terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto da nova estação de tratamento de esgoto depende da desocupação da área invadida

Liminar judicial dá prazo de 24 horas para saída pacífica, o que dispensaria ação policial

Na imagem acima está o projeto básico da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba, que deverá substituir as atuais lagoas de estabilização, sistema que, por conta do mau cheiro, tanto vem incomodando as comunidades próximas nos últimos anos. A via que aparece tracejada em vermelho, cortando o desenho, é a continuação da Rua Espigão e será remanejada, uma providência necessária para viabilizar o projeto. E é justamente esta a área invadida no último final de semana, situação que coloca em risco todo o projeto.

A área total do terreno, com aproximadamente 190 mil metros quadrados, vai comportar a nova ETE, que terá capacidade para processar até 1,2 mil litros por segundo quando totalmente concluída. A estação atual, com lagoas de estabilização, tem capacidade para processar até 400 litros por segundo.

As qualidades da nova ETE Jarivatuba, no entanto, vão além da produtividade. Com novas tecnologias, a nva estação, além de mais efetiva, também processará o esgoto sem exalar o mau cheiro, característica do sistema atual.

Liminar

A invasão da área destinada à construção da nova ETE Jarivatuba afeta negativamente os planos da Companhia, mas prejudica de maneira ainda mais evidente toda comunidade local. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville já concedeu a reintegração de posse à Águas de Joinville, que deverá ser cumprida nas próximas horas, inclusive com força policial, se necessário.

Assim, a Companhia pede que as pessoas que invadiram a área desocupem o local imediatamente, de maneira pacífica, sem que haja necessidade de força.

A Companhia Águas de Joinville é uma empresa pública que prima pela ética nas relações, profissionalismo e transparência no agir, e todas as suas decisões tem como norte o respeito ao ser humano, ao meio ambiente, à Justiça e o compromisso social.

Nenhum comentário: