segunda-feira, 9 de julho de 2012

Patrulha da Água: o futuro nas mãos dos pequenos



Agora é oficial: a Natureza conta com mais 44 protetores. A formatura das crianças que fizeram parte do projeto Patrulha da Água aconteceu na última quinta-feira (5), no auditório do Centro Administrativo da Companhia Águas de Joinville.

Desenvolvido pela Coordenação de Educação Socioambiental da Diretoria de Expansão e Novos Negócios, o projeto tem como objetivo principal criar e desenvolver o senso de conscientização em alunos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais. No primeiro semestre de 2012, as escolas participantes foram a Hans Dieter Schmidt, do bairro Jardim Paraíso, e Pedro Ivo Campos, do bairro Costa e Silva. Os bairros abrigam canteiros de obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário.

Para o presidente da Companhia, Luiz Alberto de Souza, contemplar o entusiasmo e a atitude ecológica das crianças é revigorante para dar continuidade a projetos como esse. “Nessa festa, as estrelas são as crianças e através delas confirmamos que é possível transformar o comportamento das pessoas por meio da educação”, finaliza o diretor diante do auditório lotado de alunos, professores e pais orgulhosos.
 

Liam e família: "Agora eu vou multiplicar", anuncia Liam
Aliás, o grande diferencial nessa formatura foi a presença das famílias. O público superou todas as expectativas e deu um tom ainda mais emocionante à cerimônia. Famílias inteiras como a de Liam França, dez anos, compareceram ao evento. Para Felipe França, pai de Liam, o projeto reforça os valores que as famílias buscam ensinar aos filhos. “Ele já tinha um comportamento sustentável que incentivamos, mas com a Patrulha, seu envolvimento no assunto ficou ainda mais forte”, conta.




Arthur e família: "Só faltou a mãe", conta Arthur
A família do pequeno Arthur Filipe Costa, de oito anos, veio quase completa: os avós, o pai e o irmãozinho de quatro anos estavam presentes. Odirlei Costa, pai de Arthur, explica que a esposa só não compareceu porque não conseguiu sair mais cedo do trabalho. Para as crianças, o fim do projeto é o início de uma nova e estimulante jornada, pois aprenderam durante os encontros que suas atitudes podem ser grandes exemplos para as pessoas com quem convivem. O patrulheiro Arthur já mudou seus hábitos e agora se engaja na missão de transformar a família. Que o diga Renan, seu irmão mais novo. “Eu ligo a torneira pra escovar os dentes, tchiiiiii, e ele manda eu desligar”, confessa o menino. Ele ainda conta que participou de alguns encontros (extraoficialmente) e também aprendeu bastante.

No segundo semestre, mais escolas receberão o “Patrulha da Água”. O projeto é uma realização da Companhia Águas de Joinville com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: