sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Comunidade do Espinheiros aprova sistema de esgoto no bairro

Técnicos da Águas apresentam projeto de coleta e tratamento de esgoto na ilha, um dos mais belos pontos turísticos de Joinville

“Espero que a Companhia Águas de Joinville continue assim”. Essa frase está escrita em uma das avaliações feitas pela comunidade do Espinheiros sobre a reunião comunitária que ocorreu ontem (12), no Centro de Educação Infantil Miraci Deretti. O objetivo do encontro foi apresentar aos moradores o projeto do sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado na região e tirar as dúvidas da população sobre a obra, como deverá ser feita a ligação quando o sistema entrar em operação, como será a estação de tratamento de esgoto e como as obras devem ter impacto no transito e no cotidiano das pessoas. Uma conversa produtiva que contou a aprovação da comunidade.

A tinta de caneta riscada no quadradinho “excelente” do papel de avaliação também resume o resultado da reunião no Espinheiros. A população pode compreender a importância do tratamento de esgoto e saber como poderá ajudar para o sucesso das obras.

A assistente social Alessandra Mendes iniciou agradecendo a presença de todos, aos gestores do CEI por disponibilizar o local e à Comunidade da Igreja Católica São José, que cedeu as cadeiras. Alessandra explicou o trabalho de educação ambiental que será feito na localidade. Em seguida, o coordenador de obras e fiscalização, engenheiro Michel Bitencourt, explanou o caminho da água até o seu destino correto, que é a estação de tratamento de esgoto. O engenheiro destacou a importância do tratamento para a qualidade dos manguezais, um ecossistema importantíssimo que faz parte do bairro. Michel explicou que, com as obras, haverá transtornos momentâneos, mas a população compreendeu que nada paga o benefício que terão a partir da implantação do projeto.

A peça teatral “Saneamento Básico e Qualidade de Vida”, apresentada durante a reunião, alegrou o encontro. O grupo retratou de forma lúdica os transtornos que os moradores passarão por causa das obras e a importância do sistema de tratamento de esgoto, arrancando muitas risadas da plateia. A recepção foi tão positiva que está prevista mais duas apresentações do grupo no local.

No fim, todos puderam compreender a grandiosidade do projeto. Além do coordenador e da assistente social, o fiscal de obras José Alencar Alves Saravy também esteve no local tirando as dúvidas da população e explicando as dificuldades da obra.

Nenhum comentário: