terça-feira, 3 de julho de 2012

Nas trilhas da educação ambiental

Trilha ecológica dentro da área da ETA (Estação de Tratamento de Água) Cubatão levará crianças e adultos a conhecer um pedaço da Mata Atlântica


A bromélia é uma espécie típica da Mata Atlâtica, e poderá ser apreciada na trilha

Percorrer um caminho dentro da mata, respirar ar puro e observar diversas espécies da fauna e flora local. Esta é a proposta da Trilha Ecológica, um projeto desenvolvido pela Companhia Águas de Joinville para levar o público a conhecer a natureza de perto, com todas as suas cores e sons e, dessa forma, estimular a consciência ambiental.

O percurso – que terá 180 metros de extensão, 4 pontes e 1 deck – abrange parte da área onde está instalada a ETA Cubatão, em Pirabeiraba, e já tem o projeto pronto. O trajeto foi planejado para orientar e ensinar crianças e adultos sobre a importância das matas ciliares para a preservação de rios e mananciais.

A trilha foi definida por técnicos da Águas de Joinville, juntamente com professores do projeto “Trilhas” da Univille e apoio de biólogos da Fundema. “O traçado foi feito de acordo com a localização das espécies mais expressivas desse ecossistema”, afirma Daniela Finder Vilela de Farias, engenheira ambiental da Companhia. Na segunda quinzena de julho será aberta a licitação para execução do projeto. O valor será de aproximadamente R$ 167 mil.

As visitas serão guiadas por agentes socioambientais da Águas de Joinville. “Vamos explicar, principalmente, que não apenas a água que vamos beber, mas toda a fauna que vive nela, e nas matas às margens dos rios, são beneficiadas com a preservação”, explica Alessandra Mendes, coordenadora do setor de Educação Ambiental da Águas de Joinville.

Dentre os animais que podem ser encontrados na região estão o quati, o porco-do-mato, além de grande quantidade de anfíbios e aves – jacus, saracuras, pica-paus e belas saíras-sete-cores. A flora também não deixa a desejar: são palmeiras, bromélias, ingás, bacuparis, entre outros.


Outros projetos de educação ambiental
Outra iniciativa na área de Educação Ambiental da Companhia é o concurso “Teatro Água para Sempre”, que incentiva crianças do ensino fundamental a refletir sobre a importância da água e do tratamento adequado do esgoto.

O projeto “Patrulha da Água”, por sua vez, visa à formação de pequenos agentes multiplicadores, envolve turmas do 6º ano de escolas municipais com atividades quinzenais: visitas, aulas práticas e palestras sobre água, esgoto e consumo consciente. As escolas escolhidas são as que se encontram nas áreas que estão recebendo a rede de esgoto.

Visitas
Hoje, mesmo sem a trilha, grupos que tenham interesse em conhecer o processo de tratamento da água podem agendar uma visita à ETA Cubatão pelo telefone 2105-1733/ 2105-1743, do setor de educação ambiental da Águas de Joinville. As visitas são feitas sempre às quartas ou sextas-feiras. É permitido no máximo 40 pessoas por visita (adultos e crianças a partir de 10 anos), divididas em 2 grupos de 20 pessoas, com 1 monitor acompanhando cada grupo.



Nenhum comentário: