sexta-feira, 30 de março de 2012

O joinvilense está consumindo mais água

Número de consumidores que gastam mais de 10 metros cúbicos por mês aumentou 32% em apenas 5 anos


O perfil do consumidor joinvilense está mudando, e não apenas em relação aos bens de consumo duráveis. Além de trocar o velho televisor com tubo de imagem pelas modernas telas de LCD ou LED, o joinvilense também está consumindo mais água. Em fevereiro de 2007, aproximadamente 50% da população consumia mais de 10 m³ de água mensalmente. Nos últimos cinco anos, no entanto, essa faixa de consumo vem aumentando gradativamente – em fevereiro deste ano, chegou a 66% da população.

“Esses dados nos levam a concluir que o perfil do usuário de água está mudando. Mesmo com todas as campanhas de conscientização e acesso a muita informação, as pessoas estão consumindo mais”, afirma a gerente de Medição e Cadastro da Companhia Águas de Joinville, Clarissa Campos de Sá, ressaltando que o desperdício de água se deve, em parte, às altas temperaturas, mas também ao aumento do poder aquisitivo dos joinvilenses.

No mês de fevereiro deste ano, Joinville sofreu com dias de muito calor e pouca chuva. As temperaturas chegaram a 35°C, e houve períodos de até sete dias consecutivos sem chuva. Conforme estudos da Univille, a precipitação de fevereiro foi de 243,7 mm em Joinville, a menor marca dos últimos sete anos em relação ao mesmo período.

Parte do aumento no consumo de água também se deve à melhoria no padrão de vida da população. As piscinas são cada vez mais comuns; além disso, avançam as vendas de aparelhos como lavadoras de alta pressão, máquinas de lavar roupa com múltiplos ciclos de enxágüe, lava-louças e, especialmente, chuveiros com dispositivos para aumentar a vazão de água.

Por isso, a Companhia Águas de Joinville chama a atenção para o uso racional da água e sobre a importância da reservação própria (caixa d´água). Porém, é importante observar que a caixas d´água devem ser adequadas ao número de moradores da residência. O cálculo é de 200 litros/dia por morador. A limpeza da caixa d’água deve ser feita pelo menos a cada seis meses.


O que a Companhia está fazendo?
A cidade cresce demograficamente de 2 a 3% ao ano (Fonte: IBGE, Censo 2010). Isso significa que são 10 a 15 mil pessoas a mais em Joinville, todos os anos. O mercado imobiliário cresce vertiginosamente – quanto mais moradias são construídas, mais ligações de água e, consequentemente, maior o consumo. A Gerência de Medição e Cadastro registrou, entre 2009 e 2011, cerca de 3,4 mil novas ligações de água por ano.

Conforme o Plano Municipal de Saneamento, Joinville deve chegar em 2035 com uma população em torno de 750 mil habitantes. A Companhia Águas de Joinville vem empreendendo uma série de ações para garantir o abastecimento da Joinville do futuro, além de manter a água nas torneiras dos joinvilenses todos os dias e trabalhar na ampliação da rede de esgoto sanitário. Até o final de 2012, a Companhia pretende entregar totalmente concluída a nova adutora do Piraí, interligando também este sistema ao reservatório da Rua Polo Sul, no bairro Profipo.

Atualmente, a comunidade abastecida por este reservatório recebe água do sistema Cubatão. Os técnicos da Águas de Joinville projetam que, com o sistema Piraí, sobrará mais água do Cubatão para reforçar o abastecimento na ponta da rede deste sistema, melhorando o fornecimento de água para o Parque Guarani e proximidades.

O sistema Cubatão também está recebendo melhorias para o aumento da produção. A Companhia está concluindo o projeto executivo para ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, que abastece 70% da cidade. Neste momento, o local já recebe uma Estação de Tratamento do Lodo.

Nenhum comentário: