terça-feira, 19 de abril de 2011

Companhia constrói novos pilares para melhor sustentação de adutora

O trajeto da adutora do Piraí de 450 milímetros de diâmetro foi reforçado com dois novos pilares de concreto armado no local onde atravessa sobre o rio Piraí. Além disso, outras duas vigas já existentes foram restaurados. O trabalho foi necessário para melhor sustentação da adutora, que foi comprometida após as chuvas de março. Com o aumento do volume de água, a força da correnteza do rio arrancou dois pilares. Até então, a Companhia havia instalado vigas provisórias para sustentar a tubulação.

Os pilares que foram danificados pela força da correnteza foram construídos há mais de 50 anos. Segundo o coordenador de obras da Companhia, Michel Bitencourt, as novas vigas de sustentação são feitas de concreto armado (reforçadas internamente com ferro) e devem ter uma vida útil de 50 anos. Tempo muito acima do necessário.


Companhia trabalha na implantação de uma nova adutora

As duas adutoras da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, com mais de 50 anos, serão desativadas após a conclusão das obras de uma nova adutora. O trabalho já está sendo feito para assentar os 14,4 quilômetros de tubulação, em ferro fundido.

Além do avançado tempo de vida, as duas atuais adutoras passam por terrenos particulares e atravessam rios, o que aumenta as chances de danos e dificulta a manutenção. Outro detalhe é que o duto de 450 milímetros necessita da utilização de uma estação de bombeamento para que funcione em perfeito estado. Com a implantação da nova tubulação, de maior diâmetro, a estação de bombeamento não será mais necessária. Aproveitando a gravidade, o mecanismo formado por um conjunto de motobombas que consome cerca de R$ 140 mil mês será desativado, gerando economia de energia elétrica.

A implantação da nova adutora está orçada em mais de R$ 17 milhões. O trajeto do duto será pela Estrada dos Morros, Estrada Comprida e pelo futuro binário da Vila Nova até chegar à BR-101. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre deste ano. A adutora abastecerá o reservatório do Vila Nova (R5), da Rua Tupy (R10) e do Profipo (R11). Conforme os técnicos, essa obra trará mais segurança, qualidade e economia nos serviços de distribuição de água de nossa cidade.

Nenhum comentário: