quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água inspira ações educativas nas escolas

Águas de Joinville lança a Semana da Água 2012 e promove diversas ações na comunidade



Wanessa Brondani, da Coordenação de Educação Socioambiental,
mostra o "elenco" do teatro de bonecos que faz parte da Semana da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3), a Companhia Águas de Joinville lançou a Semana da Água 2012, cujo tema é “Água que sustenta a teia da vida!”, organizada pela Coordenação de Educação Socioambiental da Companhia.

A programação da Semana inclui o teatro de bonecos, criado para crianças da educação infantil e séries iniciais da rede municipal, estadual e privada de ensino. Durante todo o ano, a equipe da Companhia percorre as unidades educacionais da cidade para levar uma mensagem lúdica, com o objetivo de envolver os pequenos com a preservação ambiental desde cedo. Mas, para essa semana, foi criada uma peça especial sobre o tema Água. Nesta sexta (23), a equipe de educação socioambiental da Companhia fará uma apresentação na escola Bernardo Tank, localizada no bairro Vila Nova.

Uma unidade móvel da Companhia, que também estará no local, atenderá os pais dos alunos com serviços de atualização cadastral, 2ª via de fatura, informações de serviços, parcelamento e outros esclarecimentos. Para os alunos, haverá brincadeiras e jogos educativos ambientais. A equipe de Educação Socioambiental levará uma maquete do ciclo do saneamento da água e esgoto para exposição, além de banners e folders, e dará explicações sobre o material.

O concurso teatral “Água para Sempre” é outra iniciativa da Companhia, que promove a participação das escolas municipais e leva professores e alunos a refletir sobre o assunto. As inscrições vão até dia 15 de abril (www.aguasdejoinville.com.br). Com o tema “Esgotamento Sanitário: transformando a cidade”, as crianças são incentivadas a perceber o valor do tratamento do esgoto e sua relação com a despoluição de rios e mananciais.

A Semana da Água 2012 também integra atividades para os funcionários da Companhia, que assistirão à palestra “Recursos Hídricos de Joinville”, ministrada pela Profa. Dra. Therezinha Maria Novaes de Oliveira – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação/Univille.


Dia Mundial da Água
Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, e é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. O objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise e conscientização.


Nenhum comentário: