Trinta leituristas, que percorrem vários quilômetros a pé pelas ruas de Joinville, são responsáveis por 137 mil leituras de contas de água por mês. Além do desafio de estar em campo todos os dias, seja sob sol ou sob chuva, eles frequentemente se deparam com residências e estabelecimentos que não apresentam condições ideais para o registro exato do consumo de água. São várias as situações que podem atrapalhar ou até mesmo impedir a leitura dos hidrômetros: desde cachorros bravos, que impossibilitam o acesso ao cavalete, até gotículas de água na cúpula do aparelho, passando por hidrômetro inexistente, cavalete sem lacre e ligações clandestinas.
Nesses casos, se o leiturista constata alguma anormalidade no cavalete e/ou no hidrômetro, ele registra o código da ocorrência no coletor, que fica disponível no sistema da Companhia, para que o setor responsável providencie a ação necessária. E quando não há condições de acesso ao cavalete, o leiturista lança a média de consumo dos últimos meses na conta de água.
Hoje, quase 22% das leituras em Joinville são feitas em casas e estabelecimentos comerciais que possuem caixa-padrão |
Mas o objetivo, segundo o coordenador de Faturamento e Cobrança da Águas de Joinville Helio Kühl, é reduzir o número de faturas lançadas pela média de consumo e fazer a leitura correta, que é justa tanto para usuário quanto para a Companhia. “Estamos caminhando para um aprimoramento nessa área. Já são 30 mil residências e estabelecimentos comerciais que possuem caixa-padrão, quase 22% das leituras feitas na cidade, o que reduz a possibilidade de hidrômetros de difícil acesso, inclinados ou em abrigos baixos, que impedem ou dificultam a leitura”, diz.
Portanto, o avanço na quantidade de instalações de caixas-padrão (30.505 em 2012) tem relação direta com a redução de 30,3% nas faturas emitidas pela média de consumo em 2012, com relação a 2011. Além de minimizar as dificuldades que impossibilitam a leitura do hidrômetro, as caixas-padrão facilitam o acesso ao cavalete quando é necessário realizar uma manutenção. “A incidência de muitas ocorrências está diminuindo, como por exemplo hidrômetro danificado e os casos de portão fechado, que impedem a leitura”, afirma Helio.Confira a redução nas ocorrências de leitura em 2012:
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