terça-feira, 9 de agosto de 2011

Companhia Águas de Joinville completa seis anos de atividades

Em 2005, Joinville decidiu mudar, cuidar do seu próprio destino, e criou a Companhia Águas de Joinville. E neste dia 2 de agosto, a Companhia completou seis anos de história. Tempo em que muito se investiu em tecnologia, aprendizado e que muito se evoluiu para conquistar a confiança de toda a cidade. Hoje, todos sabemos que a opção da municipalização dos serviços de água e esgoto foi a decisão correta.

Com o anoitecer do dia 31 de julho de 2005, um domingo, encerrava-se mais de 30 anos de gestão da água nas torneiras joinvilenses pela empresa estadual de saneamento. Os dias seguintes não foram fáceis para a Companhia que estava nascendo. O embate começou nos portões trancados da Estação de Tratamento do Cubatão e acabaram no Judiciário. No dia 2 de agosto, por força de uma decisão judicial, funcionários da Companhia tomaram os postos de trabalho e deram início à nova história do saneamento em nossa cidade.

E, com apenas seis anos de trabalho, a empresa se tornou referência. Essa é a Companhia Águas de Joinville. E essa foi uma conquista dos trabalhadores que, com muita dedicação, chegam aos seis anos de empresa em constante evolução.

O início não foi fácil, e exigiu muita força de vontade dos pouco mais de trinta colaboradores. Houve quem trouxe computador de casa, quem almoçou sentado no chão, e quem enfrentou um desafio: acreditar em um sonho.

Para o presidente da Companhia, Luiz Alberto de Souza, uma palavra que define a empresa hoje, é maturidade. "A maturidade que a empresa alcançou nesses seis anos a colocam em um patamar igual ou maior do que muitas empresas deste setor". Ele também destaca o profissionalismo da equipe e parabeniza a todos pelo engajamento na luta para elevar os índices do saneamento básico da cidade. "Parabéns para a Companhia e para todos os profissionais da casa."

Hoje, a Companhia conta com 274 colaboradores, além das empresas prestadoras de serviços. Para Elissa, este resultado é uma história de comprometimento e sucesso, que só tende a evoluir.

Investimentos de R$ 220 milhões

A Companhia Águas de Joinville chega aos seis anos com uma grande responsabilidade em suas mãos: elevar os índices de esgoto tratado, sem descuidar dos investimentos em água; e para tanto empreende a maior obra de saneamento da história da cidade. Entre obras em curso, em processo de licitação e com contratos de financiamentos já firmados, são mais de R$ 220 milhões sendo investidos em Joinville pela Companhia.

O Morro do Amaral agora tem esgoto tratado e, neste momento, estão sendo finalizadas as obras de implantação de esgoto sanitário nos bairros Saguaçu, Vila Nova e Espinheiros. E já começaram as obras no Glória e Atiradores. E começam ainda este ano as obras no Costa e Silva, Santo Antônio e Bom Retiro. O Jarivatuba vai ganhar uma Estação de Tratamento de Esgoto, em substituição das antigas lagoas de estabilização. Vila Nova e Espinheiros também vão ganhar estação de tratamento de esgoto.

A distribuição de água também está melhorando. Está em curso a construção da nova Adutora do Piraí (com 17 km extensão) e mais um megarreservatório de água, desta vez no Morro do Finder. Em março passado foi entregue o megarreservatório da Rua Tupy. Ainda, a Companhia já tem projeto para aumentar a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água do Cubatão, que hoje abastece 70% da cidade, uma necessidade para dar tranqüilidade para o povo joinvilense para os próximos 20 anos. 

Nenhum comentário: