sexta-feira, 5 de outubro de 2012

NÃO CONFUNDA REDE DE DRENAGEM COM A DE ESGOTO

A drenagem do terreno, água da chuva e de piscinas deve ser despejada na drenagem em tubulação independente da rede interna de esgoto

A Companhia Águas de Joinville, nesta sexta-feira, solicitou à Fundema que uma equipe de fiscalização constate a possibilidade de despejo irregular de esgoto na rede de drenagem na rua Jaguaruna, na área central da cidade. A denúncia chegou ao conhecimento da Águas de Joinville por um blog da cidade. Neste, o comentarista, equivocadamente, confunde obras na rede de drenagem  como sendo de esgotamento sanitário e, mais uma vez de maneira errada, denuncia a ligação como sendo de empresa contratada da Companhia. Não é.  A rede de esgoto sanitário da Rua Jaguaruna está ativa desde os anos 80 do século passado e, conforme engenheiros da Companhia, passa paralela à rede de drenagem. Ainda assim, vale a fiscalização para verificar a possível irregularidade.

A Companhia orienta os joinvilenses nos locais já servidos com rede coletora de esgoto ativa a se conectarem na rede instalada, lembrando, no entanto, que a água captada pelas calhas e da piscina deve sim continuar sendo despejada na rede de drenagem através de tubulação de PVC conectada ao tubo de concreto, o que pode ser o caso da denúncia do blog, dúvida que deverá ser dirimida pela fiscalização.

Fotos: Mauro Arthur Schilieck; reprodução de blog e acervo de imagens da Águas de Joinville

Nenhum comentário: