segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vandalismo interrompe tratamento de esgoto no Morro do Amaral


A ETE teve o portão arrombado e os cabos elétricos arrancados


Portão arrebentado, fios de alta tensão expostos, equipamentos depredados e um grande prejuízo para a comunidade do Morro do Amaral. Esse foi o resultado do ato de vandalismo ocorrido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Morro do Amaral durante a madrugada do dia 1° de fevereiro (sexta). A ETE ficou desligada das 2h30 até às 17h30, quando os técnicos finalizaram o reparo, totalizando 14 horas de paralisação.

A estação compacta, em funcionamento desde o final de 2011, é totalmente automatizada e depende de um complexo sistema de comandos elétricos para seu funcionamento. “A ETE voltou a funcionar, porém, como depende de bactérias para tratar o esgoto, o sistema demora um pouco para se restabelecer completamente. Algumas bactérias precisam de oxigênio, que é inserido no esgoto por meio de bombas”, explicou a engenheira Grasiela Breis, coordenadora de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Companhia Águas de Joinville.

A ocorrência foi comunicada à polícia. “Também solicitamos ronda da PM e de uma empresa privada de segurança, entre outras medidas que estão em andamento”, informou Grasiela.

Nenhum comentário: