

foto: Jaksson Zanco/Secom Prefeitura

O engenheiro Nelson Possamai é o novo presidente da Companhia Águas de Joinville. A nomeação aconteceu na manhã de hoje na assembleia dos acionistas da empresa, realizada no Gabinete do Prefeito de Joinville. A Prefeitura de Joinville é detentora de mais de 99% das ações, cabendo, portanto, a escolha do novo presidente ao prefeito Udo Döhler. Ele assume no lugar do professor e arquiteto Luiz Alberto de Souza.

A Assembleia dos acionistas também definiu os nomes que integrarão o novo Conselho de Administração da Companhia. Assim, passam a fazer parte do novo conselho o engenheiro Romualdo França (secretário de Infraestrutura – Seinfra), Miguel Bertolini (secretário de Administração) e Nelson Corona (secretário da Fazenda). Representando a sociedade civil, passam a integrar o Conselho os empresários Miguel Abuhab e Marcelo Hack. Como suplentes, a Assembleia apontou os nomes do chefe de gabinete Bráulio Barbosa, do secretário de Comunicação Marco Aurélio Braga e do diretor-executivo do Gabinete Afonso Carlos Fraiz. Também foram escolhidos como suplentes os empresários Christian Dihlmann e Dinorá Allage. O empresário Miguel Abuhab assume a presidência do Conselho, com Nelson Corona na vice-presidência.

O novo Conselho de Administração da Companhia definiu que o engenheiro Márcio Ravadelli continua na Direção Operacional, e nomeou o contador Roberto Luiz Carneiro para a Diretoria Administrativa e Financeira no lugar do professor Rogélio Paulino Luetke. Nelson Possamai também vai acumular as diretorias Comercial e de Expansão, onde deixam o cargo, respectivamente, Maristeu Fernando Pinto Davies e Alberto Jorge Francisco. A posse do novo presidente da companhia acontece amanhã (23) no auditório da sede Administrativa da Águas de Joinville.

Gestão eficiente
Empresário e gestor de sucesso, Nelson Possamai assume a Companhia com o desafio de elevar a cobertura de esgoto tratado, melhorar a oferta de água, tendo em vista o crescimento da cidade, e melhorar os serviços observando sempre a otimização no uso dos recursos e a eficiência na gestão. Possamai é engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com diversos cursos de especialização em gestão no Brasil e nos Estados Unidos. Participou do Programa de Gerenciamento Avançado da Fundação Dom Cabral & Kellog University  (São Paulo/Brasil & Chicago/USA em 2002); Administração de Empresas - Instituto Nacional de Pós-Graduação de São Paulo INPG (1994) e  Especialização em Engenharia de Produção pela FEJ (1986).

Sua carreira de gestor começou na Consul, em 1976, onde galgou posições até assumir a Gerência Geral da unidade joinvilense. Participou da transição da Consul (empresa familiar) para Brasmotor (Multinacional Latino-americana), e finalmente Whirlpool (Multinacional Americana) como Gerente Geral do Complexo de Plantas I, II e III da empresa de eletrodomésticos de Joinville (1993 -2004). Atuou no exterior como Diretor da Fábrica Whirlpool no México (2004 - 2009), onde foi o responsável pela construção da planta de refrigeradores side by side. Até receber o convite do prefeito Udo Döhler, Possamai vinha atuando na iniciativa privada, como sócio de empresas no ramo plástico, de construção e logística. Na Companhia Águas de Joinville, além do plano de expansão do saneamento, Nelson Possamai tocará projetos importantes para o futuro de Joinville, como a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Cubatão e a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto do Jarivatuba.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Rua Anita Garibaldi recebe asfalto definitivo no próximo fim de semana

A Rua Anita Garibaldi, uma das principais vias do bairro de mesmo nome, receberá pavimentação definitiva no próximo domingo (20). Esta camada asfáltica vai se sobrepor à primeira, colocada em dezembro de 2012 em medida emergencial até que ocorresse a conclusão da obra, programada para janeiro.

“A pavimentação é composta por duas camadas. Na Avenida Anita Garibaldi, num trecho de 200m entre as ruas Copacabana e Max Heiden, foi colocada a primeira, chamada reperfilagem, que foi aplicada para nivelar a via e evitar a dispersão de poeira. A segunda camada, a definitiva, mais resistente, será colocada domingo”, explica o engenheiro Michel Bitencourt, coordenador de fiscalização de obras da Águas de Joinville. Caso chova, a pavimentação será adiada.

A obra na Rua Anita Garibaldi faz parte do plano de expansão da rede de esgotamento sanitário da Bacia 6, que envolve os bairros Atiradores, Anita Garibaldi e parte dos bairros São Marcos, Floresta e Nova Brasília. Concluída, a rede coletora terá mais de 33 km de extensão e beneficiará mais de 6 mil pessoas.

Vazamento afeta nível de reservatório no América

Hoje, conserto de vazamento na João Colin com R. XV de Novembro interromperá parcialmente o abastecimento nos bairros América, Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein, Centro, Floresta e Saguaçu. O vazamento causou uma pequena alteração no nível do R-0 (reservatório próximo à Cidadela Cultural Antarctica, no bairro América). Alguns locais poderão sofrer desabastecimento, e outros podem ter apenas uma diminuição na pressão da água. As regiões mais atingidas serão as mais próximas do vazamento e as mais afastadas do reservatório.

A equipe da Águas de Joinville já está no local. A previsão é de que o fornecimento de água seja normalizado ao longo do sábado (19).

INTERDIÇÃO DE VIAS PARA OBRAS 19 e 20/01

Durante o final de semana, as vias abaixo terão o trânsito interditado para realização de obras de expansão da rede de distribuição de água e de esgotamento sanitário. Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados.
Interdição PARCIAL e temporária:
Período: 19 e 20 /01/2013, das 7h às 22h.
  • Av. Almirante Jaceguay
  • Rua Maria Alves Ferreira
  • Rua Giovanni Cattoni 
  • Rua Clodoaldo Gomes
  • Rua Maria Judith Lopes Pereira
  • Exp. Paulo Rathunde 
  • Rua Somoni Dominoni
  • Rua XV de Novembro, entre as ruas Presidente Campos Salles e Luiz Delfino
Interdição PARCIAL e temporária.
Somente trânsito local. Motoristas e pedestres: atenção redobrada.
Interdição TOTAL e temporária:
 
Período: 19 e 20 /01/2013, das 7h às 22h.
Local: Rua Brasil entre as ruas Iririú e das Américas
Interdição TOTAL e temporária. 
Somente trânsito local.
  
************************
Período: 19/01/2013, das 7h às 22h.
Local: Rua Bernardo Welter entre as ruas Iguatemi e Caratinga
Interdição TOTAL e temporária.
Somente trânsito local.
  
****************************
  
Período: 19 e 20 /01/2013, das 7h às 22h.
Local: Rua Otto Boehm, entre as ruas Fernando de Noronha e Aquidaban
Interdição TOTAL e temporária.
Somente trânsito local.
****************************
Período: 19/01/2013, das 7h às 22h.
Local: Rua Inambú, entre as Arthur Mendes e Alberto Wiest
Interdição TOTAL e temporária.
Somente trânsito local.

Obra causa desabastecimento parcial em cinco bairros de Joinville

Hoje, uma obra de manutenção na Rua Anitápolis interromperá parcialmente o abastecimento nos bairros Itaum, Petrópolis, João Costa, Jarivatuba e Fátima. A causa é um vazamento de rede localizada em região limítrofe entre os bairros. Alguns locais poderão sofrer desabastecimento, enquanto outros podem ter apenas uma diminuição da pressão da água.

A equipe da Águas de Joinville já está no local. A previsão é de que a obra finalize até à noite, e o fornecimento de água seja normalizado durante a madrugada.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Futuro presidente participa de avaliação gerencial com gestores na Companhia Águas de Joinville

Nelson Possamai em reunião
com gestores da Companhia

O engenheiro químico Nelson Possamai, nome indicado pelo prefeito Udo Döhler para a presidência da Águas de Joinville, atendendo ao convite do atual presidente, Luiz Alberto de Souza, participou na tarde de hoje (16) da primeira Avaliação Gerencial Mensal (AGM) de 2013 da companhia. Na AGM, gerentes da Companhia apresentaram os números relacionados às suas áreas, traçaram um perfil de cada uma, e verificaram se as metas estão sendo atingidas.

O objetivo é reformular estratégias para alcançar melhores resultados, além de elaborar propostas de novos desafios. Assim, os próprios gestores são instigados a entender e a construir o melhor modelo de gestão para a empresa. A reunião serviu como parte do processo de transição, que acontece durante este mês de janeiro, e que deve continuar mesmo após a posse do novo presidente. O nome de Nelson Possamai deve ser referendado na Assembléia dos Acionistas da companhia, evento marcado para o próximo dia 22.

Nelson Possamai é engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com diversos cursos de especialização em gestão no Brasil e nos Estados Unidos. Participou do Programa de Gerenciamento Avançado  da Fundação Dom Cabral & Kellog University  (São Paulo/Brasil & Chicago/USA  em 2002); Administração de Empresas - Instituto Nacional de Pós-Graduação de São Paulo INPG (1994) e  Especialização em Engenharia de Produção pela FEJ (1986).

Sua carreira de gestor começou na Consul, em 1976, onde galgou posições até assumir a Gerência Geral da unidade joinvilense. Participou da transição da Consul (empresa familiar) para Brasmotor (Multinacional Latino-americana), e finalmente Whirlpool (Multinacional Americana) como Gerente Geral do Complexo de Plantas I, II e III da empresa de eletrodomésticos de Joinville (1993 -2004). Atuou no exterior como Diretor da Fábrica Whirlpool no México (2004 - 2009), onde foi o responsável pela construção da planta de refrigeradores side by side.  Até receber o convite do prefeito Udo Döhler, Possamai  vinha atuando na iniciativa privada, como sócio de empresas no ramo plástico,  de construção e logística.
Na Companhia Águas de Joinville, além do plano de expansão do saneamento, Nelson Possamai tocará projetos importantes para o futuro de Joinville, como a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Cubatão e a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto do Jarivatuba.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ETA Cubatão terá equipamento que detecta alterações na água do rio

Único no país em empresas de saneamento, sistema fará análises da água do rio Cubatão de forma automática, antes de ser captada pela estação

A Companhia Águas de Joinville está implantando um novo equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão que vai dar ainda mais segurança à água consumida em Joinville. Trata-se do analisador de carbono total (sigla em inglês TOC), aparelho que vai analisar, automática e sucessivamente, amostras da água captada do rio Cubatão. O equipamento, importado dos EUA, tem investimento da ordem de R$ 700 mil.

A cada segundo mais de 1,5 mil litros de água são retirados do rio Cubatão para abastecer a cidade. E a cada oito minutos, o novo sistema captará uma amostra e, sem qualquer intervenção humana, fará análises na busca de contaminantes químicos. Em caso de qualquer anormalidade, que poderia impedir a boa qualidade da água mesmo depois de tratada, o sistema interromperá as operações da ETA automaticamente, impedindo que uma possível contaminação comprometa toda a estação de tratamento.

“Esta é a primeira vez que um aparelho deste tipo é instalado em uma companhia de saneamento do país” afirma Márcio Ravadelli, diretor operacional da Companhia Águas de Joinville. “É comum acontecer acidentes com caminhões na Serra Dona Francisca, às vezes com cargas tóxicas, que tombam na cabeceira do rio Cubatão. Nesse caso, a instalação do analisador permitirá a detecção de alguma possível anormalidade antes da entrada da água na estação”, explica Márcio.

“O aparelho fará análises da água de oito em oito minutos, tempo de resposta suficiente para evitar que algum contaminante entre no processo de tratamento”, esclarece a engenheira Paloma Meneghini, coordenadora de ETAs da Águas de Joinville. O sistema, que tem parte da interligação já concluída, terminará de ser implantado até o fim de fevereiro. Como o analisador vai colher amostras da água bruta, não há necessidade de desligar a ETA para realizar sua instalação.

Mas o novo sistema não vai alterar a rotina do laboratório da Companhia. Os técnicos da  Águas de Joinville já fazem aproximadamente 40 mil análises por mês em amostras colhidas desde a captação até as ligações domiciliares. O objetivo é garantir a qualidade da água distribuída na cidade, assegurando os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além das análises feitas na ETA, o monitoramento da qualidade da água também ocorre em mais de 200 pontos distribuídos nos 42 bairros de Joinville.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Águas de Joinville garante mais R$ 30 milhões para obras com o BNDES

A Companhia Águas de Joinville finalizou nesta quinta-feira (10) a contratação de financiamento junto ao BNDES no valor de R$ 30,683 milhões, concluindo o processo que iniciou em 2010. A verba, já garantida pelo principal banco de fomento da União, será utilizada na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Segundo o presidente da Companhia Luiz Alberto de Souza, o financiamento vai garantir a execução de obras como a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba, a futura ETE Vila Nova e a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão.   “Esses recursos serão importantes para a continuidade do projeto de expansão da rede de esgoto em nossa cidade”, finalizou Luiz Alberto. O financiamento ainda prevê a contrapartida da Companhia Águas de Joinville em 20%, o que aumenta o valor do total investido para mais de R$ 36 milhões.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mais de 95% do sistema Cubatão já está normalizado

Obras de melhoria na ETA Cubatão, ocorridas ontem (03/01), terminaram antes do previsto

A religação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, prevista para acontecer ontem às 19h, pôde ser antecipada para 17h30, o que adiantou o restabelecimento do sistema. Hoje (04/01), pela manhã, mais de 95% da área abastecida pela estação (regiões norte, leste e sul da cidade) teve o fornecimento de água normalizado; ao longo do dia deve atingir 100%.

“Apenas uma pequena área, menor que 5%, que corresponde a locais altos da cidade, ainda não está com abastecimento integralmente restabelecido”, informou Cesar Rehnolt Meyer, gerente de operação e manutenção da Águas de Joinville. Cesar ainda lembra que as pessoas que possuem caixa d’água não sentiram o problema.

“No dia 03/01 recebemos um número de reclamações abaixo da média, que se deve em grande parte aos avisos que a população recebeu pelos meios de comunicação. Assim, as pessoas puderam se programar”, afirmou Alessandro Holthausen, gerente de Relacionamento com o Cliente da Companhia.

A Companhia Águas de Joinville e a Prefeitura de Joinville agradecem a compreensão e reforçam a importância do consumo consciente e de reservação própria (caixa d’água) em cada residência. A orientação é que se a casa tem 5 moradores, por exemplo, a caixa tem que ser de 1000 litros (200 litros por morador).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prefeito Udo acompanha obras de melhorias na ETA Cubatão

Manutenção preventiva ocorreu dentro do esperado e ETA foi religada às 17h30, antes do prazo previsto


O prefeito Udo Döhler visitou a Estação de Tratamento de Água do Cubatão, conferiu o andamento das obras de manutenção preventiva, programadas para hoje (3/01), e aproveitou para conhecer o funcionamento da principal unidade de produção de água tratada da cidade. Acompanhado do secretário da Infraestrutura do município, o engenheiro Romualdo França, o prefeito conferiu a evolução dos serviços de troca da antiga interligação das adutoras, acompanhou a substituição do registro da unidade de captação de água bruta do rio Cubatão e o trabalho dos técnicos e engenheiros eletricistas na modernização de painéis e substituição de um dos transformadores de energia elétrica da ETA. Os serviços foram concluídos às 17h30, horário que a estação voltou a operar.

O prefeito chegou na ETA Cubatão pouco antes das 13 horas e foi recebido pelo Diretor Operacional Marcio Ravadelli e pelos engenheiros Pedro Alacon e Paloma Meneghini. Além das obras de melhorias, o prefeito Udo quis saber do funcionamento da estação de tratamento de água, das obras estruturais em curso, como a construção da nova unidade de tratamento de lodo e da futura ampliação da estação visando o abastecimento de Joinville para os próximos 30 anos. Udo Döhler falou do projeto da Casan para a construção de uma estação de tratamento de água aproveitando águas do Rio Itapocu, o que beneficiaria também a região Sul de Joinville, além das cidades vizinhas. “Está surgindo, verdadeiramente, mais uma cidade no Sul de Joinville e não podemos ficar a reboque dos outros, temos que participar”, declarou o prefeito, sugerindo o estudo do projeto conjuntamente com a Casan e outras cidades que constituiriam a região metropolitana visando à demanda futura.

As obras de melhoria na ETA Cubatão foram programadas justamente para hoje por conta do menor consumo nesta época do ano, com férias escolares, muitas famílias fora da cidade e menor atividade nas indústrias. Os serviços ocorreram dentro do esperado e a ETA foi religada às 17h30, antes do horário previsto, às 19 horas.  No entanto, as comunidades em regiões mais altas, em morros, e na ponta do sistema, na Zona Sul, só devem ter seu abastecimento totalmente restabelecido ao longo do dia de amanhã (4). Assim, mais do que nos outros dias, nesta sexta-feira é importante economizar água.