terça-feira, 30 de novembro de 2010

Companhia Águas de Joinville fixa placas de conscientização na região da nascente do rio Cachoeira


Mutirão e informação: com o local sinalizado,
voluntários limpam o local
 A despoluição do rio Cachoeira, uma das principais cobranças dos joinvilenses, não é somente uma questão a ser tratada pelo poder público. É também uma questão de consciência ambiental de toda a sociedade. No último sábado (27/11), a comunidade do bairro Costa e Silva mostrou como a união pode fazer a diferença. A ação de limpeza da área da nascente do rio Cachoeira retirou o equivalente a cinco caminhões cheios de lixo do local.

Organizado pelo Clube de Observação de Animais da Mata Atlântica (Coama), a ação contou com a parceria da Companhia Águas de Joinville, Secretaria Regional do Costa e Silva, Associação de Moradores do Parque Douat, Polícia Militar Ambiental, escoteiros e moradores do bairro. Cerca de 70 pessoas participaram do mutirão, no qual foram encontrados sofás, colchões, pneus, televisores, lâmpadas e móveis.

A Companhia Águas de Joinville fixou quatro placas no local, com o objetivo de alertar os cidadãos sobre a importância de preservar a nascente do rio. Uma das placas, com 4m x 2m, localizada em um ponto estratégico da estrada, explica que foi às margens do rio Cachoeira que começa a história da cidade. As outras placas, menores, foram fixadas em outros pontos da estrada, próxima aos locais onde o lixo é jogado. O texto das placas foi pintado com tinta que brilha no escuro, já que muitos despejos são feitos durante a noite.

Para o presidente da Coama Edson Dressel, a ação foi um sucesso. “Contamos com a participação de muita gente e muitas entidades. Além de tirar todo o lixo, fizemos o plantio de árvores e dessa forma vamos conscientizando as pessoas”. Ele destacou a importância da colocação das placas no local. “Muita gente do próprio bairro não tinha conhecimento que o rio Cachoeira nasce aqui no bairro. Mesmo que apareça na mídia, as pessoas acabam esquecendo. Com as placas fixas no local, isso vai mudar”, comenta Dressel.

O secretário regional do bairro Costa e Silva, Pedro Campos, ressaltou a importância de trabalhar em parceria com a comunidade. “Desde que assumimos, buscamos trabalhar em conjunto com a comunidade. Dessa forma, sempre que eles nos pedem, nós ajudamos da maneira que podemos. E sempre que precisamos, recebemos o apoio em troca, seja na limpeza das ruas, na organização de reuniões e outras coisas”, afirma Campos. A Secretaria esteve presente com a máquina retro-escavadeira e com o caminhão para recolher o lixo.

A contribuição de cada um.
De acordo com o secretário, o principal problema são as pessoas de outros bairros que jogam o lixo no local. Como a região fica às margens da BR-101, é de fácil acesso. Para ele, são pequenas empresas que trabalham com limpeza e jardinagem que acabam despejando a maioria do entulho na região. Contudo, Campos ressalta a importância da ação: “Além de um trabalho de limpeza, é um ato de conscientização, que trará resultados a longo prazo”.

Vários moradores do bairro compareceram ao mutirão junto com suas famílias, como Andrei Ricardo Soares, que trouxe os dois filhos para ajudar na limpeza do rio. Para ele, é importante trabalhar a conscientização ambiental desde a infância.


COLETA ESPECIAL PROGRAMADA
Empresa oferece serviço de coleta gratuitamente

A empresa Engepasa Ambiental, responsável pela coleta de lixo em Joinville, oferece um serviço especialmente para evitar o despejo de lixo irregular em locais como a nascente do rio Cachoeira. O serviço Coleta Especial Programada recolhe animais mortos e materiais como sofás, colchões, guardaroupas, geladeiras etc. O cidadão pode ligar para a empresa e agendar a coleta, que será feita no prazo de, no máximo, 48 horas.

É necessário deixar o lixo fora do terreno, segundo orientação da empresa. Não são recolhidos restos de árvores (material da poda), pneus e entulhos de construção. O serviço é gratuito. Para solicitar a coleta, basta ligar nos telefones (47) 3436-8090 ou (47) 3441-0400, em horário comercial.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Companhia Águas de Joinville

Nenhum comentário: