sexta-feira, 24 de setembro de 2010

COMPANHIA QUER AMPLIAR AINDA MAIS O NÚMERO DE FAMÍLIAS NA TARIFA SOCIAL

Esforços da Companhia e assitentes sociais ampliam em 300% o número de famílias atendidas

Assistentes sociais tem repasse técnico de engenheiros da Cia
De um ano para cá, o número de famílias cadastradas na Tarifa Social triplicou, ainda assim, a Companhia Águas de Joinville arregaça as mangas para que o benefício chegue a toda população carente. Um esforço que tem dado certo: em média, 200 famílias são cadastradas mensalmente. E para que esse trabalho continue eficaz, é preciso boa comunicação entre a Companhia e as assistentes sociais da Prefeitura, o principal elo com a comunidade. Por isso, foram feitos dois encontros para apresentação de dados sobre a Tarifa Social e sobre as obras que a Águas de Joinville está executando pela cidade.

Um desconto de 57% na conta de água é importantíssimo para população carente. Os R$ 12,68 de diferença na tarifa, com o cadastro na Tarifa Social, podem ser usados para compra de alimentos, remédios ou até para possibilitar a ida a um evento cultural. Até 2009, havia 1.325 famílias com esse benefício. Em 12 meses, esse número subiu para 5.412. Para que seja ampliado ainda mais, a Diretoria Comercial (DICOM) e Gerência de Relacionamento com o Cliente promoveram duas reuniões com as assistentes sociais da Prefeitura e debater dados sobre a realidade social de Joinville. Segundo DICOM, as assistentes são  aliadas para ampliar o número de famílias beneficiadas pela Tarifa Social. Por isso, é muito importante esse encontro.

De acordo com a assistente social da Prefeitura Vera Lúcia Leão, o benefício da Tarifa Social é essencial para vida de muitas famílias carentes. Para ela, a diferença na conta de água faz com que muitas pessoas consigam pagar suas despesas. “Facilita o acesso. Muitas famílias não conseguiam pagar, faziam gato, agora elas conseguem legalizar a situação”, diz a assistente social.

São as assistentes sociais da Prefeitura as responsáveis pela autorização do cadastro das famílias na Tarifa Social. Segundo a DICOM, “são elas que têm a competência para analisar quem tem direito ao benefício”. Esse momento de diálogo é muito importante, pois as assistentes sociais são a ponte entre a Companhia e a população. São elas as responsáveis pelo crescimento significativo no número de famílias cadastradas na Tarifa Social. É por isso que é preciso que esse trabalho seja feito em conjunto e com sensibilidade.

Vera Lúcia: Famílias podem legalizar a situação
O momento foi relevante também para apresentar os trabalhos que a Águas de Joinville está realizando. As assistentes sociais puderam compreender que os transtornos que ocorrem durante as obras são necessários para que os benefícios apareçam em um futuro próximo. A assistente social da Companhia, Alessandra Mendes, e o coordenador de obras Michel Bitencourt estiveram presentes para tirar todas as dúvidas. “Foi interessante conhecer o trabalho e os investimentos, até para esclarecer melhor para comunidade”, conta a assistente social Vera.


Informação e sensibilidade

Baseado na percepção que as profissionais de assistência social precisam ter para ajudar no combate às desigualdades sociais, o trabalho feito por elas leva o benefício para milhares de famílias carentes. São elas que têm sensibilidade e competência para ajudar a situação da população que está à margem da sociedade. As assistentes sociais além de avaliações para a Tarifa Social, realizam atendimento também para outros programas sociais do governo federal e municipal. Elas caminham pelo bairro e vão de casa em casa conhecer a realidade dos cidadãos joinvilenses. Por isso, o diálogo entre as profissionais e a Companhia deve acontecer regularmente. A intenção é que haja reuniões semestrais. Nelas, a informação transmitida em via de mão dupla será imprescindível para fortalecer as abordagens com a população e para que todas as famílias carentes possam ser beneficiadas com a Tarifa Social.

Nenhum comentário: