sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Concurso Água para Sempre 2013 já começou

Reunião com representantes de escolas e CEIs começa a definir a formatação da próxima edição


Ouvir a opinião de coordenadores e professores sobre a edição mais recente do Concurso Teatral Água para Sempre, registrar suas críticas, sugestões e discutir soluções – este foi o objetivo do encontro organizado pela coordenação de educação ambiental da Águas de Joinville com as instituições de ensino participantes do Concurso, que ocorreu no último dia 04 (quinta-feira). “Este é um momento de avaliação e um espaço aberto para escutar o que os profissionais que vivem o dia-a-dia das crianças têm a dizer, a fim de aprimorar a próxima edição do Concurso”, definiu Wanessa Brondani, pedagoga da coordenação de educação ambiental da Companhia.

O Água para Sempre, criado em 2006 pela Companhia Águas de Joinville, é o maior concurso de teatro amador no país que envolve escolas municipais. “A gente se emociona a cada ano que passa, vê o envolvimento dos pais, sente a alegria das crianças. Vimos o teatro Juarez Machado lotado, revelando talentos, esse é nosso objetivo social maior que qualquer outro”, afirmou o diretor presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza. E complementou: “Este encontro tem por objetivo aperfeiçoar o evento, contamos com a experiência de vocês”.

Também estiveram presentes Alberto Jorge Francisco, diretor de expansão e novos negócios da Companhia; Alessandra Mendes, da coordenação de educação ambiental da Águas de Joinville; Marcela Espíndola, da Fundema; Daniele Pamplona, da Casa Teatral, e Eloísa Corrente, da Secretaria Municipal de Educação.

Lesani Becker, do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, fez parte da criação do concurso em 2006, juntamente com Helena Dausacker e Daniela Finder de Farias, engenheiras da Águas de Joinville. “O Concurso tomou uma proporção muito grande; hoje já é conhecido e faz parte do cronograma das escolas. O mais importante é que o assunto saneamento básico é levado às famílias por intermédio das crianças. Existe forma melhor?”, pergunta.

Uma das sugestões feitas foi subdividir a categoria A (de 0 a 6 anos), em que a participação dos pequenos atores estaria livre a partir dos 3 anos; os bebês fariam uma mostra de trabalhos relacionados ao tema. Outra sugestão foi a oferta de oficinas de maquiagem e figurino, além da oficina de iluminação cênica, e premiações especiais como “melhor figurino” e “melhor atuação” e “melhor dramaturgia”. A previsão é de que o período de inscrições seja realizado entre fevereiro e março de 2013, os cursos de formação entre abril a agosto, o período de eliminatórias em outubro e a Tarde dos Campeões em novembro do ano quem vem.

Os presentes se dividiram em grupos para discutir os tópicos apresentados. As sugestões foram entregues à coordenação de educação ambiental da Águas de Joinville, serão analisadas e, depois, as sugestões viáveis serão repassadas a todos os presentes.

Concurso Teatral Água para Sempre
Desde 2006, o Concurso Teatral Água para Sempre, concurso de artes cênicas aberto a todos os CEIs e escolas municipais de Joinville, instiga a reflexão sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental por meio do teatro. A avaliação dos inscritos não se limita à apresentação final, mas também leva em conta as postagens publicadas no blog do concurso (concursoaguasdejoinville.blogspot.com.br) com trabalhos escolares relativos ao desenvolvimento da peça teatral, como vídeos, redações e desenhos. Todos os anos conta com um tema diferente, e é atualmente dividido em categorias A (0 a 5 anos), B (1º ao 5º ano) e C (6º ao 9º ano). A Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural, oferece oficinas de capacitação aos professores para trabalhar com o blog, para elaboração de projeto e portfólio e para montagem de espetáculo. Em 2012, contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Tigre.

Nenhum comentário: