terça-feira, 10 de agosto de 2010

Águas de Joinville incentiva talentos

4ª Edição do Concurso Teatral “Água para Sempre” investe na dramaturgia como forma de educar para o saneamento.

A Companhia Águas de Joinville está ampliando o sistema de tratamento de esgotos na cidade. Os primeiros bairros a receberem obras são Espinheiros, Vila Nova, Morro do Meio, Paranaguamirim, Jardim Paraíso e agora o Saguaçu. A meta é aumentar a cobertura da rede coletora para mais de 50% da cidade. Mas os investimentos vão além do canteiro de obras. Na 4ª edição do Concurso Teatral “Água para Sempre”, a expectativa da Companhia é que mais escolas da Rede Municipal de Ensino inscritas usem suas peças para educar as futuras gerações sobre a importância do tema.

O objetivo do concurso, que este ano leva o tema “Esgotamento Sanitário é Vida!”, é sensibilizar a comunidade para a importância da relação entre o homem, a sociedade e o meio ambiente e, também provocar, através do teatro, uma mudança de conduta para atitudes que busquem a sustentabilidade e qualidade de vida. A peça de teatro terá de abordar assuntos relacionados ao esgoto (o tratamento, “o que é?”, estações de tratamento, doenças vinculadas à falta de saneamento, obras de rede coletora de esgoto no município e a importância do tratamento dos dejetos).

Para a responsável pelo núcleo de planejamento e gestão ambiental da Companhia Águas de Joinville, a engenheira ambiental, Daniela Finder Vilela de Farias, o concurso de teatro é uma forma de trabalhar temas importantes com a comunidade de forma alegre e emocionante. “Assim, as pessoas podem compreender a importância desses assuntos e ao mesmo tempo ter momentos descontraídos”, completa.

O concurso é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville, os Núcleos de Educação Ambiental, Artes e Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Universidade da Região de Joinville e conta com o apoio da Fundação Cultural e da Tigre.

Cronograma:

  • Inscrições: 30 de julho;
  • As apresentações dos grupos de teatro: de 14 a 16 de setembro na Univille;
  • Divulgação do resultado será no dia 17;
  • Noite dos Vencedores: 20 de setembro às 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

Premiação:

As escolas (turmas) vencedoras receberão: 1º lugar um datashow para a escola e passeio dos alunos para o Parque Beto Carreiro, 2º lugar um notebook e o 3º, uma câmera digital. Os coordenadores das turmas vencedoras receberão como prêmio, um passeio para um hotel fazenda com direito a acompanhante.




Workshop


Para melhor orientar os coordenadores, a Companhia em parceria com a Faunos Cia Teatral ministrará, em agosto, um workshop de teatro com duração de 20 horas. O curso contará com atividades de dramaturgia, encenação teatral, interpretação e signos teatrais.

Nenhum comentário: