sexta-feira, 30 de março de 2012

O joinvilense está consumindo mais água

Número de consumidores que gastam mais de 10 metros cúbicos por mês aumentou 32% em apenas 5 anos


O perfil do consumidor joinvilense está mudando, e não apenas em relação aos bens de consumo duráveis. Além de trocar o velho televisor com tubo de imagem pelas modernas telas de LCD ou LED, o joinvilense também está consumindo mais água. Em fevereiro de 2007, aproximadamente 50% da população consumia mais de 10 m³ de água mensalmente. Nos últimos cinco anos, no entanto, essa faixa de consumo vem aumentando gradativamente – em fevereiro deste ano, chegou a 66% da população.

“Esses dados nos levam a concluir que o perfil do usuário de água está mudando. Mesmo com todas as campanhas de conscientização e acesso a muita informação, as pessoas estão consumindo mais”, afirma a gerente de Medição e Cadastro da Companhia Águas de Joinville, Clarissa Campos de Sá, ressaltando que o desperdício de água se deve, em parte, às altas temperaturas, mas também ao aumento do poder aquisitivo dos joinvilenses.

No mês de fevereiro deste ano, Joinville sofreu com dias de muito calor e pouca chuva. As temperaturas chegaram a 35°C, e houve períodos de até sete dias consecutivos sem chuva. Conforme estudos da Univille, a precipitação de fevereiro foi de 243,7 mm em Joinville, a menor marca dos últimos sete anos em relação ao mesmo período.

Parte do aumento no consumo de água também se deve à melhoria no padrão de vida da população. As piscinas são cada vez mais comuns; além disso, avançam as vendas de aparelhos como lavadoras de alta pressão, máquinas de lavar roupa com múltiplos ciclos de enxágüe, lava-louças e, especialmente, chuveiros com dispositivos para aumentar a vazão de água.

Por isso, a Companhia Águas de Joinville chama a atenção para o uso racional da água e sobre a importância da reservação própria (caixa d´água). Porém, é importante observar que a caixas d´água devem ser adequadas ao número de moradores da residência. O cálculo é de 200 litros/dia por morador. A limpeza da caixa d’água deve ser feita pelo menos a cada seis meses.


O que a Companhia está fazendo?
A cidade cresce demograficamente de 2 a 3% ao ano (Fonte: IBGE, Censo 2010). Isso significa que são 10 a 15 mil pessoas a mais em Joinville, todos os anos. O mercado imobiliário cresce vertiginosamente – quanto mais moradias são construídas, mais ligações de água e, consequentemente, maior o consumo. A Gerência de Medição e Cadastro registrou, entre 2009 e 2011, cerca de 3,4 mil novas ligações de água por ano.

Conforme o Plano Municipal de Saneamento, Joinville deve chegar em 2035 com uma população em torno de 750 mil habitantes. A Companhia Águas de Joinville vem empreendendo uma série de ações para garantir o abastecimento da Joinville do futuro, além de manter a água nas torneiras dos joinvilenses todos os dias e trabalhar na ampliação da rede de esgoto sanitário. Até o final de 2012, a Companhia pretende entregar totalmente concluída a nova adutora do Piraí, interligando também este sistema ao reservatório da Rua Polo Sul, no bairro Profipo.

Atualmente, a comunidade abastecida por este reservatório recebe água do sistema Cubatão. Os técnicos da Águas de Joinville projetam que, com o sistema Piraí, sobrará mais água do Cubatão para reforçar o abastecimento na ponta da rede deste sistema, melhorando o fornecimento de água para o Parque Guarani e proximidades.

O sistema Cubatão também está recebendo melhorias para o aumento da produção. A Companhia está concluindo o projeto executivo para ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, que abastece 70% da cidade. Neste momento, o local já recebe uma Estação de Tratamento do Lodo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Falta de energia elétrica afeta abastecimento da ETA Cubatão

Atualização (28/03/2012, 16:26):

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Celesc acaba de informar: a previsão é de que o restabelecimento da energia elétrica na região ocorra até às 21h de hoje.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Hoje um caminhão colidiu num poste, no km 0 da rodovia SC 301, em Pirabeiraba. O acidente causou falta de energia elétrica em toda a região da Estrada Dona Francisca, incluindo a ETA Cubatão (que abastece as regiões norte, centro, sul e leste da cidade). Por isso, a estação encontra-se temporariamente fora de operação. Uma equipe da Celesc, que já efetua reparo no local, estima que a energia seja restabelecida até a meia-noite. A Companhia Águas de Joinville solicita à população que economize água, lembrando a importância de reservação própria (caixa d´água).

Para maiores informações ligue: 0800 723 0300

terça-feira, 27 de março de 2012

ETE Morro do Amaral trata 100% de esgoto

Depois de substituição de bombas, a estação opera a plena carga


Com investimento de 1,7 milhão, ETE melhora a qualidade de vida de 274 famílias
 Com o início da utilização de motobombas monofásicas, adaptadas à oferta de energia elétrica da localidade, agora todo o esgoto do Morro do Amaral está sendo tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) compacta, como previsto no projeto original.

Até a instalação das bombas, a ETE funcionou parcialmente, porém nenhum esgoto deixou de ser tratado durante esse período. Na parte alta do Morro do Amaral, a estação de tratamento estava operando normalmente. Na parte baixa, uma solução emergencial foi adotada: a limpeza da rede era feita com um caminhão hidrojato que recolhia o esgoto produzido junto à lagoa Saguaçu. Depois, o material orgânico era levado para a ETE Jarivatuba.


ETE Morro do Amaral
Localizado às margens da Lagoa Saguaçu, no bairro Paranaguamirim, o Morro do Amaral é a comunidade mais antiga da cidade, que sobrevive da pesca e do turismo. A população sofria com a falta de saneamento: mais de 83% dos dejetos de Joinville eram despejados na Lagoa Saguaçu sem nenhum tratamento, o que afetava diretamente a saúde e a principal atividade da comunidade, a pesca.

Inaugurada em 30 de abril de 2011, a ETE Morro do Amaral mudou a realidade das 274 famílias que moram na região. Agora a água retorna à natureza de acordo com os padrões legais de emissão de efluentes, evitando possíveis doenças e melhorando as condições do meio ambiente. Com a rede coletora, o mangue – um ecossistema que é berçário das mais variadas espécies – passou a ser preservado.

A ETE compacta utiliza uma tecnologia inovadora que potencializa a depuração do esgoto através de um meio diferenciado para a fixação de microorganismos. A obra teve um investimento de cerca de R$1,7 milhão, que inclui a implantação da rede e a montagem da ETE, e faz parte dos R$220 milhões que a Águas de Joinville e Prefeitura estão investindo na cidade.



segunda-feira, 26 de março de 2012

NOVO PADRÃO DE LIGAÇÃO DE ÁGUA JÁ ULTRAPASSA 16% DO TOTAL

Novo modelo traz mais comodidade ao usuário e ainda conta com manual em vídeo na internet


 A Companhia Águas de Joinville alcançou, em março, o número de 21982 residências com instalação da caixa-padrão, o que totaliza 16,63% de unidades consumidoras utilizando o sistema modelo de ligação de água, que garante segurança, economia e qualidade para o consumidor. Segundo estimativas, são realizadas cerca de 200 novas ligações e 400 solicitações de padronização (deslocamento de ramal e cavalete) por mês.

A caixa-padrão deve ser adquirida na solicitação de ligação de água ou mudança de cavalete. O consumidor faz o pedido da caixa-padrão em uma unidade de atendimento ao cliente, que fornecerá todo o suporte de orientação para a instalação correta. A instalação deve passar pela aprovação de técnicos da Águas de Joinville para obter a garantia do padrão e qualidade exigidos. A Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae) regulamenta a obrigatoriedade da instalação da caixa-padrão para novas ligações de água ou deslocamento de ramal ou cavalete, na resolução nº 19/2008, disponível em http://198.65.57.70/legislacao.php?leg=amae#1.


Quais as vantagens?
A caixa-padrão permite mais comodidade e segurança ao consumidor e aos fiscais da Companhia, que não precisarão entrar na residência do cliente para fazer medição ou manutenção. O sistema de hidrômetro possui menos conexões que o anterior já existente, o que diminui a possibilidade de vazamentos. “As chances de contaminação externa da água diminuem com a padronização do local do hidrômetro, além de proteger contra vandalismos ou fraudes, pois a caixa é totalmente lacrada”, salienta a coordenadora de medição, Emilly Vitor Fritzen.

Como instalar?
O manual de instruções pode ser retirado nas centrais de atendimento, no momento da entrega da caixa-padrão, ou baixado pelo link http://bit.ly/H5YYuk.

Assista ao vídeo explicativo com o passo-a-passo da construção:




Para mais esclarecimentos, ligue 0800 723 0300.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Inauguração do Megarreservatório do Morro do Finder (R8) prevista para abril

Novo reservatório beneficiará os moradores dos bairros Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia



Cerca de 85 mil joinvilenses receberão água tratada do R8 

A Companhia Águas de Joinville pretende inaugurar o R8, localizado no Morro do Finder, na segunda quinzena de abril. O reservatório, com capacidade para 8 milhões de litros, já está com a estrutura pronta. Na fase final, acontecem as etapas de desinfecção das chapas e da rede de macrodistribuição (tubulação que leva a água do reservatório para as residências) e de paisagismo. Depois dos testes de carga, o sistema entra em operação.

Aproximadamente 85 mil pessoas serão atendidas pelo novo reservatório. Quatro bairros serão beneficiados diretamente com a conclusão desta obra: Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia. Os bairros Costa e Silva e Iririú serão indiretamente beneficiados, por reduzir a demanda do R2 (no Santo Antônio). O investimento, apenas no reservatório, é de 3,38 milhões de reais. Somado com o custo da adutora e da rede de água, o investimento passa para 7,5 milhões.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água inspira ações educativas nas escolas

Águas de Joinville lança a Semana da Água 2012 e promove diversas ações na comunidade



Wanessa Brondani, da Coordenação de Educação Socioambiental,
mostra o "elenco" do teatro de bonecos que faz parte da Semana da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3), a Companhia Águas de Joinville lançou a Semana da Água 2012, cujo tema é “Água que sustenta a teia da vida!”, organizada pela Coordenação de Educação Socioambiental da Companhia.

A programação da Semana inclui o teatro de bonecos, criado para crianças da educação infantil e séries iniciais da rede municipal, estadual e privada de ensino. Durante todo o ano, a equipe da Companhia percorre as unidades educacionais da cidade para levar uma mensagem lúdica, com o objetivo de envolver os pequenos com a preservação ambiental desde cedo. Mas, para essa semana, foi criada uma peça especial sobre o tema Água. Nesta sexta (23), a equipe de educação socioambiental da Companhia fará uma apresentação na escola Bernardo Tank, localizada no bairro Vila Nova.

Uma unidade móvel da Companhia, que também estará no local, atenderá os pais dos alunos com serviços de atualização cadastral, 2ª via de fatura, informações de serviços, parcelamento e outros esclarecimentos. Para os alunos, haverá brincadeiras e jogos educativos ambientais. A equipe de Educação Socioambiental levará uma maquete do ciclo do saneamento da água e esgoto para exposição, além de banners e folders, e dará explicações sobre o material.

O concurso teatral “Água para Sempre” é outra iniciativa da Companhia, que promove a participação das escolas municipais e leva professores e alunos a refletir sobre o assunto. As inscrições vão até dia 15 de abril (www.aguasdejoinville.com.br). Com o tema “Esgotamento Sanitário: transformando a cidade”, as crianças são incentivadas a perceber o valor do tratamento do esgoto e sua relação com a despoluição de rios e mananciais.

A Semana da Água 2012 também integra atividades para os funcionários da Companhia, que assistirão à palestra “Recursos Hídricos de Joinville”, ministrada pela Profa. Dra. Therezinha Maria Novaes de Oliveira – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação/Univille.


Dia Mundial da Água
Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, e é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. O objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise e conscientização.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Mais de 90% aprovam imagem da Águas de Joinville

Pesquisa ouviu consumidores de todas as regionais da cidade, de estabelecimentos residenciais e comerciais

Foram entrevistadas 635 pessoas entre janeiro e fevereiro de 2012

A pesquisa sobre o nível de satisfação dos usuários de água e esgoto na cidade, quanto aos serviços prestados em 2011, revela que a população tem uma imagem favorável em relação à Companhia Águas de Joinville. A pesquisa concluiu que a Companhia tem imagem positiva para 90% dos entrevistados. A média dos índices pesquisados resulta em quase 80% de aprovação, 10% maior que o índice obtido em 2009. A conclusão é da Painel Instituto de Pesquisas.

O instituto afirma que dentre os possíveis motivos para esse bom resultado estão o “aumento na divulgação das faltas de água programadas, a confiabilidade nos valores pagos nas contas de água e nas informações inseridas na mesma”. A pesquisa indica que 93,7% dos entrevistados têm confiança na Companhia. Além disso, dentre os que entraram em contato pessoalmente, pelo site ou por telefone, mais de 77% consideraram o atendimento bom ou excelente.

A Águas de Joinville também é considerada uma empresa social e ambientalmente responsável para 78% dos entrevistados, e 71% deles concorda com afirmação de que é uma empresa eficiente. Numa escala de 1 a 10, a qualidade da água fornecida pela Companhia recebeu notas acima de 8 de 75% de todos os entrevistados, alcançando 8,3 como média neste item.

Para os diretores da Companhia, a avaliação positiva da sociedade joinvilense, associada ao bom relacionamento com o cliente, confirma a votação promovida pela revista Saneamento Ambiental publicação nacional especializada do setor , que escolheu a Águas de Joinville como Empresa do Ano 2012 na categoria serviço municipal, concorrendo com outras companhias de saneamento de todo o país.


Pesquisa de Satisfação com Usuários de Água e Esgoto
Sempre preocupada com a opinião dos usuários das redes de água e esgoto e buscando aperfeiçoar seu relacionamento com a população, a Companhia Águas de Joinville encomenda anualmente uma pesquisa para determinar a satisfação do público em relação aos serviços de saneamento fornecidos pela Companhia. O trabalho científico foi realizado pela Painel Instituto de Pesquisas, empresa que possui entre seus clientes a Univille, Ippuj e ArcelorMittal.

Foram feitas 635 entrevistas em residências, estabelecimentos industriais, comerciais, de serviços e públicos, nas 14 regionais da cidade, entre janeiro e fevereiro de 2012. O questionário, estruturado pela equipe técnica da Companhia Águas de Joinville, possui 63 perguntas sobre abastecimento, regularidade no fornecimento de água, tratamento de esgoto, serviços, imagem da companhia, satisfação do cliente e da sociedade, necessidades e expectativas do cliente e da sociedade e perfil do entrevistado.

terça-feira, 20 de março de 2012

Companhia encontra vazamento oculto na região do R10

A Companhia Águas de Joinville informa que foi encontrado um vazamento oculto na região da rua Minas Gerais, que prejudicava o abastecimento dos bairros que são atendidos pelo reservatório da Rua Tupy (R10). São eles: Nova Brasília, Morro Meio, São Marcos, Floresta e proximidades.

Os técnicos estão no local desde a manhã de hoje efetuando o conserto na rede de 100 mm. Para isso, foi necessário fechar os registros da rua Ijuí, próximos ao viaduto, e da rua Tupy esquina com Minas Gerais. Esta operação afeta o abastecimento de água das proximidades, principalmente nos bairros Morro do Meio e Nova Brasília.

A previsão é que o conserto termine no início da tarde, com a normalização do sistema de distribuição de água no final da tarde. Solicitamos que a população faça uso racional da água durante todo o dia.

Para maiores informações ligue: 0800 723 0300


sexta-feira, 16 de março de 2012

Vazamento na adutora do Vila Nova afeta abastecimento de água

Atualização (16/03/2012, 17:20):
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um vazamento ocorreu hoje (16/3) na adutora do Vila Nova, que abastece os reservatórios R0 (América) e R5 (Vila Nova). Por isso, o fornecimento de água ficará comprometido nos seguintes bairros:

- América
- Centro
- Morro do Meio
- Vila Nova
- Zona Rural Oeste


Técnicos trabalham no local. O abastecimento nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein, Floresta e Saguaçu não será interrompido.

A previsão é que até a meia-noite de sexta (16) o conserto no local seja concluído.

Solicitamos que a população economize água durante o período. A Companhia Águas de Joinville também reforça a importância da existência de reservação própria (caixa d’água).

Informações: 0800 723 0300

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um vazamento ocorreu hoje (16/3) na adutora do Vila Nova, que abastece os reservatórios R0 (América) e R5 (Vila Nova). Por isso, o fornecimento de água ficará comprometido nos seguintes bairros:

- América
- Anita Garibaldi
- Atiradores
- Bucarein
- Centro
- Floresta
- Morro do Meio
- Saguaçu
- Vila Nova
- Zona Rural Oeste

Técnicos já estão no local para conter o vazamento. A Companhia Águas de Joinville reforça a importância da existência de reservação própria (caixa d´água).
Mais informações 0800 723 0300.

quinta-feira, 15 de março de 2012

EDITAL DE PATROCÍNIO: RESULTADO

Águas de Joinville divulga o resultado do Edital de Chamada Pública 01/2012 nesta quinta-feira (15)

A diretoria da Companhia Águas de Joinville divulga oficialmente o resultado do Edital de Chamada Pública 01/2012.
Ao todo foram recebidos sete projetos, sendo um na cota de R$ 40 mil, cinco na cota de R$ 25 mil e um na cota de R$ 5 mil.
Após análise da Comissão Interna de Avaliação da Concessão de Patrocínio, a classificação final dos projetos foi a seguinte:


 COTA
PROPONENTE
PROJETO
CONTEMPLADO
R$ 40 mil
(uma cota pelo Edital)
Federação Catarinense de Ciclismo
45° Circuito do Boa Vista – Cinqüentenário 1962-2012
Não atingiu a nota mínima de 50 pontos


COTA
PROPONENTE
PROJETO
CONTEMPLADO
R$ 25 mil
(uma cota pelo Edital)
Instituto COMAR – Conservação Marinha do Brasil
Repórter Ambiental – Conhecendo nossos rios
Sim, com R$ 25 mil.
Associação Criar *
ECODOCS – Oficinas para produção de documentários cine-ambientais
Sim, com R$ 25 mil.
Instituto Socioambiental Rio dos Peixes *
Comunicar para educar, comunicar para preservar
Sim, com R$ 7,5 mil
Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI *
Circulação do espetáculo “Aprendendo sobre a Coleta Seletiva”
Sim, com R$ 7,5 mil
Instituto HARO *
Eco Home – Seminário da construção sustentável
Sim, com R$ 5 mil
* Tendo em vista sobra de verba no valor de R$ 45 mil, a diretoria da CAJ decidiu distribuir a mesma
entre os demais projetos habilitados (que obtiveram nota superior a 50 pontos), respeitando a
classificação dos mesmos conforme avaliação da Comissão.


COTA
PROPONENTE
PROJETO
CONTEMPLADO
R$ 5 mil
(duas cotas pelo Edital)
Centro Educacional Infantil Maria Ofélia Guimarães
Nós colaboramos com a natureza
Sim, com R$ 5 mil.


Todos os projetos passarão pela análise da Assessoria Jurídica da Companhia Águas de Joinville para efeito da elaboração dos Termos de Responsabilidade.
A partir do dia 19/03, todos os contemplados serão contatados para uma reunião de reforço das regras, entrega da avaliação individual e assinatura do termo de responsabilidade.
Caso algum proponente não deseje fazer uso da cota recebida, solicitamos a comunicação até o dia 19/03 pelo e-mail: sistemas.gestao@aguasdejoinville.com.br.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Novo acidente na rede de 200mm prejudica abastecimento na zona Sul


Assim como aconteceu na tarde de ontem, técnicos da unidade de pavimentação da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana) acidentalmente romperam, nesta manhã, a rede de 200mm que abastece parte da zona sul.

Técnicos da Águas de Joinville já estão no local para, mais uma vez, recompor a rede.
No entanto, o acidente voltou a prejudicar o abastecimento nos bairros Boehmerwald, Itinga, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina.

Acidentes nas redes de distribuição, neste momento de forte calor e estiagem, prejudicam de maneira exponencial o sistema. A Companhia mais uma vez reitera os pedidos de uso racional da água na grande parte da cidade que não tem problema de desabastecimento. Por outro lado, especialmente nas regiões em que o abastecimento ainda não é regular o dia todo, a Companhia volta a insistir que é fundamental o uso de caixa d’água em tamanho adequado ao número de moradores da residência.

Para maiores informações ligue 0800 723 0300

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mais obras de saneamento saindo do papel

Águas de Joinville define as diretrizes das obras nos bairros Bom Retiro e parte do Iririú


O pontapé inicial para as obras de saneamento que beneficiarão os bairros Bom Retiro e parte do Iririú foi dado hoje (8/03), na reunião entre engenheiros e técnicos da Companhia Águas de Joinville e representantes da empreiteira Adrimar – vencedora da licitação para execução das obras na Bacia 3.2.

As obras, que vão atender aproximadamente 20.800 moradores, fazem parte do plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário da Bacia 3. Há frentes de trabalho também nos bairros Costa e Silva, Santo Antônio, Bom Retiro e Glória. Os investimentos na Bacia 3 totalizam mais de R$55 milhões.

Os agentes ambientais da Águas de Joinville iniciarão uma abordagem com a comunidade local na semana que vem. Eles percorrerão casa a casa para explicar como serão as obras, tirarão suas dúvidas e entregarão folders sobre o assunto. Além disso, há duas reuniões já marcadas com a comunidade: dia 14/3 (Conselho Local de Saúde) e dia 29/03 (Associação de Moradores).

A expansão das redes de coleta para tratamento de esgoto na cidade é essencial para evitar a contaminação do lençol freático e ajudar a despoluir o rio Cachoeira. Consequentemente, melhora a qualidade da saúde da população, pois diminui a incidência de doenças parasitárias e as relacionadas com contaminação endêmica.

Falta de energia elétrica afeta abastecimento de água na zona oeste

A ETA Piraí está sem energia elétrica desde as 8h da manhã de hoje (8/3), comprometendo a produção de água tratada e o bombeamento para os bairros da região oeste. A Celesc ainda não comunicou a causa da pane, e não deu previsão de retorno da energia. Pedimos que os moradores dos bairros Vila Nova, Morro do Meio, São Marcos, Nova Brasília, Anita Garibaldi, Floresta, Atiradores e Glória façam uso racional da água, dada a possibilidade de desabastecimento. A Companhia Águas de Joinville também reforça a importância da existência de reservação própria (caixa d’água).

quarta-feira, 7 de março de 2012

Obras de saneamento no Loteamento José Loureiro têm início

Águas de Joinville fará o acompanhamento das obras de esgoto no local

O prefeito Carlito Merss e o secretário de habitação Alsione Gomes Filho (D) entregam ordem de serviço a Marcelo Benvenuti (centro), da empreiteira Adrimar.
A Companhia Águas de Joinville terá participação nas obras de saneamento do Loteamento José Loureiro, no bairro Ulysses Guimarães, cuja ordem de serviço foi assinada e entregue hoje pelo prefeito Carlito Merss ao proprietário da empreiteira Adrimar, Marcelo Benvenuti. Além da presença de autoridades e da imprensa, cerca de 100 moradores da região acompanharam a cerimônia, que aconteceu hoje (7/3) na Igreja Assembleia de Deus.

A Águas de Joinville fará a fiscalização da instalação da rede de esgoto e, depois de terminada a obra, ficará responsável por sua manutenção. O trabalho inicia hoje, com estudos da topografia do terreno. Depois, serão construídas no loteamento três alas de concreto e rede coletora de esgoto sanitário na extensão de 3.474m para atender 323 lotes (ramais de esgoto), uma estação elevatória e 2.182m de linha de recalque.

As obras de infraestrutura, que foram interrompidas por problemas com o contrato de serviço com a empreiteira anterior, devem levar agora aproximadamente um ano e meio para sua conclusão. O recurso de R$ 1,35 milhão de reais já está disponível via Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, do Governo Federal. Além de saúde e qualidade de vida à comunidade, haverá regularização fundiária dos 657 lotes.

Tribunal de Contas indica Águas de Joinville novamente como modelo de gestão

Prefeitura de Palhoça conhece os processos licitatórios da companhia joinvilense


Pedro Alacon, engenheiro sanitarista (E) e Márcio Ravadelli, diretor operacional da Águas de Joinville (D) receberam Luiz Duncke, superintendente da Águas de Palhoça, Ricardo Mattiello, engenheiro sanitarista, e Fernanda Haening, secretária de gestão.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) indicou a Companhia Águas de Joinville como modelo na área de processos licitatórios. Por isso hoje (7/3), um grupo da prefeitura de Palhoça-SC fez uma visita à Companhia para obter informações a respeito dos processos licitatórios de serviços e manutenção, aproveitando também para fazer um intercâmbio de conhecimento sobre gestão pública.

Em janeiro de 2012, a Águas de Joinville foi reconhecida pelo TCE como exemplo na área de levantamento de custos de manutenção de redes, e recebeu a visita de um grupo da prefeitura de Balneário Camboriú. Amanhã, a Águas de Joinville receberá representantes da prefeitura de Blumenau, que vêm conhecer como são os procedimentos de controle interno da companhia, também por indicação do TCE.

Águas de Joinville é referência na área de controle interno

O Tribunal de Contas (TCE-SC) indicou a companhia como modelo de gestão pela segunda vez


A Companhia Águas de Joinville receberá, no dia 08 de março, a visita da equipe da Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB), que vem à cidade conhecer a estrutura da companhia joinvilense na área de controle interno na gestão dos gastos públicos. O Tribunal de Contas do Estado indicou o sistema de Joinville como exemplo para implantação de um controle interno efetivo.

“Essa é a segunda vez que o TCE indica a Águas de Joinville; em outra oportunidade fomos indicados como modelo na área de levantamento de custos de manutenção de redes. Esse é mais um reconhecimento da dedicação e do trabalho bem feito que fizeram da nossa Companhia uma referência no estado”, diz Waldomiro Maurer, auditor interno da Águas de Joinville.

A transparência no setor contábil, a publicidade das licitações, em conjunto com o trabalho da auditoria interna, resultou na credibilidade da companhia, em economia para os cofres públicos e, consequentemente, em mais investimentos nas obras de saneamento para a cidade.

Águas de Joinville promove melhorias na Estrada dos Morros

Sete pontos da estrada onde foi instalada a nova adutora do Piraí recebem saibro


Ponto da Estrada dos Morros com saibro após a instalação da nova adutora do Piraí

O engenheiro civil da Companhia Águas de Joinville, Josias Costa Gomes, fez uma vistoria na estrada dos Morros acompanhado do líder comunitário Dionísio Trapp e outros representantes da região do Piraí. O objetivo foi conferir se a pavimentação da estrada correspondeu ao esperado pela comunidade e se estava conforme prometido pela companhia.

A Estrada dos Morros, caminho para chegar à Estação de Tratamento do Piraí, hoje também serve de leito para a nova adutora da região. Para a implantação da tubulação foi necessário escavar parte da via. A nova adutora foi instalada ao longo da Estrada dos Morros por ser um local de fácil acesso em caso de manutenção.

A vistoria, que foi acompanhada pelas lideranças comunitárias, serviu para comprovar que a empreiteira contratada pela Companhia fez um bom trabalho de recuperação da estrada. No entanto, em sete pontos ao longo dos mais de cinco quilômetros da via, atendendo ao pedido da comunidade, foram feitas novas melhorias.

Não apenas nos pontos mencionados, mas boa parte da estrada foi melhorada após a passagem das obras da Companhia. “Tivemos a preocupação de ouvir os moradores da região e fazer o melhor possível, tanto na instalação desta importante obra, quanto no aspecto da estrada depois de terminado o trabalho”, diz Josias.


Nova adutora do Piraí
A primeira fase da nova adutora do Piraí está concluída, e em breve estará em funcionamento. A adutora leva a água tratada da ETA Piraí, que abastece 30% do município, passa pela Estrada dos Morros, e vai até o R5 – reservatório que abastece os bairros Vila Nova, Morro do Meio, Anita Garibaldi, América e parte do centro.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Obras de melhorias da Companhia interrompem abastecimento de água


A Companhia Águas de Joinville realiza nesta segunda obras de melhorias na região sul da cidade. Na tarde de hoje (05), será realizado o entroncamento da nova rede na rua Juliano Busarello, isto é, a interligação da rede ao sistema de distribuição de água.
Para realizar a obra, é necessário interromper o abastecimento de água nos bairros Itinga e Boehmerwald.

Contamos com a colaboração de todos, e solicitamos aos moradores da região que façam uso consciente da água.
Para mais informações ligue 0800 723 0300.

Acompanhe a ilustração do trabalho que está sendo realizado:


Os círculos em vermelho representam a tubulação que existia no local e que será substituída pelo novo sistema, representado pelos círculos em azul.

Disposição correta dos materiais: 

1 - Rachão
2 - Tubulação de água
3 - Berço de areia





quinta-feira, 1 de março de 2012

Queda de energia elétrica prejudica abastecimento de água em 30% da cidade

Informamos que devido a problemas na estação da Celesc, o fornecimento de energia elétrica para a Estação de Tratamento de Água do Piraí foi interrompido na noite de ontem. A falha no sistema elétrico deixou todos os equipamentos da ETA inoperantes por cerca de quatro horas, o que comprometeu o armazenamento de água neste período.

Os reservatórios amanheceram com menos água que o necessário para suprir a demanda habitual em diversos bairros que são abastecidos pelo sistema Piraí (lista abaixo). Assim que  o sistema de energia elétrica foi normalizado, as atividades da ETA retornaram, mas o fornecimento de água para alguns bairros pode ficar comprometido durante o dia de hoje.

A previsão é que o sistema de distribuição de água se normalize no final da noite. Orientamos a população a fazer uso racional da água até que o sistema seja restabelecido. Para maiores informações a central de atendimento está disponível via 0800 723 0300.  

Veja a lista dos bairros afetados:

- América
- Anita Garibaldi
- Atiradores
- Bucarein
- Centro
- Floresta
- Saguaçu