sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Águas de Joinville inicia primeira fase da ampliação da ETA Cubatão

Máquinas preparam o terreno da estação de tratamento de lodo, obra que antecede a construção do novo flocodecantador

Já foi iniciada a primeira etapa do conjunto de obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. Neste primeiro momento, está sendo construída a Estação de Tratamento de Lodo (ETL), trabalho que já começou em novembro passado. Em uma próxima fase, será dado início as obras para ampliação da capacidade de produção de água da ETA Cubatão. Os engenheiros estão testando a base que receberá a estrutura do novo flocodecantador e do prédio que receberá mais uma bateria de filtros. No total, a Companhia está investindo mais de R$ 18 milhões nessas melhorias, necessárias para garantir o abastecimento de água da Joinville dos próximos 20 anos.

Como na maioria das estações de tratamento de água do país, atualmente, o lodo, decorrente da filtragem da água, que vem do rio, retorna concentrado para a natureza. Com a construção da ETL, todo lodo proveniente do tratamento de água será tratado e os rejeitos sólidos resultantes do processo não serão mais devolvidos ao rio. Depois da secagem, o material poderá ser reaproveitado, ou mesmo descartado no aterro industrial. Aproximadamente R$ 6 milhões estão sendo investidos nessa estação.

Os engenheiros esperam concluir a obra de ampliação da ETA Cubatão nos próximos dois anos. Atualmente, a estação que abastece 70% de Joinville tem capacidade para produzir 1,25 mil litros de água por segundo. O objetivo é elevar a capacidade de produção para 1,9 mil litros por segundo.

Nenhum comentário: