segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Águas de Joinville prossegue com a ampliação da ETA Cubatão

A primeira fase é a construção da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que está 70% concluída

A obra da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), fase inicial para ampliação da ETA Cubatão, se encontra na reta final. Com a implantação da estação, os resíduos resultantes do processo de limpeza e desinfecção da água serão levados a um aterro sanitário. “A ETL está 70% concluída e vai dar um destino correto para os resíduos sólidos”, afirma o engenheiro civil Josias Costa Gomes, da diretoria de expansão da Águas de Joinville. Aproximadamente R$ 6,3 milhões estão sendo investidos nessa estação.

De acordo com a engenheira Paloma Meneghini, coordenadora de estações de tratamento de água da Companhia, o lodo da ETA (resíduo sólido proveniente do tratamento da água) é composto basicamente por areia fina e argila, que são os materiais removidos da água do rio, bem como outros componentes utilizados no tratamento. “O lodo despejado in natura no rio tem um elevado teor de sólidos, o que pode causar turvamento da água do rio no ponto de despejo”, explica. Com a ETL, o lodo será tratado, e depois descartado corretamente, sem alterar o manancial.

A ETL é o primeiro passo para a ampliação da ETA Cubatão, planejada pela Companhia para melhorar sua capacidade de produção e suprir a grande demanda de água de uma cidade que não para de crescer. “A cada mês o número de ligações de água é incrementado em média em 215 novas ligações em Joinville. Em 2012, já são aproximadamente 1.900 novas ligações”, informa Clarissa Campos de Sá, gerente de medição e cadastro da Companhia Águas de Joinville.

Com a conclusão da ETL, serão iniciadas as obras de ampliação da capacidade de produção de água da ETA Cubatão. “A estação que abastece 70% de Joinville foi concebida para produzir 925 litros de água por segundo. A ETA sofreu melhorias, e ampliou sua capacidade para cerca de 1300 litros por segundo. Agora, com a ampliação, será elevada para quase 2000 litros por segundo”, revela Josias. Os engenheiros esperam concluir a obra de ampliação nos próximos dois anos. No total, a Companhia está investindo mais de R$ 18 milhões nessas melhorias, necessárias para garantir o abastecimento de água de Joinville nos próximos 20 anos.

Nenhum comentário: