quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Águas de Joinville recebe Prêmio Ser Humano SC 2012

A Companhia Águas de Joinville foi vencedora no Prêmio “Ser Humano SC 2012”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), conquistando troféus na categoria de Gestão de Pessoas e Trabalhos Acadêmicos.

O case “Gestão de Pessoas vai até você”, realizado pelo setor da Companhia, e o “Índice de Qualidade de Vida no Trabalho na Companhia  Águas de Joinville em 2011”, trabalho acadêmico de pós-graduação da assistente social Adriana Santos, foram os contemplados deste ano.

A cerimônia de entrega da quinta edição do prêmio foi realizada na sexta-feira passada, dia 9, na sede da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis.

“Gestão de Pessoas vai até você”

A equipe de Gestão de Pessoas da Águas
de Joinville representada por Tânia Correa, Adriana Loth,
Antonio Carlos Compiani Neto e Adriana Santos
Desde 2010, com a implantação do programa PPR (Participação por Resultados), são realizadas enquetes trimestrais de forma aleatória e anônima, junto aos colaboradores da empresa, a fim de medir o índice de satisfação em relação aos serviços prestados pela área de Gestão de Pessoas. Um dos pontos observados foi a diferença na avaliação dos funcionários do Centro Administrativo e das outras unidades da Companhia. Notou-se que a presença física dos funcionários era um diferencial que precisava ser implantado nas unidades distantes do setor Gestão de Pessoas.

Assim nasceu o projeto “Gestão de Pessoas vai até você”, com o propósito de promover a escuta ativa dos colaboradores da empresa, principalmente aqueles que trabalham nas unidades mais distantes do Centro Administrativo e em horários de trabalho diferentes do horário comercial.

Implantado em 2010, o programa consiste em visitas dos profissionais da área de Gestão de Pessoas aos colaboradores que atuam nas unidades distantes do Centro Administrativo, em todos os turnos de trabalho. No mínimo uma vez a cada mês, a equipe vai munida de formulário específico para anotar as dúvidas/questionamentos cujas respostas não podiam ser dadas de imediato.

O resultado deste programa é observado de forma tangível – por meio dos indicadores que mensuram a satisfação dos colaboradores em relação aos serviços prestados pela área de Gestão de Pessoas –, bem como de forma intangível, pelo depoimento cotidiano daqueles que se beneficiam do programa. Os depoimentos revelam entusiasmo por se saber que a empresa, representada pela área de Gestão de Pessoas, está disposta a aproximar-se cada vez mais dos seus colaboradores, ouvindo-os, auxiliando na resolução de problemas cotidianos e acatando suas boas ideias. 

“Esse projeto melhorou muito a comunicação interna”, aponta Adriana Loth. Nas visitas, havia dúvidas que muitas vezes os funcionários não sabiam responder. Elas são anotadas e discutidas no setor, para que haja uma resposta universal.  “Um ponto bom é que os representantes do setor fazem rodízio nas visitas. Assim, quem trabalha na ETA Cubatão, por exemplo, consegue conhecer todos os funcionários do setor Gestão de Pessoas.”

“Índice de Qualidade de Vida no Trabalho na Companhia  Águas de Joinville em 2011”

Cerimônia de entrega do Prêmio Ser Humano 2012
A assistente social Adriana Santos foi premiada na categoria “Trabalho Acadêmico” por sua monografia de pós-graduação intitulada “Índice de Qualidade de Vida no Trabalho na Companhia  Águas de Joinville em 2011”.  Além de identificar o índice, o projeto teve como objetivo avaliar a eficácia das ações já implementadas, determinar os fatores que influenciam a Qualidade de Vida no Trabalho na Companhia e propor à organização sugestões de melhorias para tratar as questões levantadas.

Uma pesquisa quantitativa e qualitativa foi aplicada a 70 funcionários. Foram 27 perguntas fechadas e duas questões abertas, abordando fatores como a integração de pessoas e equipes, e a flexibilidade e adaptabilidade a demandas externas. Os resultados apontaram que a maioria não tinha certeza da presença das características (inseridas em cada questão) na Companhia, ficando as médias entre 2,9 e 3,85 (que representa a resposta “nem concordo nem discordo” de uma escala que vai até 5).

Porém, os comentários obtidos nas duas questões abertas foram significativos para compreender as médias: eles demonstraram que os colaboradores percebem um ambiente de trabalho agradável, alegre e acolhedor, em que os colegas se respeitam e se ajudam. Mas também sugerem melhorias, principalmente quanto à integração e comunicação entre setores, à flexibilidade em políticas e procedimentos.

“Com esse trabalho, eu percebi que precisamos reforçar mais as campanhas de comunicação interna. Nas respostas, muitos se lembraram de ações do setor como plano de saúde e laboral, esquecendo de eventos como o Dia do Trabalhador e a Visita dos Funcionários à Companhia. Eu considero esses eventos fundamentais para a qualidade de vida no trabalho”, ressalta Adriana.

Sobre o Prêmio “Ser Humano SC 2012”


O prêmio “Ser Humano SC” tem como propósito reconhecer as empresas e profissionais que desenvolvem projetos e programas para agregar valor à gestão das pessoas, estimulando o desenvolvimento humano e das organizações.

São três categorias: cases em Gestão de Pessoas, Projetos Socioambientais e Trabalhos Acadêmicos (de estudantes em pós-graduação, mestrado ou doutorado que estejam aplicando suas pesquisas em empresas públicas ou privadas). Os cases inscritos são avaliados por um comitê especializado, composto por representantes do meio acadêmico, empresarial e entidades de classe, conforme critérios de apresentação, aplicabilidade, inovação, conteúdo e resultados. Neste ano, a associação recebeu 57 inscrições, um aumento de 67% em comparação com 2011, quando 34 empresas participaram.

É a terceira vez que a Águas de Joinville recebe este prêmio. Em 2010, a dissertação de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da coordenadora de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida, Adriana Falcão Loth, intitulada “Avaliação do comprometimento dos trabalhadores da Companhia com a política de saneamento básico”, foi o trabalho acadêmico premiado. Ano passado o case “CCQ em Empresa Pública: O uso do CCQ como ferramenta de promoção da participação e do reconhecimento de funcionários na Companhia”, trabalho do assessor de Planejamento e Gestão da Qualidade, Thiago Zschornack, foi o vencedor da categoria Gestão de Pessoas.

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