sexta-feira, 8 de julho de 2011

Programa da Águas de Joinville recebe prêmio nacional

“Óleo e Água não se Misturam” é reconhecido como melhor campanha para conscientização da população

A preocupação com o meio ambiente, com a conscientização da população e com o bom uso dos recursos públicos da Companhia Águas de Joinville foram reconhecidos através do “Prêmio 5 de Junho” concedido pelo Instituto Negócios Públicos, na noite de quinta-feira (7/7), em Curitiba.

O projeto que deu origem ao “Programa Óleo e Água não se Misturam” foi escolhido como melhor campanha promovida por órgão/entidade pública voltada à conscientização da população quanto à sustentabilidade, na categoria “Elaboração de Projetos”. O programa surgiu para combater o descarte inadequado nas tubulações de esgoto do óleo de cozinha utilizado em frituras, problema que causa cerca de 40% das reclamações relativas à rede de esgoto.

O projeto da gerência de projetos de engenharia e gestão ambiental da Águas de Joinville, desenvolvido pela engenheira ambiental Daniela Finder Vilela de Farias e equipe, concorreu com outras 13 entidades de vários estados do Brasil.

A Companhia também concorreu na categoria “Campanha Educacional voltada à conscientização da População quanto a sustentabilidade socioambiental” com o trabalho “Meio Ambiente, Educação e Comunidade: Contribuições da Companhia Águas de Joinville para o Desenvolvimento Humano Sustentável no Município” desenvolvido pela coordenação de educação socioambiental. No total, dos 60 finalistas (entre eles Sabesp, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Samae de São Francisco do Sul), 12 tiveram seus trabalhos reconhecidos nas subcategorias do Prêmio.

O “Prêmio 5 de Junho”, cujo o nome faz menção ao dia Mundial do Meio Ambiente, foi idealizado pelo Instituto Negócios Públicos que presta assessoria para elaboração e regulamentação de leis sobre sustentabilidade no setor público entre outros serviços. A coordenação científica foi da PUCPR, com patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal.

O “Projeto Óleo e Água não se Misturam” é uma realização da Companhia Águas de Joinville e da Prefeitura de Joinville com o apoio da Eco-biosul do Brasil, Fundema, Ambiental Saneamento e Concessões LTDA, SESI, Secretaria Municipal de Educação e Caixa Econômica Federal.


“Um prêmio dessa importância ajuda a respaldar os
trabalhos desenvolvidos pela Companhia para
recuperar o passivo ambiental da cidade.”


Luiz Alberto de Souza
Presidente da Companhia Águas de Joinville

“A conquista deste prêmio mostra que ações simples e
 bem elaboradas, quando colocadas em prática, dão
excelentes resultados e é, também, a prova da importância
das parcerias e do trabalho em equipe com respeito e dedicação.”

Daniela Finder Vilela de Farias,
Engenheira ambiental responsável pelo projeto


Nenhum comentário: