quarta-feira, 27 de abril de 2011

COMPANHIA E PREFEITURA ENTREGAM OBRA NO MORRO DO AMARAL NESTE SÁBADO (30/04)

Companhia e Prefeitura promovem atividades na comunidade para celebrar a entrega da obra

Estação de tratamento de esgoto do Morro do Amaral
Conhecida por ser a comunidade mais antiga da cidade e ter a pesca como base de sua economia, a população do Morro do Amaral comemora uma grande conquista. No próximo sábado, dia 30 de abril, a Companhia Águas de Joinville e a Prefeitura, com a presença do prefeito Carlito Merss, do presidente da Companhia Luiz Alberto de Souza, demais autoridades e membros da comunidade, entregarão o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário do Morro do Amaral, beneficiando 274 famílias.

Com o término das obras, 100% do esgoto produzido na localidade receberá tratamento e a comunidade se tornará a primeira com o sistema integralmente implantado de coleta, tratamento e devolução da água à natureza. Para o presidente Luiz Alberto de Souza, o evento marca mais que a entrega de instalações físicas. “O Governo do Município e a Águas de Joinville resgatam uma grande dívida com a comunidade do Morro do Amaral ao entregar essa obra. Água potável e esgoto tratado também significam dignidade, respeito e cidadania”, conclui.

A obra de cerca de R$1,7 milhão inclui a implantação da rede e a montagem da estação de tratamento de esgoto (ETE) compacta, faz parte dos R$220 milhões que a Águas de Joinville e Prefeitura estão investindo na cidade.

A presença de redes de coleta de esgoto sanitário traz melhorias para a urbanização e para o meio ambiente. A minimização da proliferação de vetores como ratos e insetos, diminuição de odores desagradáveis, além de valorizar os imóveis, são alguns dos benefícios para a urbanidade. Na perspectiva ambiental, com o fim da contaminação do lençol freático e dos corpos hídricos, há melhora nas condições ambientais da baia da Babitonga. “A água que retornar ao meio ambiente estará de acordo com os padrões legais de emissão de efluentes, um benefício para toda a cidade”, informa o gerente de obras e expansão da Companhia, o engenheiro sanitarista e ambiental Felipe Vieira de Luca. A perspectiva social também é levada em conta pelo diretor de expansão e novos negócios da Companhia, Alberto Jorge Francisco. “A implantação do sistema de esgoto no Morro do Amaral representa melhoria nas condições de saúde, geração de renda e recuperação do passivo ambiental daquela localidade”, ressalta.


Obras trouxeram mais cidadania

Para que o processo de instalação do sistema de esgotamento sanitário seja concluído, é necessário que algumas mudanças sejam feitas. Todas as residências precisam estar conectadas às redes e a regularização da tarifa de água é essencial a todos os usuários.

Desde 2008, com o início das obras, agentes da Companhia realizaram um intenso trabalho de orientação sobre a importância e a necessidade da instalação do tratamento correto de esgoto e da regularização da ligação de água. O objetivo é acabar com as ligações clandestinas, legalizando a relação entre usuários e o prestador de serviços. Segundo a gerente de medição e cadastro Clarissa Campos de Sá, um dos principais objetivos é a regularização das ligações de água nas residências para receber o tratamento do esgoto. “A própria população cobrava a regularização nas residências”, declarou a gerente.

Com a regularização do sistema de distribuição de água na região e a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, mais famílias terão acesso a cidadania. As 274 casas da comunidade já são atendidas pela rede de coleta de esgoto. Segundo Clarissa, 126 residências já possuem a ligação na rede de água ativa, 94 precisam apenas finalizar as ligações internas e 54 estão em regularização. Há 101 famílias aptas para o programa social da Companhia. Em parceria com a Secretaria da Saúde, a Companhia Águas de Joinville irá auxiliar e incentivar o cadastramento das famílias que se enquadram no perfil para o programa social da água.


Mais consciência, menos perdas

Outra ação importante foi a retirada das ligações clandestinas que comprometiam 75% da água distribuída na região, a média da cidade é de 35%, um comparativo preocupante. A ação conta com a compreensão e apoio dos próprios moradores que compartilham com a Companhia o entendimento de que o momento é de orientação, adaptação e preparo de toda a comunidade para as mudanças que estão sendo realizadas. “Nossa intenção é regularizar a situação da população, e não puni-la”, confirmou a gerente Clarissa. Durante e também após o período de obras, a unidade móvel e agentes da Companhia estiveram presentes no local, à disposição da população, que participou ativamente, tirando dúvidas e solicitando serviços.

As obras do Morro do Amaral fazem parte dos R$ 220 milhões em obras de água e esgoto investidos pela Companhia Águas de Joinville e Prefeitura com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

A região do Morro do Amaral, localizada no bairro Paranaguamirim, existe nos registros históricos da cidade desde o século XVIII, e sempre sobreviveu da pesca e do turismo, devido à sua localização na Lagoa Saguaçu, zona Leste de Joinville. Privilegiada pelo meio ambiente preservado e com atrativo para turistas, a comunidade que sempre lutou pelo desenvolvimento local, estava sofrendo com a poluição da região, pois mais de 83% dos dejetos produzidos na cidade são despejados na Lagoa Saguaçu sem nenhum tratamento, afetando diretamente comunidade e o trabalho de pesca. Por isso, as obras de expansão do sistema de coleta e tratamento de esgoto que estão sendo realizadas pela Companhia Águas de Joinville e Prefeitura são essenciais.

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