sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROGRAMA BEM NA FITA

Companhia lança programa para diminuir número de cortes de água por falta de pagamento


Fita no registro: um lembrete para evitar transtornos.

A antiga prática de amarrar um laço no dedo, para não deixar que algo seja esquecido, foi o ponto de partida do mais recente programa lançado pela Companhia Águas de Joinville. É o Programa Bem na Fita que, com o objetivo de promover o bem-estar do cidadão, ajuda a evitar a interrupção do fornecimento de água em decorrência do não pagamento da conta.

Agora, sempre que houver atraso no pagamento, o aviso será feito por meio de uma fita que será colada no registro fechado. A partir do 30° dia após o vencimento da fatura, caso não seja efetuado o pagamento, o agente de campo vai até a residência ou comércio e fechará o registro, interrompendo temporariamente o abastecimento de água. Ele passará uma fita adesiva identificada no registro do cavalete e deixará um folder com informações ao cliente.

Com a interrupção no abastecimento, o usuário deverá pagar a fatura. Após o pagamento, ele mesmo poderá retirar a fita adesiva e abrir o registro.  É importante frisar que não se trata de corte no abastecimento. “É um procedimento que visa evitar o corte que é uma medida que prejudica a todos”, afirma o gerente de faturamento e cobrança da Companhia, Antônio Francisco Zanon.

O corte no abastecimento é uma medida extrema. É ruim para a Companhia e para o cidadão. Ele ocorre quando a fatura não é paga 30 dias após o Aviso de Débito. Este, por sua vez, é impresso quando o leiturista, no momento da leitura do mês, registra que ainda há débito referente à fatura anterior. Atualmente, ocorrem cerca de 2000 cortes no abastecimento de água em Joinville.

A Companhia Águas de Joinville foi uma das primeiras de Santa Catarina a adotar a prática do aviso com fita. O modelo teve sucesso no Paraná e em outros estados do país, reduzindo em até 60% o número de cortes.

O programa oferece muitas vantagens ao cidadão, além de poder evitar o corte e transtornos com a falta de água. Dessa forma, o usuário também economiza o dinheiro que precisaria para pagar a religação do sistema, que atualmente custa R$ 21,71, e os juros decorrentes do atraso.

O não pagamento das faturas em atraso resultará no corte do fornecimento, conforme artigo 105 da Resolução da AMAE Nº 6/2006, de 12 de setembro de 2006.

Em caso de dúvidas, informações sobre o programa e até sobre qual fatura está em aberto no sistema, basta ligar para o 0800 723 0300 ou procurar o posto de atendimento mais próximo.

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