terça-feira, 27 de agosto de 2013

Concurso Água para Sempre: segunda parte do curso de montagem ocorreu nesta terça (27/8)

Professora Ruth Machado (E), do CEI Bem-me-Quer, conta a Rosane Bonaparte (D) e ao
público como foi seu trabalho com as crianças do berçário 

A segunda etapa da oficina de montagem teatral, atividade do 7º Concurso Água para Sempre, reuniu cerca de 60 professores nesta terça (27/8) no Teatro Juarez Machado. De manhã, professores e professoras expuseram o andamento de seus trabalhos, e alguns até interpretaram parte das peças que estão desenvolvendo com os alunos. À tarde, os participantes puderam assistir a uma apresentação de teatro de bonecos.
O tema do concurso deste ano é Água no País da Copa. “Coincidência ou não, encontramos uma bola, que havia sido jogada fora, quando levamos a turma para visitar um rio perto do CEI. Foi um pontapé marcante para iniciar nosso trabalho”, contam as professoras Lurdes Ponick e Marilei Chableski, do Maternal II do CEI Jardim Sofia.


A professora Ruth Machado, do Berçário II do CEI Bem-me-Quer, tem o desafio de dar noções sobre a importância da água para crianças de até 2 anos. “Antes, as crianças diferenciavam muito a chuva, a água do banho e a água de tomar. Agora a chuva, que antes era só chuva, também é ‘água que cai do céu’. Elas também criaram onomatopeias para a palavra água”, relata Ruth.

A professora Maria José e a coordenadora Simone, do CEI Mundo
Azul, interpretaram parte da peça que será encenada pelos alunos
Rosane Bonaparte, professora da oficina, falou sobre a importância da vivência dos alunos naquilo que estão estudando. “As saídas a campo com as crianças maiores são muito importantes para despertar a curiosidade, desenvolver percepções”, comentou.

A capacitação, não obrigatória, teve carga horária de oito horas. A semana de eliminatórias será em setembro, e a grande final será realizada em outubro. O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Fundema e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso teatral Água para Sempre 2013


Todos os anos a Companhia Águas de Joinville promove o concurso teatral Água para Sempre, para incentivar alunos da rede municipal a refletir sobre a preservação da água e do meio ambiente. A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, os trabalhos que são desenvolvidos em aula durante o processo de criação das peças. O tema deste ano será “Água no país da Copa”.

Neste ano, 56 escolas municipais vão subir ao palco e mostrar todo seu talento e criatividade. Haverá quatro categorias: A (CEI – turmas de berçário e maternal), B (CEI – turmas de 1º e 2º períodos), C (alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e D (alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano). A categoria A não apresentará peça teatral, mas deverá elaborar um vídeo de até três minutos com o resumo das atividades desenvolvidas durante o projeto.

Nenhum comentário: