quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Águas de Joinville lança edital de concurso nesta sexta (01/10)

A partir desta sexta-feira (01/10), no site da Sociesc, está disponível o edital do concurso público 002/2010 da Companhia Águas de Joinville. Ao todo, serão 14 vagas divididas entre cinco cargos. As inscrições vão de 04/10 a 05/11/2010.

IMPORTANTE: Não deixe de ler o edital. Todas as informações sobre os pré-requisitos, salários e descrição sumária dos cargos estarão disponíveis nele.

Mais informações, no site da Sociesc.

CargosVagas
Assistente sup. administrativo
Operador de estação
Técnico em edificações
Técnico em saneamento
Técnico em segurança do trabalho
Analista contábil
Químico
5
1
1
4
1
1
1

Conheça a Águas de Joinville e os principais benefícios dos funcionários navegando nos links da página: http://bit.ly/9ZK380

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Técnicos da Companhia Águas de Joinville consertam rompimento em adutora

Abastecimento da zona Sul foi interrompido e o trânsito na Rua Florianópolis ficou em meia pista

Técnicos da Companhia Águas de Joinville trabalharam durante esta tarde para consertar um rompimento numa adutora de 600 mm. Para a manutenção, foi necessário desabilitar a rede que atende a Avenida Procópio Gomes até a zona sul. Conforme previsão dos técnicos da Companhia, o serviço foi concluído no final da tarde e o abastecimento foi religado.

A Companhia pede a compreensão de toda a população. Lembrando que conforme a Lei nº 2.260 de 1988, sancionada pelo então prefeito Wittich Freitag, é obrigatório a instalação de reservatórios de água em residências unifamiliares, o que minimizaria o problema de abastecimento em tais circunstâncias.

domingo, 26 de setembro de 2010

Acidente na D. Francisca interrompe alimentação de energia na ETA Cubatão

Um acidente, ocorrido às 3 horas da madrugada deste domingo (26/090), interrompeu o fornecimento de energia elétrica para estação de tratamento de água (ETA) do Cubatão. Por conta disso, 70% da cidade amanheceu sem abastecimento de água.

A Celesc foi acionada, mas quando restabeleceu o sistema de energia, os reservatórios da cidade já estavam com os níveis baixos. Conforme a Assessoria de Comunicação da Companhia, a ETA está funcionando e bombeando água para os reservatórios, a previsão é de que as regiões mais baixas serão as primeiras a ter o abastecimento de água restabelecido já no início da tarde e de que o sistema esteja totalmente normalizado no início da noite.

Até lá, a Companhia pede a compreensão de toda a população e o consumo consciente da água. Lembrando que conforme a Lei nº 2.260 de 1988, sancionada pelo então prefeito Wittich Freitag, é obrigatório a instalação de reservatórios de água em residências unifamiliares, o que minimizaria o problema de abastecimento em tais circunstâncias.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

COMPANHIA QUER AMPLIAR AINDA MAIS O NÚMERO DE FAMÍLIAS NA TARIFA SOCIAL

Esforços da Companhia e assitentes sociais ampliam em 300% o número de famílias atendidas

Assistentes sociais tem repasse técnico de engenheiros da Cia
De um ano para cá, o número de famílias cadastradas na Tarifa Social triplicou, ainda assim, a Companhia Águas de Joinville arregaça as mangas para que o benefício chegue a toda população carente. Um esforço que tem dado certo: em média, 200 famílias são cadastradas mensalmente. E para que esse trabalho continue eficaz, é preciso boa comunicação entre a Companhia e as assistentes sociais da Prefeitura, o principal elo com a comunidade. Por isso, foram feitos dois encontros para apresentação de dados sobre a Tarifa Social e sobre as obras que a Águas de Joinville está executando pela cidade.

Um desconto de 57% na conta de água é importantíssimo para população carente. Os R$ 12,68 de diferença na tarifa, com o cadastro na Tarifa Social, podem ser usados para compra de alimentos, remédios ou até para possibilitar a ida a um evento cultural. Até 2009, havia 1.325 famílias com esse benefício. Em 12 meses, esse número subiu para 5.412. Para que seja ampliado ainda mais, a Diretoria Comercial (DICOM) e Gerência de Relacionamento com o Cliente promoveram duas reuniões com as assistentes sociais da Prefeitura e debater dados sobre a realidade social de Joinville. Segundo DICOM, as assistentes são  aliadas para ampliar o número de famílias beneficiadas pela Tarifa Social. Por isso, é muito importante esse encontro.

De acordo com a assistente social da Prefeitura Vera Lúcia Leão, o benefício da Tarifa Social é essencial para vida de muitas famílias carentes. Para ela, a diferença na conta de água faz com que muitas pessoas consigam pagar suas despesas. “Facilita o acesso. Muitas famílias não conseguiam pagar, faziam gato, agora elas conseguem legalizar a situação”, diz a assistente social.

São as assistentes sociais da Prefeitura as responsáveis pela autorização do cadastro das famílias na Tarifa Social. Segundo a DICOM, “são elas que têm a competência para analisar quem tem direito ao benefício”. Esse momento de diálogo é muito importante, pois as assistentes sociais são a ponte entre a Companhia e a população. São elas as responsáveis pelo crescimento significativo no número de famílias cadastradas na Tarifa Social. É por isso que é preciso que esse trabalho seja feito em conjunto e com sensibilidade.

Vera Lúcia: Famílias podem legalizar a situação
O momento foi relevante também para apresentar os trabalhos que a Águas de Joinville está realizando. As assistentes sociais puderam compreender que os transtornos que ocorrem durante as obras são necessários para que os benefícios apareçam em um futuro próximo. A assistente social da Companhia, Alessandra Mendes, e o coordenador de obras Michel Bitencourt estiveram presentes para tirar todas as dúvidas. “Foi interessante conhecer o trabalho e os investimentos, até para esclarecer melhor para comunidade”, conta a assistente social Vera.


Informação e sensibilidade

Baseado na percepção que as profissionais de assistência social precisam ter para ajudar no combate às desigualdades sociais, o trabalho feito por elas leva o benefício para milhares de famílias carentes. São elas que têm sensibilidade e competência para ajudar a situação da população que está à margem da sociedade. As assistentes sociais além de avaliações para a Tarifa Social, realizam atendimento também para outros programas sociais do governo federal e municipal. Elas caminham pelo bairro e vão de casa em casa conhecer a realidade dos cidadãos joinvilenses. Por isso, o diálogo entre as profissionais e a Companhia deve acontecer regularmente. A intenção é que haja reuniões semestrais. Nelas, a informação transmitida em via de mão dupla será imprescindível para fortalecer as abordagens com a população e para que todas as famílias carentes possam ser beneficiadas com a Tarifa Social.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma noite de vencedores

Fotos: Chico Maurente
Premiação no Teatro Juarez Machado trouxe magia e conscientização para plateia lotada

Quando as cortinas vermelhas do Teatro Juarez Machado subiram pela primeira vez na noite dessa segunda (20/09), entraram em cena todo o talento e trabalho que professores, pais e alunos da rede municipal de ensino dedicaram ao longo de dois meses de preparação para o Concurso Teatral Água para Sempre, promovido pela Companhia Águas de Joinville.

Foi uma noite mágica em que vívidas gotas d'água, personagens da literatura infantil, um jacaré e até simpáticos ratinhos falaram sobre doenças, os benefícios do esgotamento sanitário, a necessidade de construir uma consciência coletiva em relação ao tratamento de esgoto e a responsabilidade de cada cidadão. As quase 500 pessoas que lotaram o teatro puderam rir e se emocionar com as histórias contadas por alunos do ensino fundamental divididos nas categorias A (4º ao 6º ano) e B (7º ao 9º ano).

Gotas da escola Anita Garibaldi : 1º lugar na categoria A
Os atores da Escola Municipal Anita Garibaldi, primeiro lugar na categoria A, encenaram o texto "Costurando Qualidade de Vida". Nele, gotas de água contaram como o tratamento do esgoto pode manter a qualidade dos mananciais permitindo que a água complete seu ciclo. Para a assistente social da Companhia Alessandra Mendes, um momento emocionante foi quando as gotinhas lembraram que é graças aos esforços em coleta e tratamento sanitário da Águas de Joinville que elas, que representam a água, podem continuar seu caminho. "Mesmo que a função não trabalhe diretamente com a coleta e o tratamento da água e esgoto, cada funcionário contribui para distribuir qualidade de vida", completa.


Vitória emocionada: ela também vai passear
 Antes da última apresentação, a engenheira ambiental Daniela Finder Vilela de Farias subiu ao palco para dar a notícia que fez a sala inteira vibrar. O passeio no Parque Beto Carrero que seria a premiação apenas do primeiro lugar de cada categoria, foi estendido a todos os vencedores da noite. A notícia pegou de surpresa a estudante Vitória Coral que interpretou a princesa desencantada na peça "Num Reino nem tão Distante" da escola municipal Orestes Guimarães, que ficou em terceiro lugar na categoria A. O riso e as lágrimas se confundiam no rosto da pequena atriz impedindo que as palavras saíssem.

Escola municipal Orestes Guimarães: 1º lugar na categoria B
A última campeã em cena foi a escola municipal Orestes Guimarães que ficou em primeiro lugar na categoria B. A peça "Entrando pelo Cano" apresentou, com muito humor e música, um programa de TV que retratava o ponto de vista de uma comunidade de ratos que está de bem com a vida e com a falta de esgoto tratado.

O concurso é uma parceria da Companhia Águas de Joinville com a Prefeitura de Joinville, os Núcleos de Educação Ambiental, Artes e Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Universidade da Região de Joinville e conta com o apoio da Fundação Cultural e da Tigre. Nas próximas semanas, a organização se reunirá para pensar no evento do ano que vem.


Impressões


Silvestre da Fundação Cultural
Utilizar o teatro como ferramenta de transformação e promover o debate na rede municipal de ensino foram estratégias encontradas pela Companhia como formas de romper paradigmas trabalhando com educação de maneira integrada, assim resumiu o diretor presidente da Fundação Cultural Silvestre Ferreira. “A cidade investe em saneamento e para que as pessoas possam entender o que está acontecendo precisamos dessas iniciativas”, finaliza.




Presidente da Cia: Atanásio
As obras cujas metas são aumentar a capacidade de reservação e distribuição de água e elevar a cobertura da rede coletora de esgoto para mais de 50% da cidade foram o ponto de partida do discurso de abertura do presidente da Companhia, Atanásio Pereira Filho. Concomitante aos 224 milhões de investimentos em água e esgotamento sanitário que a companhia estará investindo até 2012, estão os esforços que vão além do canteiro de obras. São as ações de educação e mobilização ambiental que explicam e conscientizam a população através do teatro e educação. “A natureza cria, mas somente a educação preserva”, encerrou Atanásio.


Os vencedores:
 Clique nas imagens para ampliar.

CATEGORIA A:
 
Escola Municipal Anita Garibaldi : 1º lugar

Escola Municipal Hans Dieter Schmidt:  2º lugar

Escola Municipal Orestes Guimarães:  3º lugar
 
CATEGORIA B:


Escola Municipal Orestes Guimarães: 1º lugar
 


Escola Municipal Pedro Ivo Campos: 2º lugar



Escola Municipal Karin Barkemeyer:  3º lugar
 

Assessoria de Comunicação - ACOM

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Saiu a lista dos campeões do 4º Concurso Teatral Água para Sempre

Premiação acontece no próximo dia 20, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado

Após meses de preparação e alguns dias de angústia, alunos e coordenadores podem finalmente respirar com tranquilidade. Hoje (17), saiu o resultado das escolas vencedoras do 4º Concurso Teatral Água para Sempre, da Companhia Águas de Joinville. As apresentações ocorreram nos dias 14, 15 e 16 de setembro.

O concurso foi dividido em duas categorias (do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano) e em cada uma delas foram premiadas as três melhores escolas. As duas escolas com melhor qualificação em cada categoria serão premiadas, cada uma, com um datashow e troféu. As duas segundas colocadas receberão notebook e troféu. Já para as duas terceiras colocadas o prêmio será câmera digital e troféu.

Os alunos das escolas vencedoras ganharão um passeio no parque Beto Carrero World, com transporte de ida e volta. Já os coordenadores passarão um agradável dia em um hotel fazenda.

No dia 20 deste mês acontece a noite de gala, com a apresentação das seis melhores escolas. O evento ocorrerá no Teatro Juarez Machado, às 19 horas. A entrada será 1 kg de alimento.

Lista dos campeões:

Categoria A (4º a 6º ano)

1º lugar: Escola Municipal Anita Garibaldi

2º lugar: Escola Municipal Hans Dieter Schmidt

3º lugar: Escola Municipal Orestes Guimarães


Categoria B (7º a 9º ano)

1º lugar: Escola Municipal Orestes Guimarães

2º lugar: Escola Municipal Pedro Ivo Campos

3º lugar: Escola Municipal Karin Barkemeyer

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RESERVATÓRIO DA RUA TUPY DEVE SER CONCLUÍDO ATÉ DEZEMBRO

Obra, em aço vitrificado, vai beneficiar bairros da zona Oeste e Sul de Joinville


Quem passa pelas ruas do bairro Nova Brasília e São Marcos percebe a grande movimentação de máquinas e trabalhadores, mas certamente não faz ideia do tamanho da obra em construção e menos ainda de seus benefícios. Isso porque os trabalhos não param para construção do reservatório na Rua Tupy e toda sua rede de macrodistribuição. Após as análises geológicas, a terraplenagem, o ajardinamento (para contenção das encostas), o trabalho agora é no sistema de absorção de água no solo e seu encaminhamento para rede de drenagem. Esses serviços estruturais são essenciais para a segurança do local. Nos próximos dias serão iniciadas as obras de concretagem da base do reservatório.


O reservatório da Rua Tupy, que ganhou a denominação de R-10, será construído com chapas de aço vitrificado, tecnologia que permite maior racionalização de materiais durante a construção, além de aumentar a velocidade de execução do serviço. Com capacidade para abastecimento de 6 milhões de litros, o R-10 beneficiará diretamente mais de 30 mil pessoas e liberará os reservatórios da Zona Sul para atender exclusivamente os bairros daquela região. O custo total da obra está orçado em R$ 8 milhões, valor que além dos materiais, inclui a construção da subadutora, da rede de macrodistribuição e do acesso ao local.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Coordenadores têm repasses técnicos de som e luz para 4ª edição do Concurso Teatral “Água para Sempre”

Coordenadores das escolas participantes do Concurso Teatral “Água para Sempre” recebem, hoje (08), os últimos toques e dicas antes que as primeiras cortinas subam no dia 14.

O reconhecimento do palco é fundamental para que cada peça possa fluir em todo seu potencial. O mesmo vale quando se tratam dos efeitos de luz e som utilizados durante uma apresentação teatral. Com a visita de reconhecimento, os coordenadores das escolas terão a oportunidade de tirar dúvidas e receber dicas que poderão dar um toque especial a cada momento das apresentações. A visita ocorre nesta quarta (08), das 08h30min às 14h30min, no Centro de Artes e Design da Univille.

As eliminatórias do concurso serão nos dias 14, 15 e 16 de setembro no Centro de Artes e Design da Univille.

A noite de gala, aberta a toda a comunidade, será no Teatro Juarez Machado no dia 20. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.


Sobre o concurso

O objetivo do concurso, que este ano leva o tema “Esgotamento Sanitário é Vida!”, é sensibilizar a comunidade para a importância da relação entre o homem, a sociedade e o meio ambiente e, também provocar, através do teatro, uma mudança de conduta para atitudes que busquem a sustentabilidade e qualidade de vida. A peça de teatro terá de abordar assuntos relacionados ao esgoto (o tratamento, “o que é?”, estações de tratamento, doenças vinculadas à falta de saneamento, obras de rede coletora de esgoto no município e a importância do tratamento dos dejetos).

O concurso é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville, os Núcleos de Educação Ambiental, Artes e Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Universidade da Região de Joinville e conta com o apoio da Fundação Cultural e da Tigre.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ESGOTAMENTO SANITÁRIO: MAIS UM MARCO PARA JOINVILLE

Evento na Prefeitura simboliza os esforços para investimentos em toda a cidade

Carlito Merss e Atanásio assinaram a ordem de serviço
Companhia Águas de Joinville e Prefeitura Municipal assinaram ontem (2), a ordem de serviço para o início das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário em duas ruas próximas à sede da Prefeitura. O documento marca o começo dos trabalhos nas ruas Leopoldo Lepper e Otto Eduardo Lepper. Desde a construção do prédio da Prefeitura, em 1996, as instalações hidrossanitárias não estavam ligadas à rede de esgoto. O evento contou com a presença do prefeito Carlito Merss, do presidente da Companhia, Atanásio Pereira Filho, demais autoridades e técnicos da Companhia.

Atanásio relembrou com saudade do tempo em que podia tomar banho nas águas do rio Cachoeira. Atualmente, o esgoto sanitário é jogado no rio após passar por apenas fossas e filtros, que no máximo tratam 60% dos resíduos. Após 25 anos sem investimento no setor, Águas de Joinville e Prefeitura têm trabalhado duro para alcançar 52% de esgoto tratado e mudar um pouco essa realidade. “Os joinvilenses têm que se orgulhar dessas obras”, destaca o presidente da empresa de saneamento.

Obras ao lado da Prefeitura iniciaram ontem (2)
Carlito não chegou a nadar, mas pôde remar no Rio Cachoeira. Aliás, Cachoeira era o nome do clube no qual o prefeito era atleta de remo. “Não sou do tempo do Atanásio. Na minha época o rio já estava um pouco sujo. Só pude remar.”, explica. Segundo Carlito, é obrigação do poder público mudar essa realidade. “Não podemos sossegar enquanto não revertermos isso”, e completou com sua famosa frase, “o saneamento é básico”.

Durante o evento, as máquinas não pararam. Logo depois da cerimônia, autoridades e demais presentes tiveram a oportunidade de ver de perto a implantação do sistema de esgoto.

A etapa da sede da Prefeitura Municipal faz parte das obras de instalação da rede de esgotamento sanitário que levará a coleta e tratamento para todo o bairro Saguaçu e parte do Iririú. O projeto é mais um passo para a despoluição do rio Cachoeira. Serão 1.563 domicílios interligados por uma rede de 28 quilômetros em um investimento de quase R$ 6 milhões que são parte dos R$220 milhões que serão revertidos em benefícios na distribuição de água e na coleta e tratamento do esgoto sanitário.


Antes do evento, equipe do NPGA falou aos servidores sobre a obra

Ação começou na entrada do estacionamento
Desde as sete e meia da manhã, colaboradores da Companhia Águas de Joinville trataram de informar os servidores da Prefeitura dos transtornos e benefícios das obras. A ação iniciou na entrada do estacionamento e depois foi de setor em setor. Essa abordagem é feita regularmente onde estão acontecendo às obras de implantação do esgoto sanitário. Na semana passada, um grupo da área de Educação Ambiental esteve em algumas ruas do bairro Saguaçu. As abordagens são feitas antes, durante e após a conclusão das obras.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DO INÍCIO DAS OBRAS NAS RUAS PRINCESA ISABEL E LEOPOLDO LEPPER

A Companhia Águas de Joinville e a Prefeitura iniciam na tarde desta quinta-feira (02/09) as obras de implantação da rede de esgoto sanitário em duas ruas próximas à sede da Prefeitura - ruas Leopoldo Lepper e Otto Eduardo Lepper. Em função deste trabalho, o estacionamento lateral externo (com 20 vagas) ficará interditado por dois dias.

A assinatura da ordem de serviço para a execução das obras desta etapa será nesta quinta-feira, às 14 horas, com a presença do prefeito Carlito Merss e do presidente da Companhia Águas de Joinville, Atanásio Pereira Filho.

As obras fazem parte da instalação da rede de esgoto em todo o bairro Saguaçu e parte do Iririú, em mais uma passo para a despoluição do rio Cachoeira. São investimentos de quase R$ 6 milhões para a implantação de 28 quilometros de rede, interligando 1.563 domicílios e beneficiando mais de 8 mil e 200 pessoas. Desde a construção do prédio, em 1996, as instalações hidrossanitárias da Prefeitura não estavam ligadas à rede de esgoto.