quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Águas de Joinville: cinco anos abastecendo nossa cidade

Em seu quinto aniversário, a Águas de Joinville projeta investir mais de R$ 220 milhões em esgoto e modernização na distribuição de água.


A Companhia Águas de Joinville completa nesta semana seu quinto aniversário como prestadora de um serviço público essencial para comunidade: levar água de qualidade aos lares dos joinvilenses e cuidar da coleta e tratamento do esgoto. O trabalho ao longo dos últimos cinco anos solidificou a posição da companhia como uma das principais empresas de saneamento de Santa Catarina. Hoje, a Águas de Joinville conta com um quadro técnico especializado e eficiente, estrutura adequada e equilíbrio financeiro que mantêm a qualidade dos serviços prestados aos joinvilenses. Mas, mesmo com todas as conquistas, ainda há muito trabalho pela frente e a Companhia trabalha firme para elevar a cobertura da rede de esgoto, garantir a qualidade da distribuição de águas e para preservar nossas nascentes e recuperar nossos rios degradados. Até o final de 2012, a Companhia Águas de Joinville deve investir mais de R$ 220 milhões na melhoria dos sistemas de água e esgoto. Para se ter idéia do tamanho destes investimentos, seria como se o município construísse 15 Centreventos Cau Hansen, ou 10 Arenas Joinville.

Obras de implantação da rede coletora de esgoto
Anos de história colocaram nossos rios como grandes depósitos de dejetos domésticos e industriais. Nas últimas décadas, a legislação ambiental obrigou a indústria a se adequar, mas o esgotamento doméstico só aumentou no período. Atualmente, apenas 15% da água utilizada é tratada antes de voltar à natureza, fruto de 30 anos sem investimentos em saneamento básico. Pensando na preservação do meio ambiente e consequentemente na qualidade de vida dos cidadãos, a Companhia Águas de Joinville pretende, nos próximos três anos, elevar os índices de esgoto tratado para 52%. Em torno de R$ 190 milhões estão sendo investidos para obras na área de tratamento de efluentes, com implantação de redes de esgotamento sanitário e construções de estações de tratamento.


E mais, o sistema de água também será modernizado. Novos reservatórios, modernização da Estação de Tratamento do rio Piraí, implantação de redes de macrodistribuição, além de outras ações que visam à melhoria no abastecimento de água na cidade estão em curso. São cerca de R$ 34 milhões investidos em obras que acontecem em vários pontos da cidade. Como o novo reservatório localizado na rua Tupy (para seis milhões de litros), que resolverá problemas de abastecimento água nos bairros Nova Brasília, São Marcos, Santa Catarina e Paranaguamirim, beneficiando mais de 30 mil pessoas, além de liberar os reservatórios da Zona Sul para atender exclusivamente os bairros daquela região. O reservatório em construção no Morro do Finder (oito milhões) vai trazer tranqüilidade no abastecimento da zona Leste (Aventureiro, Iririu e proximidades), mas especialmente para o Bom Retiro, Santo Antonio e Costa e Silva.



Centro Administrativo: maior qualidade e eficiência nos serviços

Neste último ano, a Companhia Águas de Joinville também ganhou uma casa nova, mais adequada ao tamanho da empresa, que trouxe mais economia e eficiência em seus processos diários. No dia 14 de dezembro de 2009, funcionários das diretorias de Operações, Expansão, Comercial, Financeiro e da Presidência passaram a ocupar o Centro Administrativo da Companhia, localizado no alto da Rua XV de Novembro. A empresa deixou de pagar aluguel de três locais diferentes.

A companhia operou por anos em três casas alugadas e com escritórios improvisados na Estação de Tratamento do Cubatão, distante mais de 20 quilômetros do centro de Joinville. Além dos gastos com aluguéis, a distância entre os setores aumentava os custos operacionais com telefonia e combustível e fragilizava a eficiência com a menor interação entre os departamentos.



Compromisso Social


Tarifa social: água mais barata para
quem realmente precisa

Em 2009, as regras para concessão da Tarifa Social da água foram humanizadas, o que possibilitou ampliar o número de famílias atendidas. Até então, aproximadamente 1,3 mil famílias recebiam o benefício. Com a flexibilização dos critérios e gerenciamento da Secretaria de Assistência Social do município, o número de atendidos ampliou para mais de 5 mil.

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