As pessoas que precisam do atendimento da Águas de Joinville, e possuem mobilidade reduzida, podem solicitar atendimento em casa |
A dificuldade dos que têm alguma limitação física não está somente no local de destino, mas também no caminho até chegar lá. Baseado nessa ideia a Companhia Águas de Joinville criou o programa Pró-Acessibilidade, que visa ajudar pessoas com dificuldade de locomoção que solicitam serviços nos postos de atendimento. O programa, idealizado por funcionários da Águas de Joinville, acumula resultados expressivos: em três meses já soma 108 atendimentos não presenciais.
O atendimento realizado na casa do cliente ou por e-mail é uma das ações do programa e tem como objetivo evitar que pessoas com dificuldade ou impossibilidade de locomoção tenham que ir até as centrais de atendimento. Dos 108 atendimentos, três foram realizados com a unidade móvel, na residência do cliente, e o restante por e-mail.
Por mês, são feitos cerca de 30 atendimentos diferenciados. “Equivale a dizer que conseguimos tirar de nossas filas mais de um idoso por dia”, afirma João Abeid Filho, um dos idealizadores do programa. A ideia surgiu em 2012, quando João viu duas senhoras que chegavam ao atendimento do centro com muita dificuldade. “Aquilo me sensibilizou. Se o transporte de casa até o centro era um sofrimento, então não poderíamos tratar de acessibilidade apenas no nosso prédio”, conta.
O primeiro passo do projeto foi fazer parcerias com entidades representativas, como o Centro de Convivência do Idoso, a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI) e a Secretaria de Assistência Social (SAS). “A partir do contato com esses grupos, começamos a entender quais eram suas demandas e o que teríamos que fazer para atendê-los melhor”, explica Alessandro Holthausen, gerente do setor de Relacionamento com o Cliente da Companhia.
O grupo desenvolveu, então, uma cartilha de orientação para os funcionários que trabalham no atendimento. O material contém informações sobre como lidar com diferentes situações – com pessoas idosas, com deficiência visual, auditiva, intelectual e gestantes. Para este ano, a intenção é promover também um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos atendentes.
Alessandro explica a importância do programa: “Ele quebra os paradigmas de que acessibilidade é apenas uma adequação da estrutura física de um local. Acessibilidade é também a sensibilidade em identificar a dificuldade do outro e oferecer a ele ajuda para resolver seus problemas”.
Idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo podem entrar em contato com a Companhia Águas de Joinville pelo 0800-723-0300 e agendar um atendimento diferenciado. A Companhia ressalta que somente as pessoas com dificuldades de locomoção podem solicitá-lo. “Já aconteceram casos em que fomos até a casa da pessoa e constatamos que não havia necessidade desse tipo de atendimento. Alertamos e não retornamos em outras ocasiões”, explica Alessandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário